Peleja histórica de Inácio da Catingueira e Romano Caluête: uma análise dialógica do repente brasileiro
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/169972 |
Resumo: | O presente artigo analisa o registro de um episódio da poesia oral de repente brasileira conhecido como ‘peleja histórica’, ocorrido na cidade de Patos, na Paraíba, no ano de 1874, entre os cantadores Inácio da Catingueira e Romano Caluête. Com base em alguns conceitos de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochínov, a análise busca compreender de que modo os valores dominantes contribuem para constituir no discurso poético um contraponto à cosmovisão carnavalesca fortemente presente no gênero repente, próprio da cultura popular. Além disso, a observação procurou investigar de que modo certa orientação social pode reafirmar o discurso racista como fonte de conflito axiológico na obra analisada. Foram encontrados, na pesquisa, elementos discursivos que demonstram o valor da poesia de repente como gênero literário e o embate entre valorações sociais conflitantes marcadas na cultura popular do nordeste brasileiro, durante o período de produção da obra analisada. |
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Peleja histórica de Inácio da Catingueira e Romano Caluête: uma análise dialógica do repente brasileiroHistorical Battle of Inácio da Catingueira and Romano Caluête: a Dialogical Analysis of Brazilian RepenteRepenteCosmovisão carnavalescaCultura popularOrientação social do discursoRepenteCarnivalesque WorldviewPopular CultureSocial Orientation of SpeechO presente artigo analisa o registro de um episódio da poesia oral de repente brasileira conhecido como ‘peleja histórica’, ocorrido na cidade de Patos, na Paraíba, no ano de 1874, entre os cantadores Inácio da Catingueira e Romano Caluête. Com base em alguns conceitos de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochínov, a análise busca compreender de que modo os valores dominantes contribuem para constituir no discurso poético um contraponto à cosmovisão carnavalesca fortemente presente no gênero repente, próprio da cultura popular. Além disso, a observação procurou investigar de que modo certa orientação social pode reafirmar o discurso racista como fonte de conflito axiológico na obra analisada. Foram encontrados, na pesquisa, elementos discursivos que demonstram o valor da poesia de repente como gênero literário e o embate entre valorações sociais conflitantes marcadas na cultura popular do nordeste brasileiro, durante o período de produção da obra analisada.This article analyzes the record of an episode of the Repente Brazilian oral poetry known as ‘peleja histórica’ (historical battle), which took place in the city of Patos, Paraíba, in 1874, between the singers Inácio da Catingueira and Romano Caluête. Based on some concepts by Mikhail Bakhtin and Valentin Volochinov, the analysis seeks to understand how the dominant values contribute to constitute, in the poetic discourse, a counterpoint to the carnivalesque worldview strongly present in a genre known as repente, characteristic of the popular culture. Moreover, the observation sought to investigate how a certain social orientation can reaffirm a racist discourse as a source of axiological conflict in the analyzed work. Discursive elements were found in the research, which demonstrate the value of the poetry found in the repente as a literary genre and the clash between conflicting social values marked in the popular culture of northeastern Brazil, during the period of production regarding the analyzed work.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/16997210.11606/issn.2236-4242.v33i3p247-265Linha D'Água; v. 33 n. 3 (2020): O autor e o ser humano por trás de “Problemas da criação de Dostoiévski” (1929); 247-2652236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/169972/165159https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/169972/171076Copyright (c) 2020 Mayra Pinto, Sandino Patriota de Almeida Coelhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, MayraCoelho, Sandino Patriota de Almeida2022-03-25T13:42:02Zoai:revistas.usp.br:article/169972Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:55.874142Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente artigo analisa o registro de um episódio da poesia oral de repente brasileira conhecido como ‘peleja histórica’, ocorrido na cidade de Patos, na Paraíba, no ano de 1874, entre os cantadores Inácio da Catingueira e Romano Caluête. Com base em alguns conceitos de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochínov, a análise busca compreender de que modo os valores dominantes contribuem para constituir no discurso poético um contraponto à cosmovisão carnavalesca fortemente presente no gênero repente, próprio da cultura popular. Além disso, a observação procurou investigar de que modo certa orientação social pode reafirmar o discurso racista como fonte de conflito axiológico na obra analisada. Foram encontrados, na pesquisa, elementos discursivos que demonstram o valor da poesia de repente como gênero literário e o embate entre valorações sociais conflitantes marcadas na cultura popular do nordeste brasileiro, durante o período de produção da obra analisada. |
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