O diálogo repórter-fonte e a influência do público instituído

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Essenfelder, Renato
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37281
Resumo: Situada em pleno continuum entre as modalidades escrita e falada da língua, a entrevista, em suas variadas formas, é um tipo de interação especial, na qual a noção de publicidade do discurso, gerada para ampla divulgação, substitui o caráter mais “intimista” dos diálogos. Em razão disso, os interlocutores de uma entrevista, especialmente no caso da jornalística, precisam se preocupar com questões como a preservação da face diante de um público ausente no momento da enunciação e com o atendimento das expectativas e anseios dessa audiência genericamente delineada. Este estudo mostra, com base em uma entrevista jornalística real, que estratégias entrevista do e entrevistador usam para modular e replanejar seus discursos de modo a satisfazer seus pressupostos de uma destinatário terceiro imaginário.
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