From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eunice Braga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988
Resumo: Neste trabalho discutimos alguns dos resultados obtidos a partir de um projeto de ensino realizado na graduação em Letras-Português da Universidade Federal do Pará. Analisamos a dinâmica interacional vivenciada pelos graduandos na rede social Facebook quando ressignificada como plataforma de ensino, bem como o uso da escrita nessas interações. Entendemos que a utilização de ferramentas da cultura digital pode contribuir em muito para a formação de futuros professores de língua portuguesa, visto que as práticas de linguagem têm sido diretamente influenciadas por tais ferramentas. Buscamos a formação integral de nossos alunos preparando-os para a prática acadêmica, mas também para a futura atuação docente em um contexto no qual as tecnologias e as ferramentas digitais estarão cada vez mais presentes. Assim, objetivamos contribuir para a ampliação do Letramento digital e acadêmico de nossos alunos. Como metodologia, utilizamos a modalidade Blended Learning, isto é, um ensino misto (presencial e online). Dessa forma, acreditamos que a aprendizagem poderia se tornar um processo mais contínuo. Apoiamo-nos teoricamente nos Estudos sobre Letramento, conforme Martin (2008), Street (2014) e Lankshear e Knobel (2008) e nas reflexões de Levy (2010) sobre Cibercultura. A pesquisa, de caráter etnográfico, busca analisar os Letramentos em contexto, entendidos como práticas sociais.
id USP-36_0105d68a516dba40dcf465765fc2b379
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/96988
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on FacebookDo letramento digital ao acadêmico: dinâmica interacional e práticas de escrita no FacebookDigital LiteracyAcademic LiteracyTeachingWritingCybercultura.Letramento DigitalLetramento AcadêmicoEnsinoEscritaCibercultura.Neste trabalho discutimos alguns dos resultados obtidos a partir de um projeto de ensino realizado na graduação em Letras-Português da Universidade Federal do Pará. Analisamos a dinâmica interacional vivenciada pelos graduandos na rede social Facebook quando ressignificada como plataforma de ensino, bem como o uso da escrita nessas interações. Entendemos que a utilização de ferramentas da cultura digital pode contribuir em muito para a formação de futuros professores de língua portuguesa, visto que as práticas de linguagem têm sido diretamente influenciadas por tais ferramentas. Buscamos a formação integral de nossos alunos preparando-os para a prática acadêmica, mas também para a futura atuação docente em um contexto no qual as tecnologias e as ferramentas digitais estarão cada vez mais presentes. Assim, objetivamos contribuir para a ampliação do Letramento digital e acadêmico de nossos alunos. Como metodologia, utilizamos a modalidade Blended Learning, isto é, um ensino misto (presencial e online). Dessa forma, acreditamos que a aprendizagem poderia se tornar um processo mais contínuo. Apoiamo-nos teoricamente nos Estudos sobre Letramento, conforme Martin (2008), Street (2014) e Lankshear e Knobel (2008) e nas reflexões de Levy (2010) sobre Cibercultura. A pesquisa, de caráter etnográfico, busca analisar os Letramentos em contexto, entendidos como práticas sociais.This paper discusses some of the results obtained in an educational project carried out in a Portuguese undergraduate course at Universidade Federal do Pará. We analyzed the interactional dynamic experienced by students in Facebook when it is used as a teaching platform, as well as the use of writing in these interactions. We understand that the use of digital literacy tools can greatly contribute to the training of future Portuguese language teachers, considering that such tools have directly influenced language practices. Integral formation of our students is one of our main objectives, so we intent not just preparing them for academic practice, but also for future teaching practice in a context which technology and digital tools will be increasingly present. Thus, we aim at contributing to the expansion of digital and academic literacy of our students. Blended Learning, a mix of face-to-face and on line teaching was the methodology used in the project. That way, we believe that learning could become a more continuous process. Our research is theoretically founded on the Studies about Literacy, as Martin (2008), Street (2014) and Lankshear and Knobel (2008) and by Levy (2010) Cyberculture. This ethnographic research analyses the, literacy in context, understood as social practice.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9698810.11606/issn.2236-4242.v28i1p67-86Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 67-862236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988/98224https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988/146227Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Eunice Braga2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/96988Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.021744Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
Do letramento digital ao acadêmico: dinâmica interacional e práticas de escrita no Facebook
title From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
spellingShingle From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
Pereira, Eunice Braga
Digital Literacy
Academic Literacy
Teaching
Writing
Cybercultura.
Letramento Digital
Letramento Acadêmico
Ensino
Escrita
Cibercultura.
title_short From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
title_full From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
title_fullStr From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
title_full_unstemmed From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
title_sort From digital to Academic Literacy: Interactional Dynamic and Writing Practices on Facebook
author Pereira, Eunice Braga
author_facet Pereira, Eunice Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eunice Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Literacy
Academic Literacy
Teaching
Writing
Cybercultura.
Letramento Digital
Letramento Acadêmico
Ensino
Escrita
Cibercultura.
topic Digital Literacy
Academic Literacy
Teaching
Writing
Cybercultura.
Letramento Digital
Letramento Acadêmico
Ensino
Escrita
Cibercultura.
description Neste trabalho discutimos alguns dos resultados obtidos a partir de um projeto de ensino realizado na graduação em Letras-Português da Universidade Federal do Pará. Analisamos a dinâmica interacional vivenciada pelos graduandos na rede social Facebook quando ressignificada como plataforma de ensino, bem como o uso da escrita nessas interações. Entendemos que a utilização de ferramentas da cultura digital pode contribuir em muito para a formação de futuros professores de língua portuguesa, visto que as práticas de linguagem têm sido diretamente influenciadas por tais ferramentas. Buscamos a formação integral de nossos alunos preparando-os para a prática acadêmica, mas também para a futura atuação docente em um contexto no qual as tecnologias e as ferramentas digitais estarão cada vez mais presentes. Assim, objetivamos contribuir para a ampliação do Letramento digital e acadêmico de nossos alunos. Como metodologia, utilizamos a modalidade Blended Learning, isto é, um ensino misto (presencial e online). Dessa forma, acreditamos que a aprendizagem poderia se tornar um processo mais contínuo. Apoiamo-nos teoricamente nos Estudos sobre Letramento, conforme Martin (2008), Street (2014) e Lankshear e Knobel (2008) e nas reflexões de Levy (2010) sobre Cibercultura. A pesquisa, de caráter etnográfico, busca analisar os Letramentos em contexto, entendidos como práticas sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p67-86
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p67-86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988/98224
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988/146227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 67-86
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893971673088