Nada mais humano do que o direito a ser corpo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187854 |
Resumo: | Este ensaio tem como objetivo propor demandas para estudos que podem compor o contexto reflexivo a ser incentivado pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP). Sobre a ótica do acesso e da promoção da educação em direitos humanos como temática, adota os direitos que NDH selecionou para contemplar ações educativas na EEFE-USP: acesso, igualdade, liberdade, proteção e permanência. Assume que os direitos humanos, ao mesmo tempo que fundamentam, mantêm uma relação de sinergia com o desenvolvimento humano. E mais, desenvolvimento e direitos, apenas serão alcançados a partir do entendimento do corpo que somos. Mais especificamente, sobre o desenvolvimento e os direitos, sugere uma reflexão com base nos pilares apresentados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para o corpo que somos, menciona a noção de corporeidade. Ainda, propõe uma reflexão a partir da fenomenologia e das ciências cognitivas. Apoiado na compreensão que a escola é um espaço importante na formação do ser humano, cuja relação desenvolvimento humano, corpo e direitos humanos pode ser valorizada e explorada, apresenta uma reflexão sobre o mover-se corporal dentro de um modelo de Escola Ativa proposto pelo PNUD. Por fim, conclui que as reflexões propostas são necessárias e atuais, pois enfatizam a experiência que é possível ser vivida pela corporeidade. Isso é fundamental para o desenvolvimento e a garantia dos direitos. |
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Nada mais humano do que o direito a ser corpoNothing is more human than the right to be bodyNDH-EEFE-USPDireitos humanosDesenvolvimento humanoEscolaCorporeidadeNDH-EEFE-USPHuman rightsHuman developmentSchoolCorporealityEste ensaio tem como objetivo propor demandas para estudos que podem compor o contexto reflexivo a ser incentivado pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP). Sobre a ótica do acesso e da promoção da educação em direitos humanos como temática, adota os direitos que NDH selecionou para contemplar ações educativas na EEFE-USP: acesso, igualdade, liberdade, proteção e permanência. Assume que os direitos humanos, ao mesmo tempo que fundamentam, mantêm uma relação de sinergia com o desenvolvimento humano. E mais, desenvolvimento e direitos, apenas serão alcançados a partir do entendimento do corpo que somos. Mais especificamente, sobre o desenvolvimento e os direitos, sugere uma reflexão com base nos pilares apresentados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para o corpo que somos, menciona a noção de corporeidade. Ainda, propõe uma reflexão a partir da fenomenologia e das ciências cognitivas. Apoiado na compreensão que a escola é um espaço importante na formação do ser humano, cuja relação desenvolvimento humano, corpo e direitos humanos pode ser valorizada e explorada, apresenta uma reflexão sobre o mover-se corporal dentro de um modelo de Escola Ativa proposto pelo PNUD. Por fim, conclui que as reflexões propostas são necessárias e atuais, pois enfatizam a experiência que é possível ser vivida pela corporeidade. Isso é fundamental para o desenvolvimento e a garantia dos direitos.This essay aims to propose demands for studies that can compose the reflective context to be encouraged by the Human Rights Center (NDH) of the School of Physical Education and Sport (EEFE) of the University of São Paulo (USP). Regarding the perspective of access and the promotion of human rights education as a theme, it adopts the rights that NDH selected to contemplate educational actions at EEFE-USP: access, equality, freedom, protection and permanence. It assumes that human rights, while supporting, maintain a relationship of synergy with human development. Furthermore, development and rights will only be achieved through understanding the body that we are. More specifically, on development and rights it suggests a reflection based on the pillars presented by the United Nations Development Programme (UNDP). For the body that we are, it mentions the notion of corporeality. Still, it proposes a reflection based on phenomenology and cognitive sciences. Supported by the understanding that the school is an important space in the formation of the human being, whose relationship between human development, body and human rights can be valued and explored, it presents a reflection on the bodily movement within an Active School model proposed by UNDP. Finally, it concludes that the proposed reflections are necessary and current, as they emphasize the experience that is possible to be lived by corporeality. This is essential for the development and guarantee of rights.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18785410.11606/issn.1981-4690.v35inespp7-14Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 7-14Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 7-14Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 7-141981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187854/173544Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Jair Wesley Ferreira Manoel, Edison de Jesus 2021-07-18T00:58:00Zoai:revistas.usp.br:article/187854Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-07-18T00:58Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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