A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566 |
Resumo: | Este estudo de caso analisou a articulação da disciplina educação física a um currículo organizado por temas transdisciplinares, a partir do pressuposto de que as limitações da organização linear disciplinar não atendem às necessidades de uma escola imersa numa sociedade onde cada vez mais os aspectos econômicos, culturais, políticos, ambientais e científicos se mostram interdependentes. A revisão de literatura discutiu o desenvolvimento dos paradigmas da ciência e da indústria, conceitos de disciplina, currículo integrado, transdisciplinaridade e exemplos de currículo integrado e métodos globalizados. As entrevistas semiestruturadas e a observação participante revelaram dificuldades na compreensão dos conceitos essenciais, na elaboração de conexões entre o conteúdo disciplinar e unidades de investigação e na articulação do planejamento com questões que emergem do cotidiano. Foram identificados avanços, como o pensamento linear disciplinar dos professores dando lugar a uma visão integrada de educação e o modelo diretivo de ensino tornou-se mais construtivo e reflexivo. |
id |
USP-35_ba1b9024643b124584a1449c55351b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148566 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidadesOrganização Curricular; Currículo Integrado; Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade.Este estudo de caso analisou a articulação da disciplina educação física a um currículo organizado por temas transdisciplinares, a partir do pressuposto de que as limitações da organização linear disciplinar não atendem às necessidades de uma escola imersa numa sociedade onde cada vez mais os aspectos econômicos, culturais, políticos, ambientais e científicos se mostram interdependentes. A revisão de literatura discutiu o desenvolvimento dos paradigmas da ciência e da indústria, conceitos de disciplina, currículo integrado, transdisciplinaridade e exemplos de currículo integrado e métodos globalizados. As entrevistas semiestruturadas e a observação participante revelaram dificuldades na compreensão dos conceitos essenciais, na elaboração de conexões entre o conteúdo disciplinar e unidades de investigação e na articulação do planejamento com questões que emergem do cotidiano. Foram identificados avanços, como o pensamento linear disciplinar dos professores dando lugar a uma visão integrada de educação e o modelo diretivo de ensino tornou-se mais construtivo e reflexivo.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14856610.11606/1807-5509201700030583Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 583-600Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 583-600Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 583-6001981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566/146057Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaselli, Álvaro JoséFerraz, Osvaldo Luiz2019-03-17T14:28:48Zoai:revistas.usp.br:article/148566Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T14:28:48Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades |
title |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades |
spellingShingle |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades Caselli, Álvaro José Organização Curricular; Currículo Integrado; Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade. |
title_short |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades |
title_full |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades |
title_fullStr |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades |
title_sort |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades |
author |
Caselli, Álvaro José |
author_facet |
Caselli, Álvaro José Ferraz, Osvaldo Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Osvaldo Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caselli, Álvaro José Ferraz, Osvaldo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização Curricular; Currículo Integrado; Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade. |
topic |
Organização Curricular; Currículo Integrado; Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade. |
description |
Este estudo de caso analisou a articulação da disciplina educação física a um currículo organizado por temas transdisciplinares, a partir do pressuposto de que as limitações da organização linear disciplinar não atendem às necessidades de uma escola imersa numa sociedade onde cada vez mais os aspectos econômicos, culturais, políticos, ambientais e científicos se mostram interdependentes. A revisão de literatura discutiu o desenvolvimento dos paradigmas da ciência e da indústria, conceitos de disciplina, currículo integrado, transdisciplinaridade e exemplos de currículo integrado e métodos globalizados. As entrevistas semiestruturadas e a observação participante revelaram dificuldades na compreensão dos conceitos essenciais, na elaboração de conexões entre o conteúdo disciplinar e unidades de investigação e na articulação do planejamento com questões que emergem do cotidiano. Foram identificados avanços, como o pensamento linear disciplinar dos professores dando lugar a uma visão integrada de educação e o modelo diretivo de ensino tornou-se mais construtivo e reflexivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566 10.11606/1807-5509201700030583 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201700030583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566/146057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 583-600 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 583-600 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 583-600 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933681963008 |