Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58564 |
Resumo: | Este estudo de caso teve como objetivo identificar os processos de inclusão/exclusão, em uma turma masculina de Educação Física escolar do ensino fundamental. Inclusão/exclusão, neste trabalho, são termos entendidos em uma relação dialética, um fenômeno compreendido sob uma característica dinâmica e indissociável, onde não se pode considerá-los através de significados distintos. Constatamos através da observação participante, com anotações em diário de campo, que o mecanismo central de inclusão/exclusão esteve baseado no desempenho físico e motor para a prática esportiva, em conjunto com uma competitividade exacerbada, característica central do modelo hegemônico de masculinidade, que se fez predominante entre os meninos nas aulas. Reconhecemos que a prática pedagógica do(a) professor(a) pode influenciar as interações entre os sujeitos, durante as atividades corporais, permitindo o convívio harmonioso de formas múltiplas de masculinidades entre os alunos, em direção ao movimento pela inclusão nas aulas de Educação Física e na Educação, de uma maneira geral. |
id |
USP-35_e99ccfa76a2d3beddc42bec4a27627d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/58564 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusãoMasculinities in school Physical Education: a study on the processes of inclusion/exclusionGêneroEducaçãoEsporteGenderEducationSportEste estudo de caso teve como objetivo identificar os processos de inclusão/exclusão, em uma turma masculina de Educação Física escolar do ensino fundamental. Inclusão/exclusão, neste trabalho, são termos entendidos em uma relação dialética, um fenômeno compreendido sob uma característica dinâmica e indissociável, onde não se pode considerá-los através de significados distintos. Constatamos através da observação participante, com anotações em diário de campo, que o mecanismo central de inclusão/exclusão esteve baseado no desempenho físico e motor para a prática esportiva, em conjunto com uma competitividade exacerbada, característica central do modelo hegemônico de masculinidade, que se fez predominante entre os meninos nas aulas. Reconhecemos que a prática pedagógica do(a) professor(a) pode influenciar as interações entre os sujeitos, durante as atividades corporais, permitindo o convívio harmonioso de formas múltiplas de masculinidades entre os alunos, em direção ao movimento pela inclusão nas aulas de Educação Física e na Educação, de uma maneira geral.This case study aimed to identify the processes of inclusion/exclusion, in a class of elementary school physical education. Inclusion/exclusion, in this work, are understood in a relationship dialectic, a phenomenon understood under a dynamic characteristic and inseparable, where one cannot consider them through distinct meanings. We found through participant observation, with annotations in field journal, that the central mechanism of inclusion/exclusion was based on physical performance and engine for the practice of sports, together with a competitiveness exacerbated, central feature of hegemonic model of masculinity which was predominant among the boys in class. We recognize that the pedagogical practice of the teacher can influence the interactions between subjects during body activities, allowing the harmonious coexistence of multiple forms of masculinity among students, toward the movement for inclusion in physical education classes and in education in general.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5856410.1590/S1807-55092013000200008Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 235-246Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 235-246Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 235-2461981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58564/61585Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Leandro Teófilo deSantos, Mônica Pereira dos2013-07-12T20:40:29Zoai:revistas.usp.br:article/58564Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-07-12T20:40:29Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão Masculinities in school Physical Education: a study on the processes of inclusion/exclusion |
title |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão |
spellingShingle |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão Brito, Leandro Teófilo de Gênero Educação Esporte Gender Education Sport |
title_short |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão |
title_full |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão |
title_fullStr |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão |
title_full_unstemmed |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão |
title_sort |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão |
author |
Brito, Leandro Teófilo de |
author_facet |
Brito, Leandro Teófilo de Santos, Mônica Pereira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Mônica Pereira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Leandro Teófilo de Santos, Mônica Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação Esporte Gender Education Sport |
topic |
Gênero Educação Esporte Gender Education Sport |
description |
Este estudo de caso teve como objetivo identificar os processos de inclusão/exclusão, em uma turma masculina de Educação Física escolar do ensino fundamental. Inclusão/exclusão, neste trabalho, são termos entendidos em uma relação dialética, um fenômeno compreendido sob uma característica dinâmica e indissociável, onde não se pode considerá-los através de significados distintos. Constatamos através da observação participante, com anotações em diário de campo, que o mecanismo central de inclusão/exclusão esteve baseado no desempenho físico e motor para a prática esportiva, em conjunto com uma competitividade exacerbada, característica central do modelo hegemônico de masculinidade, que se fez predominante entre os meninos nas aulas. Reconhecemos que a prática pedagógica do(a) professor(a) pode influenciar as interações entre os sujeitos, durante as atividades corporais, permitindo o convívio harmonioso de formas múltiplas de masculinidades entre os alunos, em direção ao movimento pela inclusão nas aulas de Educação Física e na Educação, de uma maneira geral. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58564 10.1590/S1807-55092013000200008 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58564 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092013000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58564/61585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 235-246 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 235-246 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 235-246 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222932462469120 |