Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37324 |
Resumo: | Busca-se discutir, neste trabalho, o papel que os procedimentos discursivos de oralidade e de escrita podem desempenhar nas atividades de ensino e aprendizado da língua portuguesa. Para tanto, expõem-se as relações que se estabelecem entre as duas modalidades em questão (a oralidade e a escrita) e apontam-se algumas estratégias para levar o aluno a compreender os diferentes usos da língua como legítimas manifestações de linguagem, desde que adequados às intenções, aos interlocutores envolvidos e aos contextos em que são enunciados. |
id |
USP-36_00642cd26800fdd02961c888da3a30a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37324 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesaBusca-se discutir, neste trabalho, o papel que os procedimentos discursivos de oralidade e de escrita podem desempenhar nas atividades de ensino e aprendizado da língua portuguesa. Para tanto, expõem-se as relações que se estabelecem entre as duas modalidades em questão (a oralidade e a escrita) e apontam-se algumas estratégias para levar o aluno a compreender os diferentes usos da língua como legítimas manifestações de linguagem, desde que adequados às intenções, aos interlocutores envolvidos e aos contextos em que são enunciados.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2009-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3732410.11606/issn.2236-4242.v0i22p39-47Linha D'Água; n. 22 (2009); 39-472236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37324/40044Copyright (c) 2009 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Maria Valíria Aderson de Mello2020-06-25T03:57:38Zoai:revistas.usp.br:article/37324Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:38.160423Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa |
title |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello |
title_short |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa |
title_full |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa |
author |
Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello |
author_facet |
Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello |
description |
Busca-se discutir, neste trabalho, o papel que os procedimentos discursivos de oralidade e de escrita podem desempenhar nas atividades de ensino e aprendizado da língua portuguesa. Para tanto, expõem-se as relações que se estabelecem entre as duas modalidades em questão (a oralidade e a escrita) e apontam-se algumas estratégias para levar o aluno a compreender os diferentes usos da língua como legítimas manifestações de linguagem, desde que adequados às intenções, aos interlocutores envolvidos e aos contextos em que são enunciados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37324 10.11606/issn.2236-4242.v0i22p39-47 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37324 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v0i22p39-47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37324/40044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; n. 22 (2009); 39-47 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893205164032 |