A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caselli, Álvaro José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferraz, Osvaldo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566
Resumo: Este estudo de caso analisou a articulação da disciplina educação física a um currículo organizado por temas transdisciplinares, a partir do pressuposto de que as limitações da organização linear disciplinar não atendem às necessidades de uma escola imersa numa sociedade onde cada vez mais os aspectos econômicos, culturais, políticos, ambientais e científicos se mostram interdependentes. A revisão de literatura discutiu o desenvolvimento dos paradigmas da ciência e da indústria, conceitos de disciplina, currículo integrado, transdisciplinaridade e exemplos de currículo integrado e métodos globalizados. As entrevistas semiestruturadas e a observação participante revelaram dificuldades na compreensão dos conceitos essenciais, na elaboração de conexões entre o conteúdo disciplinar e unidades de investigação e na articulação do planejamento com questões que emergem do cotidiano. Foram identificados avanços, como o pensamento linear disciplinar dos professores dando lugar a uma visão integrada de educação e o modelo diretivo de ensino tornou-se mais construtivo e reflexivo.
id USP-35_ba1b9024643b124584a1449c55351b09
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148566
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidadesOrganização Curricular; Currículo Integrado; Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade.Este estudo de caso analisou a articulação da disciplina educação física a um currículo organizado por temas transdisciplinares, a partir do pressuposto de que as limitações da organização linear disciplinar não atendem às necessidades de uma escola imersa numa sociedade onde cada vez mais os aspectos econômicos, culturais, políticos, ambientais e científicos se mostram interdependentes. A revisão de literatura discutiu o desenvolvimento dos paradigmas da ciência e da indústria, conceitos de disciplina, currículo integrado, transdisciplinaridade e exemplos de currículo integrado e métodos globalizados. As entrevistas semiestruturadas e a observação participante revelaram dificuldades na compreensão dos conceitos essenciais, na elaboração de conexões entre o conteúdo disciplinar e unidades de investigação e na articulação do planejamento com questões que emergem do cotidiano. Foram identificados avanços, como o pensamento linear disciplinar dos professores dando lugar a uma visão integrada de educação e o modelo diretivo de ensino tornou-se mais construtivo e reflexivo.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14856610.11606/1807-5509201700030583Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 583-600Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 583-600Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 583-6001981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566/146057Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaselli, Álvaro JoséFerraz, Osvaldo Luiz2019-03-17T14:28:48Zoai:revistas.usp.br:article/148566Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T14:28:48Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
title A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
spellingShingle A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
Caselli, Álvaro José
Organização Curricular; Currículo Integrado; Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade.
title_short A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
title_full A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
title_fullStr A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
title_full_unstemmed A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
title_sort A educação física articulada ao currículo transdisciplinar:: limites e possibilidades
author Caselli, Álvaro José
author_facet Caselli, Álvaro José
Ferraz, Osvaldo Luiz
author_role author
author2 Ferraz, Osvaldo Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caselli, Álvaro José
Ferraz, Osvaldo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Organização Curricular; Currículo Integrado; Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade.
topic Organização Curricular; Currículo Integrado; Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade.
description Este estudo de caso analisou a articulação da disciplina educação física a um currículo organizado por temas transdisciplinares, a partir do pressuposto de que as limitações da organização linear disciplinar não atendem às necessidades de uma escola imersa numa sociedade onde cada vez mais os aspectos econômicos, culturais, políticos, ambientais e científicos se mostram interdependentes. A revisão de literatura discutiu o desenvolvimento dos paradigmas da ciência e da indústria, conceitos de disciplina, currículo integrado, transdisciplinaridade e exemplos de currículo integrado e métodos globalizados. As entrevistas semiestruturadas e a observação participante revelaram dificuldades na compreensão dos conceitos essenciais, na elaboração de conexões entre o conteúdo disciplinar e unidades de investigação e na articulação do planejamento com questões que emergem do cotidiano. Foram identificados avanços, como o pensamento linear disciplinar dos professores dando lugar a uma visão integrada de educação e o modelo diretivo de ensino tornou-se mais construtivo e reflexivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566
10.11606/1807-5509201700030583
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201700030583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148566/146057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 583-600
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 583-600
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 583-600
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933681963008