O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191979 |
Resumo: | Considerando a demanda pela universalização da educação escolar nos países da região sul-americana, este trabalho tem por objetivo discutir como as diretrizes curriculares, na Argentina e no Brasil, propõem o desenvolvimento da argumentação no componente Língua Materna. Delineamos, então, uma análise de discursos comparativa que observa como cada cultura discursiva em destaque desenvolve suas percepções quanto ao ensino de argumentação. Nosso corpus centra-se nos eixos de trabalho com linguagens nos documentos de diretrizes curriculares para o ensino médio na Argentina, Núcleos de Aprendizagen Prioritarios, e no Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Observamos que os discursos relacionados ao ensino de argumentação sugerem algumas aproximações quanto à ausência de uma base teórica para pensar o desenvolvimento desse conhecimento. Tal lacuna desdobra-se em semelhantes distanciamentos, no que tange à ausência de um ensino de argumentação concreto que ultrapasse as conformidades do desempenho em exames e avaliações externas. |
id |
USP-36_32a51d52f1056d359424c85fac19014c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/191979 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curricularesThe teaching of argumentation in Argentina and Brazil: similarities and differences in curriculum guidelinesLíngua materna Desenvolvimento da argumentação Análise de discursos comparativa BNCC NAPMother tongue Argumentation development Comparative discourse analysis BNCC NAPConsiderando a demanda pela universalização da educação escolar nos países da região sul-americana, este trabalho tem por objetivo discutir como as diretrizes curriculares, na Argentina e no Brasil, propõem o desenvolvimento da argumentação no componente Língua Materna. Delineamos, então, uma análise de discursos comparativa que observa como cada cultura discursiva em destaque desenvolve suas percepções quanto ao ensino de argumentação. Nosso corpus centra-se nos eixos de trabalho com linguagens nos documentos de diretrizes curriculares para o ensino médio na Argentina, Núcleos de Aprendizagen Prioritarios, e no Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Observamos que os discursos relacionados ao ensino de argumentação sugerem algumas aproximações quanto à ausência de uma base teórica para pensar o desenvolvimento desse conhecimento. Tal lacuna desdobra-se em semelhantes distanciamentos, no que tange à ausência de um ensino de argumentação concreto que ultrapasse as conformidades do desempenho em exames e avaliações externas.Considering the demands for universal compliance of school education in the countries of the South American region, this paper aims to discuss how curriculum guidelines, in Argentina and Brazil, propose the development of argumentation in the mother language component. We then outline a comparative discourse analysis that observes how each discursive culture in focus develops its perceptions regarding the teaching of argumentation. Our corpus focuses on the language practices in the curriculum guidelines documents for high school in Argentina, Núcleos de Aprendizagen Prioritarios, and in Brazil, Base Nacional Comum Curricular. We conclude that the discourses related to the teaching of argumentation suggest some similarities regarding the absence of a theoretical basis to reflect upon the development of this expertise. Such a gap unfolds in similarly divergent patterns, regarding the absence of a concrete teaching of argumentation that goes beyond the performance in exams and external evaluations.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/19197910.11606/issn.2236-4242.v35i2p77-99Linha D'Água; v. 35 n. 2 (2022): A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem; 77-992236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191979/185030https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191979/197199Copyright (c) 2022 Sheyla Fabrícia Alves Lima, Yuri Andrei Batista Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Lima, Sheyla FabríciaSantos, Yuri Andrei Batista2024-03-13T12:09:10Zoai:revistas.usp.br:article/191979Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-13T12:09:10Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares The teaching of argumentation in Argentina and Brazil: similarities and differences in curriculum guidelines |
title |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares |
spellingShingle |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares Alves Lima, Sheyla Fabrícia Língua materna Desenvolvimento da argumentação Análise de discursos comparativa BNCC NAP Mother tongue Argumentation development Comparative discourse analysis BNCC NAP |
title_short |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares |
title_full |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares |
title_fullStr |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares |
title_full_unstemmed |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares |
title_sort |
O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares |
author |
Alves Lima, Sheyla Fabrícia |
author_facet |
Alves Lima, Sheyla Fabrícia Santos, Yuri Andrei Batista |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Yuri Andrei Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Lima, Sheyla Fabrícia Santos, Yuri Andrei Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua materna Desenvolvimento da argumentação Análise de discursos comparativa BNCC NAP Mother tongue Argumentation development Comparative discourse analysis BNCC NAP |
topic |
Língua materna Desenvolvimento da argumentação Análise de discursos comparativa BNCC NAP Mother tongue Argumentation development Comparative discourse analysis BNCC NAP |
description |
Considerando a demanda pela universalização da educação escolar nos países da região sul-americana, este trabalho tem por objetivo discutir como as diretrizes curriculares, na Argentina e no Brasil, propõem o desenvolvimento da argumentação no componente Língua Materna. Delineamos, então, uma análise de discursos comparativa que observa como cada cultura discursiva em destaque desenvolve suas percepções quanto ao ensino de argumentação. Nosso corpus centra-se nos eixos de trabalho com linguagens nos documentos de diretrizes curriculares para o ensino médio na Argentina, Núcleos de Aprendizagen Prioritarios, e no Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Observamos que os discursos relacionados ao ensino de argumentação sugerem algumas aproximações quanto à ausência de uma base teórica para pensar o desenvolvimento desse conhecimento. Tal lacuna desdobra-se em semelhantes distanciamentos, no que tange à ausência de um ensino de argumentação concreto que ultrapasse as conformidades do desempenho em exames e avaliações externas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191979 10.11606/issn.2236-4242.v35i2p77-99 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191979 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v35i2p77-99 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191979/185030 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191979/197199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Sheyla Fabrícia Alves Lima, Yuri Andrei Batista Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Sheyla Fabrícia Alves Lima, Yuri Andrei Batista Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 35 n. 2 (2022): A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem; 77-99 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221891999301632 |