Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Kleiane Bezerra de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211304
Resumo: Neste artigo, temos como objetivo mais amplo propor uma reflexão sobre as relações entre o tópico discursivo e a argumentação de candidatos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partimos da redefinição dos traços caracterizadores das propriedades tópicas, centração e organicidade, para explorar a construção argumentativa tendo em vista a definição de subtópicos mais concernentes à defesa do ponto de vista. Deste modo, demonstramos, com base nas conclusões de nossa tese de doutorado, como se dá a hierarquização de informações com base no alargamento e no aprofundamento de subtópicos em uma redação nota mil da edição do Enem 2022, tendo em vista a construção de um quadro tópico. Acreditamos que as reflexões engendradas podem subsidiar o trabalho docente, na medida em que o exercício de análise da organização tópica beneficia os candidatos do Enem com o desenvolvimento da habilidade de organização de ideias.
id USP-36_3befc3bdf22025cd86cddd45b4b0bd67
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211304
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem EssaysPropriedades discursivas como estratégia argumentativa em redações do EnemArgumentaçãoTrabalho docenteOrganização tópicaAlargamentoAprofundamentoArgumentationTeaching workTopic organizationBroadeningDeepeningNeste artigo, temos como objetivo mais amplo propor uma reflexão sobre as relações entre o tópico discursivo e a argumentação de candidatos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partimos da redefinição dos traços caracterizadores das propriedades tópicas, centração e organicidade, para explorar a construção argumentativa tendo em vista a definição de subtópicos mais concernentes à defesa do ponto de vista. Deste modo, demonstramos, com base nas conclusões de nossa tese de doutorado, como se dá a hierarquização de informações com base no alargamento e no aprofundamento de subtópicos em uma redação nota mil da edição do Enem 2022, tendo em vista a construção de um quadro tópico. Acreditamos que as reflexões engendradas podem subsidiar o trabalho docente, na medida em que o exercício de análise da organização tópica beneficia os candidatos do Enem com o desenvolvimento da habilidade de organização de ideias.In the following article, our extensive objective is to propose a reflection on the relationship between the discursive topic and the argumentation provided by candidates in Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) essays. Our starting point is the redefinition of the characterizing traits of topic properties, namely centering and organicity, to explore argumentative development by the means of defining the most relevant subtopics to the defense of one’s point of view in dissertation-argumentative texts. Therefore, we analyze, based on the conclusions of our doctoral thesis, how hierarchization of information ensues in regard to the broadening and deepening of subtopics in a maximum grade essay of Enem 2022, all considering the elaboration of a discursive topic table. We believe that the reflections engendered by this article can subsidize teaching work, insofar as the exercise of analyzing the topic organization benefits Enem candidates by developing their ability to organize ideas.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21130410.11606/issn.2236-4242.v36i3p242-256Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 242-2562236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211304/201988https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211304/203170Copyright (c) 2023 Kleiane Bezerra de Sáhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSá, Kleiane Bezerra de2024-03-02T14:14:34Zoai:revistas.usp.br:article/211304Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:14:34Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays
Propriedades discursivas como estratégia argumentativa em redações do Enem
title Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays
spellingShingle Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays
Sá, Kleiane Bezerra de
Argumentação
Trabalho docente
Organização tópica
Alargamento
Aprofundamento
Argumentation
Teaching work
Topic organization
Broadening
Deepening
title_short Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays
title_full Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays
title_fullStr Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays
title_full_unstemmed Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays
title_sort Discursive Properties as Argumentative Strategy in Enem Essays
author Sá, Kleiane Bezerra de
author_facet Sá, Kleiane Bezerra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Kleiane Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Trabalho docente
Organização tópica
Alargamento
Aprofundamento
Argumentation
Teaching work
Topic organization
Broadening
Deepening
topic Argumentação
Trabalho docente
Organização tópica
Alargamento
Aprofundamento
Argumentation
Teaching work
Topic organization
Broadening
Deepening
description Neste artigo, temos como objetivo mais amplo propor uma reflexão sobre as relações entre o tópico discursivo e a argumentação de candidatos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partimos da redefinição dos traços caracterizadores das propriedades tópicas, centração e organicidade, para explorar a construção argumentativa tendo em vista a definição de subtópicos mais concernentes à defesa do ponto de vista. Deste modo, demonstramos, com base nas conclusões de nossa tese de doutorado, como se dá a hierarquização de informações com base no alargamento e no aprofundamento de subtópicos em uma redação nota mil da edição do Enem 2022, tendo em vista a construção de um quadro tópico. Acreditamos que as reflexões engendradas podem subsidiar o trabalho docente, na medida em que o exercício de análise da organização tópica beneficia os candidatos do Enem com o desenvolvimento da habilidade de organização de ideias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211304
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p242-256
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211304
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p242-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211304/201988
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211304/203170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Kleiane Bezerra de Sá
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Kleiane Bezerra de Sá
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 242-256
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892046487552