Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Vima Lia de Rossi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bueno, André de Godoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111686
Resumo: O presente artigo focaliza aspectos teóricos e legais que embasam a abordagem das literaturas africanas e afro-brasileira na educação brasileira. Tal intenção articula-se à Lei 10.639/2003, cujo escopo é o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em todos os níveis educacionais no Brasil. A referida Lei deve nortear as propostas educacionais desde o nível básico até o ensino superior, sendo contemplada na formulação dos projetos pedagógicos das escolas e nas próprias aulas. Assim, discute-se uma abordagem pedagógica ligada ao ensino de literatura, num sentido amplo, e, em pormenor, ao ensino das literaturas africanas e afro-brasileira. O objetivo do estudo é contribuir para a consolidação da educação para as relações étnico-raciais, bem como ressaltar a importância de ações legais para a sua efetivação.
id USP-36_1ef55f66aa99c96d12c5b8ce78f333fd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/111686
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileiraFor a Memory of Africa and Afro-Descendents: Theoretical and Legal Aspects for the Teaching of African and Afro-Brazilian LiteraturesLiterature and EducationAfrican LiteraturesAfro-Brazilian LiteratureLaw 10.639/03Memory.Literatura e educaçãoLiteraturas africanasLiteratura afro-brasileiraLei 10.639/03Memória.O presente artigo focaliza aspectos teóricos e legais que embasam a abordagem das literaturas africanas e afro-brasileira na educação brasileira. Tal intenção articula-se à Lei 10.639/2003, cujo escopo é o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em todos os níveis educacionais no Brasil. A referida Lei deve nortear as propostas educacionais desde o nível básico até o ensino superior, sendo contemplada na formulação dos projetos pedagógicos das escolas e nas próprias aulas. Assim, discute-se uma abordagem pedagógica ligada ao ensino de literatura, num sentido amplo, e, em pormenor, ao ensino das literaturas africanas e afro-brasileira. O objetivo do estudo é contribuir para a consolidação da educação para as relações étnico-raciais, bem como ressaltar a importância de ações legais para a sua efetivação.This article focuses on theoretical and legal aspects that underpin the approach of African and afro-Brazilian literatures in Brazilian education. Such intention is articulated to the Law 10.639/2003, whose purpose is the teaching of African and afro-Brazilian history and culture at all educational levels in Brazil. This law should guide the educational proposals from basic to higher education, being contemplated in the formulation of educational projects of the schools and in their classes. Thus, we discuss a pedagogical approach linked to the teaching of literature, in a broad sense, and, in detail, the teaching of African and afro-Brazilian literatures. The objective of this study is to contribute for the consolidation of education for ethnic-racial relationships, underscoring the importance of legal measures for their realization.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/11168610.11606/issn.2236-4242.v29i1p29-43Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 29-432236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111686/115007https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111686/146251Copyright (c) 2016 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartin, Vima Lia de RossiBueno, André de Godoy2022-03-25T13:45:25Zoai:revistas.usp.br:article/111686Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:48.550751Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira
For a Memory of Africa and Afro-Descendents: Theoretical and Legal Aspects for the Teaching of African and Afro-Brazilian Literatures
title Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira
spellingShingle Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira
Martin, Vima Lia de Rossi
Literature and Education
African Literatures
Afro-Brazilian Literature
Law 10.639/03
Memory.
Literatura e educação
Literaturas africanas
Literatura afro-brasileira
Lei 10.639/03
Memória.
title_short Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira
title_full Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira
title_fullStr Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira
title_full_unstemmed Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira
title_sort Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira
author Martin, Vima Lia de Rossi
author_facet Martin, Vima Lia de Rossi
Bueno, André de Godoy
author_role author
author2 Bueno, André de Godoy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Vima Lia de Rossi
Bueno, André de Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv Literature and Education
African Literatures
Afro-Brazilian Literature
Law 10.639/03
Memory.
Literatura e educação
Literaturas africanas
Literatura afro-brasileira
Lei 10.639/03
Memória.
topic Literature and Education
African Literatures
Afro-Brazilian Literature
Law 10.639/03
Memory.
Literatura e educação
Literaturas africanas
Literatura afro-brasileira
Lei 10.639/03
Memória.
description O presente artigo focaliza aspectos teóricos e legais que embasam a abordagem das literaturas africanas e afro-brasileira na educação brasileira. Tal intenção articula-se à Lei 10.639/2003, cujo escopo é o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em todos os níveis educacionais no Brasil. A referida Lei deve nortear as propostas educacionais desde o nível básico até o ensino superior, sendo contemplada na formulação dos projetos pedagógicos das escolas e nas próprias aulas. Assim, discute-se uma abordagem pedagógica ligada ao ensino de literatura, num sentido amplo, e, em pormenor, ao ensino das literaturas africanas e afro-brasileira. O objetivo do estudo é contribuir para a consolidação da educação para as relações étnico-raciais, bem como ressaltar a importância de ações legais para a sua efetivação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111686
10.11606/issn.2236-4242.v29i1p29-43
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111686
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p29-43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111686/115007
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111686/146251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 29-43
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894024101888