O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saito, Cláudia L. N.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Daniela da, Nascimento, Elvira Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015
Resumo: Com o objetivo de compreendermos até que ponto determinadas ações articuladas a cursos de formação contínua de pro-fessores de LP contribuem para abrir espaços de desenvolvimento no sentido da eficiência que Clot e Faita (2000) denominam como desenvolvimento do poder de agir, buscamos respostas para questões sobre como uma proposta de formação e de ensino de âmbito nacional tem sido interpretada, representada e colocada em prática por uma docente em escola pública. Com foco na implementação de uma sequência didática, a investigação busca dados empíricos na análise das representações dessa professora sobre o trabalho que foi prescrito e planejado por outrem. Algumas considerações apontadas como resultados da pesquisa apontam para um processo emergente da interação de contradições e conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante das atividades impedidas ou contrariadas por diferentes fatores próprios da situação de trabalho.
id USP-36_3253344fcec873c068c9e6e53d4aa5e6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105015
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didáticaThe Work of the Portuguese Language Teacher: Singularities of the Genre of Activity Mediated by the Didactic SequenceProject for Didactic Transposition of Text GenresTeacher TrainingMother Tongue Teaching.Projetos para transposição didática de gêneros. Formação docente. Ensino de língua materna.Com o objetivo de compreendermos até que ponto determinadas ações articuladas a cursos de formação contínua de pro-fessores de LP contribuem para abrir espaços de desenvolvimento no sentido da eficiência que Clot e Faita (2000) denominam como desenvolvimento do poder de agir, buscamos respostas para questões sobre como uma proposta de formação e de ensino de âmbito nacional tem sido interpretada, representada e colocada em prática por uma docente em escola pública. Com foco na implementação de uma sequência didática, a investigação busca dados empíricos na análise das representações dessa professora sobre o trabalho que foi prescrito e planejado por outrem. Algumas considerações apontadas como resultados da pesquisa apontam para um processo emergente da interação de contradições e conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante das atividades impedidas ou contrariadas por diferentes fatores próprios da situação de trabalho.With the purpose of finding answers to questions mainly about how the proposed training and education has been inter-preted, represented and acted upon by teachers in public schools focusing on the implementation of the instructional sequence, the investigation seeks empirical data to analyze representations of a teacher on a task prescribed and planned by somebody else. Some considerations appointed as research results, indicate a process resulting from the interaction of contradictions and conflicts between the psychological resources already available on the teacher and the resultant tension from the precluded activities or countered by particular factors of the working condition.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/10501510.11606/issn.2236-4242.v28i2p154-171Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 154-1712236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015/106265https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015/146244Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaito, Cláudia L. N.Silva, Daniela daNascimento, Elvira Lopes2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/105015Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.928082Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
The Work of the Portuguese Language Teacher: Singularities of the Genre of Activity Mediated by the Didactic Sequence
title O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
spellingShingle O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
Saito, Cláudia L. N.
Project for Didactic Transposition of Text Genres
Teacher Training
Mother Tongue Teaching.
Projetos para transposição didática de gêneros. Formação docente. Ensino de língua materna.
title_short O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
title_full O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
title_fullStr O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
title_full_unstemmed O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
title_sort O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática
author Saito, Cláudia L. N.
author_facet Saito, Cláudia L. N.
Silva, Daniela da
Nascimento, Elvira Lopes
author_role author
author2 Silva, Daniela da
Nascimento, Elvira Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saito, Cláudia L. N.
Silva, Daniela da
Nascimento, Elvira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Project for Didactic Transposition of Text Genres
Teacher Training
Mother Tongue Teaching.
Projetos para transposição didática de gêneros. Formação docente. Ensino de língua materna.
topic Project for Didactic Transposition of Text Genres
Teacher Training
Mother Tongue Teaching.
Projetos para transposição didática de gêneros. Formação docente. Ensino de língua materna.
description Com o objetivo de compreendermos até que ponto determinadas ações articuladas a cursos de formação contínua de pro-fessores de LP contribuem para abrir espaços de desenvolvimento no sentido da eficiência que Clot e Faita (2000) denominam como desenvolvimento do poder de agir, buscamos respostas para questões sobre como uma proposta de formação e de ensino de âmbito nacional tem sido interpretada, representada e colocada em prática por uma docente em escola pública. Com foco na implementação de uma sequência didática, a investigação busca dados empíricos na análise das representações dessa professora sobre o trabalho que foi prescrito e planejado por outrem. Algumas considerações apontadas como resultados da pesquisa apontam para um processo emergente da interação de contradições e conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante das atividades impedidas ou contrariadas por diferentes fatores próprios da situação de trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p154-171
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p154-171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015/106265
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015/146244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 154-171
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894004178944