From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988 |
Resumo: | Neste trabalho discutimos alguns dos resultados obtidos a partir de um projeto de ensino realizado na graduação em Letras-Português da Universidade Federal do Pará. Analisamos a dinâmica interacional vivenciada pelos graduandos na rede social Facebook quando ressignificada como plataforma de ensino, bem como o uso da escrita nessas interações. Entendemos que a utilização de ferramentas da cultura digital pode contribuir em muito para a formação de futuros professores de língua portuguesa, visto que as práticas de linguagem têm sido diretamente influenciadas por tais ferramentas. Buscamos a formação integral de nossos alunos preparando-os para a prática acadêmica, mas também para a futura atuação docente em um contexto no qual as tecnologias e as ferramentas digitais estarão cada vez mais presentes. Assim, objetivamos contribuir para a ampliação do Letramento digital e acadêmico de nossos alunos. Como metodologia, utilizamos a modalidade Blended Learning, isto é, um ensino misto (presencial e online). Dessa forma, acreditamos que a aprendizagem poderia se tornar um processo mais contínuo. Apoiamo-nos teoricamente nos Estudos sobre Letramento, conforme Martin (2008), Street (2014) e Lankshear e Knobel (2008) e nas reflexões de Levy (2010) sobre Cibercultura. A pesquisa, de caráter etnográfico, busca analisar os Letramentos em contexto, entendidos como práticas sociais. |
id |
USP-36_0105d68a516dba40dcf465765fc2b379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/96988 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on FacebookDo letramento digital ao acadêmico: dinâmica interacional e práticas de escrita no FacebookDigital LiteracyAcademic LiteracyTeachingWritingCybercultura.Letramento DigitalLetramento AcadêmicoEnsinoEscritaCibercultura.Neste trabalho discutimos alguns dos resultados obtidos a partir de um projeto de ensino realizado na graduação em Letras-Português da Universidade Federal do Pará. Analisamos a dinâmica interacional vivenciada pelos graduandos na rede social Facebook quando ressignificada como plataforma de ensino, bem como o uso da escrita nessas interações. Entendemos que a utilização de ferramentas da cultura digital pode contribuir em muito para a formação de futuros professores de língua portuguesa, visto que as práticas de linguagem têm sido diretamente influenciadas por tais ferramentas. Buscamos a formação integral de nossos alunos preparando-os para a prática acadêmica, mas também para a futura atuação docente em um contexto no qual as tecnologias e as ferramentas digitais estarão cada vez mais presentes. Assim, objetivamos contribuir para a ampliação do Letramento digital e acadêmico de nossos alunos. Como metodologia, utilizamos a modalidade Blended Learning, isto é, um ensino misto (presencial e online). Dessa forma, acreditamos que a aprendizagem poderia se tornar um processo mais contínuo. Apoiamo-nos teoricamente nos Estudos sobre Letramento, conforme Martin (2008), Street (2014) e Lankshear e Knobel (2008) e nas reflexões de Levy (2010) sobre Cibercultura. A pesquisa, de caráter etnográfico, busca analisar os Letramentos em contexto, entendidos como práticas sociais.This paper discusses some of the results obtained in an educational project carried out in a Portuguese undergraduate course at Universidade Federal do Pará. We analyzed the interactional dynamic experienced by students in Facebook when it is used as a teaching platform, as well as the use of writing in these interactions. We understand that the use of digital literacy tools can greatly contribute to the training of future Portuguese language teachers, considering that such tools have directly influenced language practices. Integral formation of our students is one of our main objectives, so we intent not just preparing them for academic practice, but also for future teaching practice in a context which technology and digital tools will be increasingly present. Thus, we aim at contributing to the expansion of digital and academic literacy of our students. Blended Learning, a mix of face-to-face and on line teaching was the methodology used in the project. That way, we believe that learning could become a more continuous process. Our research is theoretically founded on the Studies about Literacy, as Martin (2008), Street (2014) and Lankshear and Knobel (2008) and by Levy (2010) Cyberculture. This ethnographic research analyses the, literacy in context, understood as social practice.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9698810.11606/issn.2236-4242.v28i1p67-86Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 67-862236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988/98224https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988/146227Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Eunice Braga2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/96988Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.021744Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook Do letramento digital ao acadêmico: dinâmica interacional e práticas de escrita no Facebook |
title |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook |
spellingShingle |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook Pereira, Eunice Braga Digital Literacy Academic Literacy Teaching Writing Cybercultura. Letramento Digital Letramento Acadêmico Ensino Escrita Cibercultura. |
title_short |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook |
title_full |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook |
title_fullStr |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook |
title_full_unstemmed |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook |
title_sort |
From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook |
author |
Pereira, Eunice Braga |
author_facet |
Pereira, Eunice Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Eunice Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Literacy Academic Literacy Teaching Writing Cybercultura. Letramento Digital Letramento Acadêmico Ensino Escrita Cibercultura. |
topic |
Digital Literacy Academic Literacy Teaching Writing Cybercultura. Letramento Digital Letramento Acadêmico Ensino Escrita Cibercultura. |
description |
Neste trabalho discutimos alguns dos resultados obtidos a partir de um projeto de ensino realizado na graduação em Letras-Português da Universidade Federal do Pará. Analisamos a dinâmica interacional vivenciada pelos graduandos na rede social Facebook quando ressignificada como plataforma de ensino, bem como o uso da escrita nessas interações. Entendemos que a utilização de ferramentas da cultura digital pode contribuir em muito para a formação de futuros professores de língua portuguesa, visto que as práticas de linguagem têm sido diretamente influenciadas por tais ferramentas. Buscamos a formação integral de nossos alunos preparando-os para a prática acadêmica, mas também para a futura atuação docente em um contexto no qual as tecnologias e as ferramentas digitais estarão cada vez mais presentes. Assim, objetivamos contribuir para a ampliação do Letramento digital e acadêmico de nossos alunos. Como metodologia, utilizamos a modalidade Blended Learning, isto é, um ensino misto (presencial e online). Dessa forma, acreditamos que a aprendizagem poderia se tornar um processo mais contínuo. Apoiamo-nos teoricamente nos Estudos sobre Letramento, conforme Martin (2008), Street (2014) e Lankshear e Knobel (2008) e nas reflexões de Levy (2010) sobre Cibercultura. A pesquisa, de caráter etnográfico, busca analisar os Letramentos em contexto, entendidos como práticas sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p67-86 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p67-86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988/98224 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988/146227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 67-86 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893971673088 |