Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbinatto, Michele Viviene
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Chaves, Aline Dessupoio, Moreira, Thaíz Altiva Ribeiro, Nunomura, Myrian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147555
Resumo: Um aspecto questionado na Pedagogia do Esporte diz respeito às ações dos técnicos e professores. Estas devem ser direcionadas aos interesses e necessidades de cada praticante. Neste estudo, elucidamos os motivos que atraíram 120 crianças e jovens, com idade entre 4 e 18 anos, à prática de ginástica artística (GA). Após entrevista e análise de conteúdo, os resultados demonstraram: Fatores Intrínsecos: o prazer e gosto pela prática; a aprendizagem e superação e, Fatores Extrínsecos: a GA por si mesma; benefícios físicos; influências sociais; aspectos lúdicos e saúde. A mídia surgiu nas respostas de crianças acima de 8 anos; os aspectos lúdicos em todas idades e gêneros; tornar-se profissional acima dos 10 anos e o gosto pela GA se relacionou com os elementos específicos da modalidade. Os profissionais, atentos e críticos a esses fatores, podem direcionar e promover a prática em prol do estabelecimento de cultura esportiva a longo prazo.
id USP-35_d393de98d2878d463780cb987b842ecd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/147555
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastasSports´ pedagogy and motivation: discussion upon gymnasts opinionArtistic gymnasticsPedagogy of sportCoach educationPhysical educationSports.Ginástica artísticaPedagogia do esporteFormação de técnicosEducação físicaEsporte.Um aspecto questionado na Pedagogia do Esporte diz respeito às ações dos técnicos e professores. Estas devem ser direcionadas aos interesses e necessidades de cada praticante. Neste estudo, elucidamos os motivos que atraíram 120 crianças e jovens, com idade entre 4 e 18 anos, à prática de ginástica artística (GA). Após entrevista e análise de conteúdo, os resultados demonstraram: Fatores Intrínsecos: o prazer e gosto pela prática; a aprendizagem e superação e, Fatores Extrínsecos: a GA por si mesma; benefícios físicos; influências sociais; aspectos lúdicos e saúde. A mídia surgiu nas respostas de crianças acima de 8 anos; os aspectos lúdicos em todas idades e gêneros; tornar-se profissional acima dos 10 anos e o gosto pela GA se relacionou com os elementos específicos da modalidade. Os profissionais, atentos e críticos a esses fatores, podem direcionar e promover a prática em prol do estabelecimento de cultura esportiva a longo prazo.One aspectquestioned inSport Pedagogyconcerns about actions ofcoaches andteachers. Theseshould be directedto the interestsand needs of eachpractitioner. In this study, we elucidatedthe reasonsthat attracted120children andyoung people topractice artistic gymnastics(GA) aged 4to 18 years. Afterinterview andcontent analysis, results showed: Intrinsicfactors: pleasure andtaste forpractice; learning andovercoming; andExtrinsicFactors: GAitself; physical benefits; social influences; playful aspects; and health.The mediahas emergedin the responsesof childrenabove 8years;the playfulaspectsof allages andgenders; become professional above 10 years and GA elements was related tothe specific elementsof this sport. Professionalsattentive andcriticalto these factorscan directand promote the practicein favorof theestablishment ofsporting culturein the long term.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14755510.11606/1807-5509201700020433Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 2 (2017); 433-446Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 2 (2017); 433-446Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 2 (2017); 433-4461981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147555/141077Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarbinatto, Michele VivieneChaves, Aline DessupoioMoreira, Thaíz Altiva RibeiroNunomura, Myrian2019-03-17T14:19:18Zoai:revistas.usp.br:article/147555Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T14:19:18Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
Sports´ pedagogy and motivation: discussion upon gymnasts opinion
title Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
spellingShingle Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
Carbinatto, Michele Viviene
Artistic gymnastics
Pedagogy of sport
Coach education
Physical education
Sports.
Ginástica artística
Pedagogia do esporte
Formação de técnicos
Educação física
Esporte.
title_short Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
title_full Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
title_fullStr Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
title_full_unstemmed Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
title_sort Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas
author Carbinatto, Michele Viviene
author_facet Carbinatto, Michele Viviene
Chaves, Aline Dessupoio
Moreira, Thaíz Altiva Ribeiro
Nunomura, Myrian
author_role author
author2 Chaves, Aline Dessupoio
Moreira, Thaíz Altiva Ribeiro
Nunomura, Myrian
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carbinatto, Michele Viviene
Chaves, Aline Dessupoio
Moreira, Thaíz Altiva Ribeiro
Nunomura, Myrian
dc.subject.por.fl_str_mv Artistic gymnastics
Pedagogy of sport
Coach education
Physical education
Sports.
Ginástica artística
Pedagogia do esporte
Formação de técnicos
Educação física
Esporte.
topic Artistic gymnastics
Pedagogy of sport
Coach education
Physical education
Sports.
Ginástica artística
Pedagogia do esporte
Formação de técnicos
Educação física
Esporte.
description Um aspecto questionado na Pedagogia do Esporte diz respeito às ações dos técnicos e professores. Estas devem ser direcionadas aos interesses e necessidades de cada praticante. Neste estudo, elucidamos os motivos que atraíram 120 crianças e jovens, com idade entre 4 e 18 anos, à prática de ginástica artística (GA). Após entrevista e análise de conteúdo, os resultados demonstraram: Fatores Intrínsecos: o prazer e gosto pela prática; a aprendizagem e superação e, Fatores Extrínsecos: a GA por si mesma; benefícios físicos; influências sociais; aspectos lúdicos e saúde. A mídia surgiu nas respostas de crianças acima de 8 anos; os aspectos lúdicos em todas idades e gêneros; tornar-se profissional acima dos 10 anos e o gosto pela GA se relacionou com os elementos específicos da modalidade. Os profissionais, atentos e críticos a esses fatores, podem direcionar e promover a prática em prol do estabelecimento de cultura esportiva a longo prazo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147555
10.11606/1807-5509201700020433
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147555
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201700020433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147555/141077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 2 (2017); 433-446
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 2 (2017); 433-446
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 2 (2017); 433-446
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933658894336