Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687 |
Resumo: | As discussões acerca das atividades de aventura na natureza constantemente permeiam certa aproximação de tais atividades no trato com as emoções, em especial, com as sensações e sentimentos de prazer, descanso, vertigem e risco. Entretanto, muito, ainda, há que se refletir sobre os estados emocionais associados a estas práticas, no sentido de se aprofundar os conhecimentos. Esta pesquisa, de característica qualitativa, de cunho descritivo exploratória, teve como objetivo investigar de que forma as emoções são experimentadas por um grupo de jovens que vivenciou, pela primeira vez, o "rappel", sendo este muito conhecido dentre as práticas de aventura na natureza. Para a análise das respostas, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os dados analisados descritivamente indicam a presença de sentimentos, sensações e emoções considerados receosos, como ansiedade, insegurança e tensão, bem como, aqueles considerados prazerosos, como alegria, desafio, aventura, além de outros que sintetizam ambos os pólos, como o medo, desencadeado pelas características destas práticas em ambientes naturais. |
id |
USP-35_bd1cf7daf8c87ed7ccb263a54bcdcaf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16687 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos Emotional aspects of physical activities in the nature: reeducating the senses EmoçõesNaturezaAtividades de aventuraLazerEmotionNatureAdventure activitiesLeisure As discussões acerca das atividades de aventura na natureza constantemente permeiam certa aproximação de tais atividades no trato com as emoções, em especial, com as sensações e sentimentos de prazer, descanso, vertigem e risco. Entretanto, muito, ainda, há que se refletir sobre os estados emocionais associados a estas práticas, no sentido de se aprofundar os conhecimentos. Esta pesquisa, de característica qualitativa, de cunho descritivo exploratória, teve como objetivo investigar de que forma as emoções são experimentadas por um grupo de jovens que vivenciou, pela primeira vez, o "rappel", sendo este muito conhecido dentre as práticas de aventura na natureza. Para a análise das respostas, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os dados analisados descritivamente indicam a presença de sentimentos, sensações e emoções considerados receosos, como ansiedade, insegurança e tensão, bem como, aqueles considerados prazerosos, como alegria, desafio, aventura, além de outros que sintetizam ambos os pólos, como o medo, desencadeado pelas características destas práticas em ambientes naturais. Discussions concerning physical activities in the nature constantly refer to emotions, in special, with the sensations and feelings of pleasure, rest, vertigo and risk. However, much still, has to be reflected on the emotional states associated to these practices, aiming to deepening knowledge. The purpose of this research, of qualitative characteristic and exploratory-descriptive matrix, was to investigate the emotions felt by a group of young adults that experienced a rappel for the first time, which is common amongst adventure activities in the nature. Data were descriptively analyzed by Thematic Content Analysis technique and indicated the presence of distrustful feelings, sensations and emotions, as anxiety, unreliability and tension, as well as, those considered pleasant, as joy, challenge, adventure, beyond others that synthesize both poles, as fear, unchained for the characteristics of these practical in natural environments. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1668710.1590/S1807-55092008000200003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 119-127 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 119-127 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 119-127 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687/18400Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLavoura, Tiago NicolaSchwartz, Gisele MariaMachado, Afonso Antonio2012-05-22T12:30:12Zoai:revistas.usp.br:article/16687Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:30:12Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos Emotional aspects of physical activities in the nature: reeducating the senses |
title |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos |
spellingShingle |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos Lavoura, Tiago Nicola Emoções Natureza Atividades de aventura Lazer Emotion Nature Adventure activities Leisure |
title_short |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos |
title_full |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos |
title_fullStr |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos |
title_full_unstemmed |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos |
title_sort |
Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos |
author |
Lavoura, Tiago Nicola |
author_facet |
Lavoura, Tiago Nicola Schwartz, Gisele Maria Machado, Afonso Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Schwartz, Gisele Maria Machado, Afonso Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lavoura, Tiago Nicola Schwartz, Gisele Maria Machado, Afonso Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Natureza Atividades de aventura Lazer Emotion Nature Adventure activities Leisure |
topic |
Emoções Natureza Atividades de aventura Lazer Emotion Nature Adventure activities Leisure |
description |
As discussões acerca das atividades de aventura na natureza constantemente permeiam certa aproximação de tais atividades no trato com as emoções, em especial, com as sensações e sentimentos de prazer, descanso, vertigem e risco. Entretanto, muito, ainda, há que se refletir sobre os estados emocionais associados a estas práticas, no sentido de se aprofundar os conhecimentos. Esta pesquisa, de característica qualitativa, de cunho descritivo exploratória, teve como objetivo investigar de que forma as emoções são experimentadas por um grupo de jovens que vivenciou, pela primeira vez, o "rappel", sendo este muito conhecido dentre as práticas de aventura na natureza. Para a análise das respostas, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os dados analisados descritivamente indicam a presença de sentimentos, sensações e emoções considerados receosos, como ansiedade, insegurança e tensão, bem como, aqueles considerados prazerosos, como alegria, desafio, aventura, além de outros que sintetizam ambos os pólos, como o medo, desencadeado pelas características destas práticas em ambientes naturais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687 10.1590/S1807-55092008000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092008000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16687/18400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 119-127 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 119-127 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 119-127 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930783698944 |