Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luguetti, Carla Nascimento
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bastos, Flávia da Cunha, Böhme, Maria Tereza Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16811
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar as condições das práticas esportivas escolares (PEEs) no ensino fundamental no município de Santos - SP sob o ponto de vista dos gestores escolares, com relação à: a) percentual de atendimento no âmbito público; b) descrição dos recursos materiais e financeiros; c) caracterização dos recursos humanos; d) características do programa desenvolvido. Para isso, foram aplicados questionários junto aos gestores das escolas privadas (n = 12), municipais (n = 35) e estaduais (n = 12). Verificou-se que poucas crianças e jovens são atendidas nos programas no âmbito público. As instalações das escolas privadas e municipais são melhores que as da rede estadual; destaca-se que o município utiliza os espaços cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e pela Comunidade. De acordo com os gestores, o professor/treinador das PEEs não ministra Educação Física Escolar na mesma escola. Os gestores das escolas privadas e do município relataram que as PEEs não têm ligação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o que aponta uma descrença dos gestores quanto à possibilidade educacional das PEEs. No âmbito público, pode-se pensar em estratégias para a democratização dessas práticas, com programas intersetoriais - que articulem diferentes secretarias e a participação da comunidade, de tal forma que os orçamentos possam ser otimizados e as PEEs valorizadas no contexto em que estão inseridas. Pretende-se que esse conhecimento subsidie futuras discussões sobre programas de iniciação esportiva no contexto escolar.
id USP-35_c74f8e2549e6802954d75dfa65b4fdd5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16811
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos Administration of the schools in the city of Santos - SP Organization & administrationSchool sportOrganização e gestãoEsporte escolar A presente pesquisa teve por objetivo analisar as condições das práticas esportivas escolares (PEEs) no ensino fundamental no município de Santos - SP sob o ponto de vista dos gestores escolares, com relação à: a) percentual de atendimento no âmbito público; b) descrição dos recursos materiais e financeiros; c) caracterização dos recursos humanos; d) características do programa desenvolvido. Para isso, foram aplicados questionários junto aos gestores das escolas privadas (n = 12), municipais (n = 35) e estaduais (n = 12). Verificou-se que poucas crianças e jovens são atendidas nos programas no âmbito público. As instalações das escolas privadas e municipais são melhores que as da rede estadual; destaca-se que o município utiliza os espaços cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e pela Comunidade. De acordo com os gestores, o professor/treinador das PEEs não ministra Educação Física Escolar na mesma escola. Os gestores das escolas privadas e do município relataram que as PEEs não têm ligação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o que aponta uma descrença dos gestores quanto à possibilidade educacional das PEEs. No âmbito público, pode-se pensar em estratégias para a democratização dessas práticas, com programas intersetoriais - que articulem diferentes secretarias e a participação da comunidade, de tal forma que os orçamentos possam ser otimizados e as PEEs valorizadas no contexto em que estão inseridas. Pretende-se que esse conhecimento subsidie futuras discussões sobre programas de iniciação esportiva no contexto escolar. The current research aimed to analyze the conditions of the schools sports practices (SPS) in the elementary schools in the city of Santos - SP, from the perspective of the manager, in relation to: a) percentage of attendance in the public sphere; b) description of the material and fi nancial resources; c) characterization of the human resources; d) characteristics of the human resources; d) characteristics of the program developed. To achieve this purpose, some questionnaires were fi lled in by managers of the private schools (n = 12), municipals (n = 35) and state schools (n = 12). It was verifi ed that few children and teenagers attended the programs in the public sphere. The installations in the private and city schools are better than the ones from the net of the state schools; it is stressed that the Municipalities uses the spaces assigned by the Municipal Secretariat of Sport and by the community. In accordance with the managers, the SPS teacher/coach does not teach Physical Education of School in the same school. The managers of Municipal and private schools reported that the SPS are not related to the Pedagogical Political Project (PPP) of the school, what indicates incredulity of the managers in relation to the educational SPS feasibility. In the public sphere, it is possible to think about strategies for the democratization of these practices, with intersector programs - that articulate different secretariats and the participation of the community, in a way that the budgets may be optimized and the PPP valued within the context in which they are included. It is expected that this knowledge subsidies future discussions about initiation sports programs within the school sphere. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1681110.1590/S1807-55092011000200006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 2 (2011); 237-249 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 2 (2011); 237-249 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 2 (2011); 237-249 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16811/18524Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuguetti, Carla NascimentoBastos, Flávia da CunhaBöhme, Maria Tereza Silveira2012-05-22T12:46:25Zoai:revistas.usp.br:article/16811Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:46:25Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos
Administration of the schools in the city of Santos - SP
title Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos
spellingShingle Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos
Luguetti, Carla Nascimento
Organization & administration
School sport
Organização e gestão
Esporte escolar
title_short Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos
title_full Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos
title_fullStr Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos
title_full_unstemmed Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos
title_sort Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos
author Luguetti, Carla Nascimento
author_facet Luguetti, Carla Nascimento
Bastos, Flávia da Cunha
Böhme, Maria Tereza Silveira
author_role author
author2 Bastos, Flávia da Cunha
Böhme, Maria Tereza Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luguetti, Carla Nascimento
Bastos, Flávia da Cunha
Böhme, Maria Tereza Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Organization & administration
School sport
Organização e gestão
Esporte escolar
topic Organization & administration
School sport
Organização e gestão
Esporte escolar
description A presente pesquisa teve por objetivo analisar as condições das práticas esportivas escolares (PEEs) no ensino fundamental no município de Santos - SP sob o ponto de vista dos gestores escolares, com relação à: a) percentual de atendimento no âmbito público; b) descrição dos recursos materiais e financeiros; c) caracterização dos recursos humanos; d) características do programa desenvolvido. Para isso, foram aplicados questionários junto aos gestores das escolas privadas (n = 12), municipais (n = 35) e estaduais (n = 12). Verificou-se que poucas crianças e jovens são atendidas nos programas no âmbito público. As instalações das escolas privadas e municipais são melhores que as da rede estadual; destaca-se que o município utiliza os espaços cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e pela Comunidade. De acordo com os gestores, o professor/treinador das PEEs não ministra Educação Física Escolar na mesma escola. Os gestores das escolas privadas e do município relataram que as PEEs não têm ligação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o que aponta uma descrença dos gestores quanto à possibilidade educacional das PEEs. No âmbito público, pode-se pensar em estratégias para a democratização dessas práticas, com programas intersetoriais - que articulem diferentes secretarias e a participação da comunidade, de tal forma que os orçamentos possam ser otimizados e as PEEs valorizadas no contexto em que estão inseridas. Pretende-se que esse conhecimento subsidie futuras discussões sobre programas de iniciação esportiva no contexto escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16811
10.1590/S1807-55092011000200006
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16811
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092011000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16811/18524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 2 (2011); 237-249
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 2 (2011); 237-249
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 2 (2011); 237-249
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931436961792