A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitor-Costa, Marcelo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maia da Silva, Priscila, Soriano, Jeane Barcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52883
Resumo: Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científicas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científica, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física.
id USP-35_c1f4d19036a2c6255cd2b1a299f6e422
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52883
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos The assessment of productivity in research in Physical Education: reflections on some limitations of bibliometric indicators Evaluación de la productividad en la investigación en Educación Física: reflexiones sobre ciertas limitaciones del indicadores bibliométricos Indicadores bibliométricos-fator de impactoIndicadores bibliométricos-índice hProdução de conhecimentoEducação FísicaIndicadores bibliométricos-factor de impactoIndicadores bibliométricos- índice hLa producción de conocimientoEducación FísicaBibliometric indicators-impact factorBibliometric indicators-h-indexProduction of knowledgePhysical education Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científicas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científica, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física. The aim was examine the limitations of bibliometric evaluation based on citation, and discuss the influence of this form of assessment of knowledge production in Physical Education, especially in post-graduate programs. Thus, we made a description of the main limitations of the bibliometric indicators (impact factor and h-index) used in Brazil to assess the production in research. Journals and researchers may be changing their behavior to increase their impact/score in the evaluation system, with consequences like the gap between what is produced in the area of Physical Education and its academic and social relevance. We consider that the forms of assessment need to be (re)designed as well as the quality of scientific publications more productively considered. We believe it is crucial a greater involvement of the academic and scientific community in discussions about the consequences of using these citation-based indicators to the area of Physical Education. Nuestro objetivo fue analizar las limitaciones de la evaluación bibliométrica basadas en el uso de la citación y reflexionar sobre la influencia de este tipo de evaluación de la producción de conocimiento en el área de Educación Física, sobre todo en la posgrado. Describimos las principales limitaciones de los indicadores (factor de impacto y índice h) utilizados en Brasil para evaluar la investigación cientifica. Revistas y investigadores pueden cambiar su comportamiento para incrementar su impacto en el sistema de evaluación, con consecuencias como la brecha entre lo conocimiento producido en la área y su relevancia social y académica. Las formas de evaluación deben ser (re)pensadas, por sus efectos sobre la calidad de las publicaciones. Consideramos que es esencial una mayor participación de la comunidad académica y científica en los debates sobre las consecuencias que el uso de estos indicadores bibliométricos pueden aportar al área de Educación Física. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5288310.1590/S1807-55092012000400005Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 581-597 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 581-597 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 581-597 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52883/56813Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessVitor-Costa, MarceloMaia da Silva, PriscilaSoriano, Jeane Barcelos2013-04-05T15:45:20Zoai:revistas.usp.br:article/52883Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-04-05T15:45:20Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos
The assessment of productivity in research in Physical Education: reflections on some limitations of bibliometric indicators
Evaluación de la productividad en la investigación en Educación Física: reflexiones sobre ciertas limitaciones del indicadores bibliométricos
title A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos
spellingShingle A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos
Vitor-Costa, Marcelo
Indicadores bibliométricos-fator de impacto
Indicadores bibliométricos-índice h
Produção de conhecimento
Educação Física
Indicadores bibliométricos-factor de impacto
Indicadores bibliométricos- índice h
La producción de conocimiento
Educación Física
Bibliometric indicators-impact factor
Bibliometric indicators-h-index
Production of knowledge
Physical education
title_short A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos
title_full A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos
title_fullStr A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos
title_full_unstemmed A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos
title_sort A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos
author Vitor-Costa, Marcelo
author_facet Vitor-Costa, Marcelo
Maia da Silva, Priscila
Soriano, Jeane Barcelos
author_role author
author2 Maia da Silva, Priscila
Soriano, Jeane Barcelos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitor-Costa, Marcelo
Maia da Silva, Priscila
Soriano, Jeane Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores bibliométricos-fator de impacto
Indicadores bibliométricos-índice h
Produção de conhecimento
Educação Física
Indicadores bibliométricos-factor de impacto
Indicadores bibliométricos- índice h
La producción de conocimiento
Educación Física
Bibliometric indicators-impact factor
Bibliometric indicators-h-index
Production of knowledge
Physical education
topic Indicadores bibliométricos-fator de impacto
Indicadores bibliométricos-índice h
Produção de conhecimento
Educação Física
Indicadores bibliométricos-factor de impacto
Indicadores bibliométricos- índice h
La producción de conocimiento
Educación Física
Bibliometric indicators-impact factor
Bibliometric indicators-h-index
Production of knowledge
Physical education
description Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científicas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científica, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52883
10.1590/S1807-55092012000400005
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52883
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52883/56813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 581-597
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 581-597
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 581-597
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932028358656