Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavoura, Tiago Nicola
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Schwartz, Gisele Maria, Machado, Afonso Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687
Resumo: As discussões acerca das atividades de aventura na natureza constantemente permeiam certa aproximação de tais atividades no trato com as emoções, em especial, com as sensações e sentimentos de prazer, descanso, vertigem e risco. Entretanto, muito, ainda, há que se refletir sobre os estados emocionais associados a estas práticas, no sentido de se aprofundar os conhecimentos. Esta pesquisa, de característica qualitativa, de cunho descritivo exploratória, teve como objetivo investigar de que forma as emoções são experimentadas por um grupo de jovens que vivenciou, pela primeira vez, o "rappel", sendo este muito conhecido dentre as práticas de aventura na natureza. Para a análise das respostas, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os dados analisados descritivamente indicam a presença de sentimentos, sensações e emoções considerados receosos, como ansiedade, insegurança e tensão, bem como, aqueles considerados prazerosos, como alegria, desafio, aventura, além de outros que sintetizam ambos os pólos, como o medo, desencadeado pelas características destas práticas em ambientes naturais.
id USP-35_bd1cf7daf8c87ed7ccb263a54bcdcaf7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16687
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos Emotional aspects of physical activities in the nature: reeducating the senses EmoçõesNaturezaAtividades de aventuraLazerEmotionNatureAdventure activitiesLeisure As discussões acerca das atividades de aventura na natureza constantemente permeiam certa aproximação de tais atividades no trato com as emoções, em especial, com as sensações e sentimentos de prazer, descanso, vertigem e risco. Entretanto, muito, ainda, há que se refletir sobre os estados emocionais associados a estas práticas, no sentido de se aprofundar os conhecimentos. Esta pesquisa, de característica qualitativa, de cunho descritivo exploratória, teve como objetivo investigar de que forma as emoções são experimentadas por um grupo de jovens que vivenciou, pela primeira vez, o "rappel", sendo este muito conhecido dentre as práticas de aventura na natureza. Para a análise das respostas, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os dados analisados descritivamente indicam a presença de sentimentos, sensações e emoções considerados receosos, como ansiedade, insegurança e tensão, bem como, aqueles considerados prazerosos, como alegria, desafio, aventura, além de outros que sintetizam ambos os pólos, como o medo, desencadeado pelas características destas práticas em ambientes naturais. Discussions concerning physical activities in the nature constantly refer to emotions, in special, with the sensations and feelings of pleasure, rest, vertigo and risk. However, much still, has to be reflected on the emotional states associated to these practices, aiming to deepening knowledge. The purpose of this research, of qualitative characteristic and exploratory-descriptive matrix, was to investigate the emotions felt by a group of young adults that experienced a rappel for the first time, which is common amongst adventure activities in the nature. Data were descriptively analyzed by Thematic Content Analysis technique and indicated the presence of distrustful feelings, sensations and emotions, as anxiety, unreliability and tension, as well as, those considered pleasant, as joy, challenge, adventure, beyond others that synthesize both poles, as fear, unchained for the characteristics of these practical in natural environments. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1668710.1590/S1807-55092008000200003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 119-127 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 119-127 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 119-127 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687/18400Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLavoura, Tiago NicolaSchwartz, Gisele MariaMachado, Afonso Antonio2012-05-22T12:30:12Zoai:revistas.usp.br:article/16687Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:30:12Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
Emotional aspects of physical activities in the nature: reeducating the senses
title Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
spellingShingle Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
Lavoura, Tiago Nicola
Emoções
Natureza
Atividades de aventura
Lazer
Emotion
Nature
Adventure activities
Leisure
title_short Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
title_full Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
title_fullStr Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
title_full_unstemmed Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
title_sort Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
author Lavoura, Tiago Nicola
author_facet Lavoura, Tiago Nicola
Schwartz, Gisele Maria
Machado, Afonso Antonio
author_role author
author2 Schwartz, Gisele Maria
Machado, Afonso Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavoura, Tiago Nicola
Schwartz, Gisele Maria
Machado, Afonso Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Natureza
Atividades de aventura
Lazer
Emotion
Nature
Adventure activities
Leisure
topic Emoções
Natureza
Atividades de aventura
Lazer
Emotion
Nature
Adventure activities
Leisure
description As discussões acerca das atividades de aventura na natureza constantemente permeiam certa aproximação de tais atividades no trato com as emoções, em especial, com as sensações e sentimentos de prazer, descanso, vertigem e risco. Entretanto, muito, ainda, há que se refletir sobre os estados emocionais associados a estas práticas, no sentido de se aprofundar os conhecimentos. Esta pesquisa, de característica qualitativa, de cunho descritivo exploratória, teve como objetivo investigar de que forma as emoções são experimentadas por um grupo de jovens que vivenciou, pela primeira vez, o "rappel", sendo este muito conhecido dentre as práticas de aventura na natureza. Para a análise das respostas, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os dados analisados descritivamente indicam a presença de sentimentos, sensações e emoções considerados receosos, como ansiedade, insegurança e tensão, bem como, aqueles considerados prazerosos, como alegria, desafio, aventura, além de outros que sintetizam ambos os pólos, como o medo, desencadeado pelas características destas práticas em ambientes naturais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687
10.1590/S1807-55092008000200003
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092008000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687/18400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 119-127
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 119-127
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 119-127
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930783698944