A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é interpretar os diferentes significados existentes nos emblemas/símbolos de estilos e escolas de Karate-Dō, analisando seus elementos internos e sua importância dentro dessa prática. Para sua realização, foram realizadas três etapas distintas: 1) catalogação e investigação dos estilos e escolas de Karate-Dō com maior representatividade histórica, cultural e política; 2) identificação dos símbolos utilizados por cada um desses estilos e escolas; e 3) análise de cada um desses símbolos. Essa análise torna-se importante para uma compreensão mais profunda dos diferentes significados envolvidos na prática do Karate-Dō, pois, apesar de seguirem um conjunto de valores comum a todos os Budō, as escolas possuem sua própria visão de mundo, utilizando seus símbolos para reforçar ou externar tais conceitos. A maior parte dos símbolos analisados demonstra um aprofundamento cultural em seus grafismos, sendo reconhecidos alguns elementos até de aspecto espiritual ou religioso. Esse simbolismo, em si, mostra um aspecto relevante para a compreensão do próprio fenômeno multicultural nomeado Karate-Dō. |
id |
USP-35_df2fa1701f35762ac3ebef95919e513d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/105815 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō The symbols in the Karate-Dō styles O objetivo deste estudo é interpretar os diferentes significados existentes nos emblemas/símbolos de estilos e escolas de Karate-Dō, analisando seus elementos internos e sua importância dentro dessa prática. Para sua realização, foram realizadas três etapas distintas: 1) catalogação e investigação dos estilos e escolas de Karate-Dō com maior representatividade histórica, cultural e política; 2) identificação dos símbolos utilizados por cada um desses estilos e escolas; e 3) análise de cada um desses símbolos. Essa análise torna-se importante para uma compreensão mais profunda dos diferentes significados envolvidos na prática do Karate-Dō, pois, apesar de seguirem um conjunto de valores comum a todos os Budō, as escolas possuem sua própria visão de mundo, utilizando seus símbolos para reforçar ou externar tais conceitos. A maior parte dos símbolos analisados demonstra um aprofundamento cultural em seus grafismos, sendo reconhecidos alguns elementos até de aspecto espiritual ou religioso. Esse simbolismo, em si, mostra um aspecto relevante para a compreensão do próprio fenômeno multicultural nomeado Karate-Dō. The goal of this study is to interpret the different meanings in the emblems/symbols of the styles and schools of Karate-Dō, analyzing their internal elements and their importance within of this practice. This survey was composed by three distinct stages: 1) research and cataloging of the styles and schools of Karate-Dō with historical, cultural and political representation; 2) identification of the symbols used by each one of these styles and schools; and 3) analysis of each one of these symbols. This analysis is important for a deeper understanding of the different meanings involved in the practice of Karate-Dō. Although Karate-Dō follow a common set of values to all Budō, schools have their own worldview, using their symbols to reinforce or express such concepts. Some symbols which was analyzed demonstrates a cultural enrichment in their artwork, being recognized by some elements of religious or spiritual aspect. This symbolism, in itself, shows an important aspect to understand the multicultural phenomenon named Karate-Dō. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/10581510.1590/1807-55092015000300395Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 3 (2015); 395-407Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 3 (2015); 395-407Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 3 (2015); 395-4071981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815/104514Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES FILHO, Brandel José PachecoMONTEIRO, Alberto de Oliveira2015-10-14T17:23:00Zoai:revistas.usp.br:article/105815Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2015-10-14T17:23Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō The symbols in the Karate-Dō styles |
title |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō |
spellingShingle |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō LOPES FILHO, Brandel José Pacheco |
title_short |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō |
title_full |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō |
title_fullStr |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō |
title_full_unstemmed |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō |
title_sort |
A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō |
author |
LOPES FILHO, Brandel José Pacheco |
author_facet |
LOPES FILHO, Brandel José Pacheco MONTEIRO, Alberto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
MONTEIRO, Alberto de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES FILHO, Brandel José Pacheco MONTEIRO, Alberto de Oliveira |
description |
O objetivo deste estudo é interpretar os diferentes significados existentes nos emblemas/símbolos de estilos e escolas de Karate-Dō, analisando seus elementos internos e sua importância dentro dessa prática. Para sua realização, foram realizadas três etapas distintas: 1) catalogação e investigação dos estilos e escolas de Karate-Dō com maior representatividade histórica, cultural e política; 2) identificação dos símbolos utilizados por cada um desses estilos e escolas; e 3) análise de cada um desses símbolos. Essa análise torna-se importante para uma compreensão mais profunda dos diferentes significados envolvidos na prática do Karate-Dō, pois, apesar de seguirem um conjunto de valores comum a todos os Budō, as escolas possuem sua própria visão de mundo, utilizando seus símbolos para reforçar ou externar tais conceitos. A maior parte dos símbolos analisados demonstra um aprofundamento cultural em seus grafismos, sendo reconhecidos alguns elementos até de aspecto espiritual ou religioso. Esse simbolismo, em si, mostra um aspecto relevante para a compreensão do próprio fenômeno multicultural nomeado Karate-Dō. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815 10.1590/1807-55092015000300395 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815 |
identifier_str_mv |
10.1590/1807-55092015000300395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815/104514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 3 (2015); 395-407 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 3 (2015); 395-407 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 3 (2015); 395-407 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933110489088 |