A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puzzo, Miriam Bauab
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/52191
Resumo: Este artigo apresenta a leitura do poema “Chorinho”, integrante da obra Vaga Música (1942) de Cecília Meireles, na perspectiva da análise dialógica do discurso de Bakhtin e do Círculo. Toma-se como referência os conceitos de responsividade e responsabilidade que fundamentam as reflexões de Bakhtin no ensaio “Hacia uma filosofia del acto ético” (1997) a respeito da arte, apontando as relações dialógicas estabelecidas entre o texto poético e o contexto social, tendo como referência primeira o eu-lírico do poema e a proposta poéticade Cecília Meireles. A partir do motivo musical do título e das imagens poéticas sugestivas do conflito do eu-lírico, demonstra-se o diálogo que se estabelece com o contexto sócio-histórico marcado pela ditadura militar da Era Vargas e pela Segunda Guerra Mundial. Contrariando a ideia corrente de que Cecília Meireles distanciava-se dos problemas de sua época, procura-se demonstrar que a sutileza de suas imagens, pautadas pela proximidade do universo musical popular, trazem a tensão e o sofrimento existencial marcado por um contexto social adverso. Sendo assim, os poemas representam uma atitude responsiva e responsável da autora, na perspectiva bakhtiniana, cumprindo uma proposta artística coerente com sua concepção estética de arte.
id USP-36_323e73becf4054ab0a9b8ffd41c4750d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52191
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVEUMA LEITURA DO POEMA “CHORINHO” EM PERSPECTIVA DIALÓGICADialogical AnalisisPoemCecília MeirelesAccountabilityResponsiveness.análise dialógicapoemaCecília Meirelesresponsividade responsabilidadeEste artigo apresenta a leitura do poema “Chorinho”, integrante da obra Vaga Música (1942) de Cecília Meireles, na perspectiva da análise dialógica do discurso de Bakhtin e do Círculo. Toma-se como referência os conceitos de responsividade e responsabilidade que fundamentam as reflexões de Bakhtin no ensaio “Hacia uma filosofia del acto ético” (1997) a respeito da arte, apontando as relações dialógicas estabelecidas entre o texto poético e o contexto social, tendo como referência primeira o eu-lírico do poema e a proposta poéticade Cecília Meireles. A partir do motivo musical do título e das imagens poéticas sugestivas do conflito do eu-lírico, demonstra-se o diálogo que se estabelece com o contexto sócio-histórico marcado pela ditadura militar da Era Vargas e pela Segunda Guerra Mundial. Contrariando a ideia corrente de que Cecília Meireles distanciava-se dos problemas de sua época, procura-se demonstrar que a sutileza de suas imagens, pautadas pela proximidade do universo musical popular, trazem a tensão e o sofrimento existencial marcado por um contexto social adverso. Sendo assim, os poemas representam uma atitude responsiva e responsável da autora, na perspectiva bakhtiniana, cumprindo uma proposta artística coerente com sua concepção estética de arte.This article presents a reading of the poem “Chorinho”, that integrates the work Vaga Música (1942) by Cecilia Meireles,in the perspective of dialogical discursive analysis of Bakhtin’s Circle. We take as reference the concepts of responsiveness and accountability that underlie Bakhtin’s reflections in his essay “Hacia uma filosofia del acto ético” (1997) about art, pointing dialogical relations established between the poetic text and social context, pointing as first reference the lyrical poem and Cecilia Meireles’s poetic proposal. After, from the musical leitmotif of the title and the suggestive poetic images we can see the conflict of self-lyrical, that demonstrates the dialogue between the liric self and the socio-historical context marked by the military dictatorship of Vargas and the Second World War. Contrary to current thinking that Cecilia Meireles distanced herself from the problems of her time, the analysis demonstrates that the subtlety of the poetic images, guided by the proximity of the popular musical universe, brings tension and existential suffering marked by adverse social context. Thus, the poem represents the author’s responsive and responsible attitude, in the bakhtinian perspective,fulfilling an aesthetic artistic proposal.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/5219110.11606/issn.2236-4242.v26i1p29-49Linha D'Água; v. 26 n. 1 (2013): Estudos literários, cultura e/ou ensino de língua portuguesa; 29-492236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/52191/60927Copyright (c) 2013 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPuzzo, Miriam Bauab2022-03-25T13:47:11Zoai:revistas.usp.br:article/52191Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:41.983955Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE
UMA LEITURA DO POEMA “CHORINHO” EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
title A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE
spellingShingle A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE
Puzzo, Miriam Bauab
Dialogical Analisis
Poem
Cecília Meireles
Accountability
Responsiveness.
análise dialógica
poema
Cecília Meireles
responsividade responsabilidade
title_short A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE
title_full A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE
title_fullStr A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE
title_full_unstemmed A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE
title_sort A READING OF THE POEM “CHORINHO” IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE
author Puzzo, Miriam Bauab
author_facet Puzzo, Miriam Bauab
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogical Analisis
Poem
Cecília Meireles
Accountability
Responsiveness.
análise dialógica
poema
Cecília Meireles
responsividade responsabilidade
topic Dialogical Analisis
Poem
Cecília Meireles
Accountability
Responsiveness.
análise dialógica
poema
Cecília Meireles
responsividade responsabilidade
description Este artigo apresenta a leitura do poema “Chorinho”, integrante da obra Vaga Música (1942) de Cecília Meireles, na perspectiva da análise dialógica do discurso de Bakhtin e do Círculo. Toma-se como referência os conceitos de responsividade e responsabilidade que fundamentam as reflexões de Bakhtin no ensaio “Hacia uma filosofia del acto ético” (1997) a respeito da arte, apontando as relações dialógicas estabelecidas entre o texto poético e o contexto social, tendo como referência primeira o eu-lírico do poema e a proposta poéticade Cecília Meireles. A partir do motivo musical do título e das imagens poéticas sugestivas do conflito do eu-lírico, demonstra-se o diálogo que se estabelece com o contexto sócio-histórico marcado pela ditadura militar da Era Vargas e pela Segunda Guerra Mundial. Contrariando a ideia corrente de que Cecília Meireles distanciava-se dos problemas de sua época, procura-se demonstrar que a sutileza de suas imagens, pautadas pela proximidade do universo musical popular, trazem a tensão e o sofrimento existencial marcado por um contexto social adverso. Sendo assim, os poemas representam uma atitude responsiva e responsável da autora, na perspectiva bakhtiniana, cumprindo uma proposta artística coerente com sua concepção estética de arte.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/52191
10.11606/issn.2236-4242.v26i1p29-49
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/52191
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v26i1p29-49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/52191/60927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 26 n. 1 (2013): Estudos literários, cultura e/ou ensino de língua portuguesa; 29-49
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893563777024