A (in)visibilidade dos Direitos Humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física de universidades federais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa Santos, Prado, Antonio Gottschlisch do, Prado, Edna Cristina do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194555
Resumo: O presente artigo tem com objeto de investigação a formação de licenciados em Educação Física e visa compreender se os elementos que dão corpo à Educação em Direitos Humanos estão inseridos na referida formação e, em estando, se essa presença se dá de forma satisfatória no sentido de não apenas formar pessoas aptas tão somente a saberes e competências técnicas, mas se busca forjá-las em sua integralidade, tornando-as sujeitos de direitos na acepção mais ampla do vocábulo. A partir de uma abordagem qualitativa à luz da Análise de Conteúdo, discute conceitos fundantes da Educação em Direitos Humanos e do preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam os cursos de Educação Física para empreender a análise dos projetos político-pedagógicos e dos currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física, mais antigos, ofertados nas universidades federais brasileiras. Os resultados revelam a subalternização dos elementos humanísticos em comparação aos conteúdos técnicos e a conclusão do estudo reforça a necessidade de mais pesquisas acerca da temática em tela e a convicção de que, de alguma forma, a reflexão apresentada pode contribuir para as searas que retroalimentam o humanismo na ambivalência universitária.
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spelling A (in)visibilidade dos Direitos Humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física de universidades federais brasileirasThe (in)visibility of Human Rights in Physical Education bachelor courses at Brazilian federal universitiesHuman rights educationFederal universitiesPhysical educationEducação em direitos humanosUniversidades federaisEducação FísicaO presente artigo tem com objeto de investigação a formação de licenciados em Educação Física e visa compreender se os elementos que dão corpo à Educação em Direitos Humanos estão inseridos na referida formação e, em estando, se essa presença se dá de forma satisfatória no sentido de não apenas formar pessoas aptas tão somente a saberes e competências técnicas, mas se busca forjá-las em sua integralidade, tornando-as sujeitos de direitos na acepção mais ampla do vocábulo. A partir de uma abordagem qualitativa à luz da Análise de Conteúdo, discute conceitos fundantes da Educação em Direitos Humanos e do preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam os cursos de Educação Física para empreender a análise dos projetos político-pedagógicos e dos currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física, mais antigos, ofertados nas universidades federais brasileiras. Os resultados revelam a subalternização dos elementos humanísticos em comparação aos conteúdos técnicos e a conclusão do estudo reforça a necessidade de mais pesquisas acerca da temática em tela e a convicção de que, de alguma forma, a reflexão apresentada pode contribuir para as searas que retroalimentam o humanismo na ambivalência universitária.This article investigated the Physical Education teachers’ preparation aiming to understand whether the Human Rights Education’s components are included in this preparation and, if present, how satisfactorily is in the sense of not only training people capable only of technical knowledge and skills, but we also seek to forge them completely, making them subjects of rights in the broadest sense of the word. From a qualitative approach in based on the Content Analysis, it discusses fundamental concepts of Education in Human Rights and the recommendations from the National Curriculum Guidelines which regulates Physical Educationundergrad coursed to undertake the analysis of political pedagogical projects and the curriculum of such undergraduate courses offered at Brazilian federal universities. The results revealed the subordination of the humanistic elements compared to technical contents. The conclusion of the study reinforces the need for more research on this topic and the conviction that, somehow, the reflection presented can contribute to deep discussion that may feedback the humanism in university ambivalence.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/19455510.11606/issn.1981-4690.v35i3p99-112Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 3 (2021); 99-112Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 3 (2021); 99-112Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 3 (2021); 99-1121981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194555/179828Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira, Lana Lisiêr de Lima Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa Santos Prado, Antonio Gottschlisch do Prado, Edna Cristina do 2022-02-16T20:27:37Zoai:revistas.usp.br:article/194555Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-02-16T20:27:37Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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