Olhares distintos sobre a noção de estabilidade e mudança no desempenho da coordenação motora grossa
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45919 |
Resumo: | Estudos sobre coordenação motora grossa (CMG) de crianças focam na descrição dos valores normativos em razão da idade e sexo. Poucos analisam a dinâmica da mudança do desempenho de cada criança em relação ao seu grupo ao longo do tempo. O objetivo do presente estudo foi estimar a estabilidade das diferenças interindividuais na mudança intraindividual da CMG ao longo de 18 meses. Participaram do estudo 120 escolares de sete anos de idade da cidade de Muzambinho - MG. Foram realizadas quatro coletas com intervalos de seis meses. A CMG foi avaliada pelas provas do KTK. Os valores médios apresentaram incrementos em todas as provas, diferindo entre gênero apenas para o equilíbrio à retaguarda. Os resultados da correlação entre o desempenho inicial e a mudança ao longo do tempo indicaram uma forte heterogeneidade. Os resultados da estabilidade se mostraram fracos, os quais foram discutidos em relação a diferentes trajetórias do desenvolvimento da CMG. |
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Olhares distintos sobre a noção de estabilidade e mudança no desempenho da coordenação motora grossaDistinct views on the notion of stability and change in the performance of gross motor coordinationÁngulos diferentes sobre el concepto de estabilidad y cambio en el rendimiento de la coordinación motora gruesaLongitudinal studyInter-individual differencesIntra-individual changeTrackingChildrenEstudio longitudinalDiferencias interindividualesCambio interindividualRastreoNiñosEstudo longitudinalDiferenças interindividuaisMudança intra-individual"Tracking"CriançasEstudos sobre coordenação motora grossa (CMG) de crianças focam na descrição dos valores normativos em razão da idade e sexo. Poucos analisam a dinâmica da mudança do desempenho de cada criança em relação ao seu grupo ao longo do tempo. O objetivo do presente estudo foi estimar a estabilidade das diferenças interindividuais na mudança intraindividual da CMG ao longo de 18 meses. Participaram do estudo 120 escolares de sete anos de idade da cidade de Muzambinho - MG. Foram realizadas quatro coletas com intervalos de seis meses. A CMG foi avaliada pelas provas do KTK. Os valores médios apresentaram incrementos em todas as provas, diferindo entre gênero apenas para o equilíbrio à retaguarda. Os resultados da correlação entre o desempenho inicial e a mudança ao longo do tempo indicaram uma forte heterogeneidade. Os resultados da estabilidade se mostraram fracos, os quais foram discutidos em relação a diferentes trajetórias do desenvolvimento da CMG.Studies about gross motor coordination in children (GMC) focus on the description of normative values derived from age and sex, and few analyzed the dynamics of change of each child within its group. The goal of the present study is estimate the stability of intra-individual change over inter-individual differences over eighteen months. One hundred and twenty students with seven years old in the city of Muzambinho - MG participated in the study. Data was collected four times, with a six-month interval between each assessment. GMC was evaluated through KTK test battery. Mean values for all tests increased over time, with differences between sex for equilibrium test. The correlation values between initial performance and improvements over eighteen months indicated high heterogeneity. Results of stability estimates were weak for tests. These results were discussed about different trajectories in the development of motor coordination.Las investigaciones sobre la coordinación motora gruesa (GMC) de niños se centran en la descripción de los valores normativos basados en la edad y en el sexo, y pocos estudios analizan la dinámica de cambio en el desempeño de cada niño en relación a su grupo al largo del tiempo. El objetivo de este estudio fue estimar la estabilidad de las diferencias interindividuales en el cambio interindividual de la CMG durante dieciocho meses. Participaron de la investigación 120 estudiantes de siete años de edad de la ciudad de Muzambinho - MG. Cuatro muestras fueron tomadas a intervalos de seis meses. La CMG se evaluó mediante las pruebas del KTK. Los valores medios mostraron aumentos en todas las pruebas, defiriendo entre géneros sólo para el equilibrio a la retaguardia. Los resultados de la correlación entre el rendimiento inicial y el cambio a lo largo del tiempo indicaron una fuerte heterogeneidad. Los resultados de la estabilidad se mostraron débiles. Estos resultados se discuten en términos de diferentes trayectorias de desarrollo de la CMG.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/4591910.1590/S1807-55092012000300015Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 3 (2012); 495-509Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 3 (2012); 495-509Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 3 (2012); 495-5091981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45919/49522Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBasso, LucianoSouza, Cleverton José Farias deAraújo, Ulysses Okada deBastos, Flávio HenriqueBianchi, Thales TeixeiraMeira Júnior, Cássio MirandaOliveira, Jorge AlbertoPrista, AntónioTani, GoMaia, José António Ribeiro2012-10-11T16:29:18Zoai:revistas.usp.br:article/45919Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-10-11T16:29:18Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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