A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES FILHO, Brandel José Pacheco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MONTEIRO, Alberto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815
Resumo: O objetivo deste estudo é interpretar os diferentes significados existentes nos emblemas/símbolos de estilos e escolas de Karate-Dō, analisando seus elementos internos e sua importância dentro dessa prática. Para sua realização, foram realizadas três etapas distintas: 1) catalogação e investigação dos estilos e escolas de Karate-Dō com maior representatividade histórica, cultural e política; 2) identificação dos símbolos utilizados por cada um desses estilos e escolas; e 3) análise de cada um desses símbolos. Essa análise torna-se importante para uma compreensão mais profunda dos diferentes significados envolvidos na prática do Karate-Dō, pois, apesar de seguirem um conjunto de valores comum a todos os Budō, as escolas possuem sua própria visão de mundo, utilizando seus símbolos para reforçar ou externar tais conceitos. A maior parte dos símbolos analisados demonstra um aprofundamento cultural em seus grafismos, sendo reconhecidos alguns elementos até de aspecto espiritual ou religioso. Esse simbolismo, em si, mostra um aspecto relevante para a compreensão do próprio fenômeno multicultural nomeado Karate-Dō.
id USP-35_df2fa1701f35762ac3ebef95919e513d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105815
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō The symbols in the Karate-Dō styles O objetivo deste estudo é interpretar os diferentes significados existentes nos emblemas/símbolos de estilos e escolas de Karate-Dō, analisando seus elementos internos e sua importância dentro dessa prática. Para sua realização, foram realizadas três etapas distintas: 1) catalogação e investigação dos estilos e escolas de Karate-Dō com maior representatividade histórica, cultural e política; 2) identificação dos símbolos utilizados por cada um desses estilos e escolas; e 3) análise de cada um desses símbolos. Essa análise torna-se importante para uma compreensão mais profunda dos diferentes significados envolvidos na prática do Karate-Dō, pois, apesar de seguirem um conjunto de valores comum a todos os Budō, as escolas possuem sua própria visão de mundo, utilizando seus símbolos para reforçar ou externar tais conceitos. A maior parte dos símbolos analisados demonstra um aprofundamento cultural em seus grafismos, sendo reconhecidos alguns elementos até de aspecto espiritual ou religioso. Esse simbolismo, em si, mostra um aspecto relevante para a compreensão do próprio fenômeno multicultural nomeado Karate-Dō. The goal of this study is to interpret the different meanings in the emblems/symbols of the styles and schools of Karate-Dō, analyzing their internal elements and their importance within of this practice. This survey was composed by three distinct stages: 1) research and cataloging of the styles and schools of Karate-Dō with historical, cultural and political representation; 2) identification of the symbols used by each one of these styles and schools; and 3) analysis of each one of these symbols. This analysis is important for a deeper understanding of the different meanings involved in the practice of Karate-Dō. Although Karate-Dō follow a common set of values to all Budō, schools have their own worldview, using their symbols to reinforce or express such concepts. Some symbols which was analyzed demonstrates a cultural enrichment in their artwork, being recognized by some elements of religious or spiritual aspect. This symbolism, in itself, shows an important aspect to understand the multicultural phenomenon named Karate-Dō. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/10581510.1590/1807-55092015000300395Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 3 (2015); 395-407Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 3 (2015); 395-407Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 3 (2015); 395-4071981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815/104514Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES FILHO, Brandel José PachecoMONTEIRO, Alberto de Oliveira2015-10-14T17:23:00Zoai:revistas.usp.br:article/105815Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2015-10-14T17:23Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
The symbols in the Karate-Dō styles
title A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
spellingShingle A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
LOPES FILHO, Brandel José Pacheco
title_short A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
title_full A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
title_fullStr A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
title_full_unstemmed A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
title_sort A simbologia presente nos estilos de Karate-Dō
author LOPES FILHO, Brandel José Pacheco
author_facet LOPES FILHO, Brandel José Pacheco
MONTEIRO, Alberto de Oliveira
author_role author
author2 MONTEIRO, Alberto de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES FILHO, Brandel José Pacheco
MONTEIRO, Alberto de Oliveira
description O objetivo deste estudo é interpretar os diferentes significados existentes nos emblemas/símbolos de estilos e escolas de Karate-Dō, analisando seus elementos internos e sua importância dentro dessa prática. Para sua realização, foram realizadas três etapas distintas: 1) catalogação e investigação dos estilos e escolas de Karate-Dō com maior representatividade histórica, cultural e política; 2) identificação dos símbolos utilizados por cada um desses estilos e escolas; e 3) análise de cada um desses símbolos. Essa análise torna-se importante para uma compreensão mais profunda dos diferentes significados envolvidos na prática do Karate-Dō, pois, apesar de seguirem um conjunto de valores comum a todos os Budō, as escolas possuem sua própria visão de mundo, utilizando seus símbolos para reforçar ou externar tais conceitos. A maior parte dos símbolos analisados demonstra um aprofundamento cultural em seus grafismos, sendo reconhecidos alguns elementos até de aspecto espiritual ou religioso. Esse simbolismo, em si, mostra um aspecto relevante para a compreensão do próprio fenômeno multicultural nomeado Karate-Dō.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815
10.1590/1807-55092015000300395
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815
identifier_str_mv 10.1590/1807-55092015000300395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105815/104514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 3 (2015); 395-407
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 3 (2015); 395-407
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 3 (2015); 395-407
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933110489088