O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015 |
Resumo: | Com o objetivo de compreendermos até que ponto determinadas ações articuladas a cursos de formação contínua de pro-fessores de LP contribuem para abrir espaços de desenvolvimento no sentido da eficiência que Clot e Faita (2000) denominam como desenvolvimento do poder de agir, buscamos respostas para questões sobre como uma proposta de formação e de ensino de âmbito nacional tem sido interpretada, representada e colocada em prática por uma docente em escola pública. Com foco na implementação de uma sequência didática, a investigação busca dados empíricos na análise das representações dessa professora sobre o trabalho que foi prescrito e planejado por outrem. Algumas considerações apontadas como resultados da pesquisa apontam para um processo emergente da interação de contradições e conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante das atividades impedidas ou contrariadas por diferentes fatores próprios da situação de trabalho. |
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O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didáticaThe Work of the Portuguese Language Teacher: Singularities of the Genre of Activity Mediated by the Didactic SequenceProject for Didactic Transposition of Text GenresTeacher TrainingMother Tongue Teaching.Projetos para transposição didática de gêneros. Formação docente. Ensino de língua materna.Com o objetivo de compreendermos até que ponto determinadas ações articuladas a cursos de formação contínua de pro-fessores de LP contribuem para abrir espaços de desenvolvimento no sentido da eficiência que Clot e Faita (2000) denominam como desenvolvimento do poder de agir, buscamos respostas para questões sobre como uma proposta de formação e de ensino de âmbito nacional tem sido interpretada, representada e colocada em prática por uma docente em escola pública. Com foco na implementação de uma sequência didática, a investigação busca dados empíricos na análise das representações dessa professora sobre o trabalho que foi prescrito e planejado por outrem. Algumas considerações apontadas como resultados da pesquisa apontam para um processo emergente da interação de contradições e conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante das atividades impedidas ou contrariadas por diferentes fatores próprios da situação de trabalho.With the purpose of finding answers to questions mainly about how the proposed training and education has been inter-preted, represented and acted upon by teachers in public schools focusing on the implementation of the instructional sequence, the investigation seeks empirical data to analyze representations of a teacher on a task prescribed and planned by somebody else. Some considerations appointed as research results, indicate a process resulting from the interaction of contradictions and conflicts between the psychological resources already available on the teacher and the resultant tension from the precluded activities or countered by particular factors of the working condition.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/10501510.11606/issn.2236-4242.v28i2p154-171Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 154-1712236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015/106265https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015/146244Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaito, Cláudia L. N.Silva, Daniela daNascimento, Elvira Lopes2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/105015Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.928082Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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