Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147555 |
Resumo: | Um aspecto questionado na Pedagogia do Esporte diz respeito às ações dos técnicos e professores. Estas devem ser direcionadas aos interesses e necessidades de cada praticante. Neste estudo, elucidamos os motivos que atraíram 120 crianças e jovens, com idade entre 4 e 18 anos, à prática de ginástica artística (GA). Após entrevista e análise de conteúdo, os resultados demonstraram: Fatores Intrínsecos: o prazer e gosto pela prática; a aprendizagem e superação e, Fatores Extrínsecos: a GA por si mesma; benefícios físicos; influências sociais; aspectos lúdicos e saúde. A mídia surgiu nas respostas de crianças acima de 8 anos; os aspectos lúdicos em todas idades e gêneros; tornar-se profissional acima dos 10 anos e o gosto pela GA se relacionou com os elementos específicos da modalidade. Os profissionais, atentos e críticos a esses fatores, podem direcionar e promover a prática em prol do estabelecimento de cultura esportiva a longo prazo. |
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Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastasSports´ pedagogy and motivation: discussion upon gymnasts opinionArtistic gymnasticsPedagogy of sportCoach educationPhysical educationSports.Ginástica artísticaPedagogia do esporteFormação de técnicosEducação físicaEsporte.Um aspecto questionado na Pedagogia do Esporte diz respeito às ações dos técnicos e professores. Estas devem ser direcionadas aos interesses e necessidades de cada praticante. Neste estudo, elucidamos os motivos que atraíram 120 crianças e jovens, com idade entre 4 e 18 anos, à prática de ginástica artística (GA). Após entrevista e análise de conteúdo, os resultados demonstraram: Fatores Intrínsecos: o prazer e gosto pela prática; a aprendizagem e superação e, Fatores Extrínsecos: a GA por si mesma; benefícios físicos; influências sociais; aspectos lúdicos e saúde. A mídia surgiu nas respostas de crianças acima de 8 anos; os aspectos lúdicos em todas idades e gêneros; tornar-se profissional acima dos 10 anos e o gosto pela GA se relacionou com os elementos específicos da modalidade. Os profissionais, atentos e críticos a esses fatores, podem direcionar e promover a prática em prol do estabelecimento de cultura esportiva a longo prazo.One aspectquestioned inSport Pedagogyconcerns about actions ofcoaches andteachers. Theseshould be directedto the interestsand needs of eachpractitioner. In this study, we elucidatedthe reasonsthat attracted120children andyoung people topractice artistic gymnastics(GA) aged 4to 18 years. Afterinterview andcontent analysis, results showed: Intrinsicfactors: pleasure andtaste forpractice; learning andovercoming; andExtrinsicFactors: GAitself; physical benefits; social influences; playful aspects; and health.The mediahas emergedin the responsesof childrenabove 8years;the playfulaspectsof allages andgenders; become professional above 10 years and GA elements was related tothe specific elementsof this sport. Professionalsattentive andcriticalto these factorscan directand promote the practicein favorof theestablishment ofsporting culturein the long term.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14755510.11606/1807-5509201700020433Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 2 (2017); 433-446Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 2 (2017); 433-446Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 2 (2017); 433-4461981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147555/141077Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarbinatto, Michele VivieneChaves, Aline DessupoioMoreira, Thaíz Altiva RibeiroNunomura, Myrian2019-03-17T14:19:18Zoai:revistas.usp.br:article/147555Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T14:19:18Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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