Textual Criticism Jumps the School Wall

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Morandini, Gabriela de Souza, Silva, Lilian Barros de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148
Resumo: O texto apresenta a proposta de pesquisa, em andamento, que estuda a transmissão de textos literários em material didático (livros, apostilas, textos paradidáticos) nas aulas de literatura. Tem como objetivos: (i) fazer o levantamento e a classificação das variantes surgidas no processo de transmissão das obras nesse tipo de material; (ii) investigar a gênese das variantes na transmissão desse material para encontrar o motivo do surgimento das alterações; (iii) discutir a influência dessas alterações numa análise crítico-literária da obra e do seu autor. A pesquisa tem como guia a base teórico-metodológica proposta para a Crítica Textual. Para a classificação ou tipologia das variantes, segue-se a proposta de Blecua (1983). Para análise e identificação dos padrões ou modelos gerais e específicos que regem as modificações sucedidas nos textos literários, o estudo apoia-se em Cambraia e Laranjeira (2010). São expostas partes das análises já realizadas em Quincas Borba, de Machado de Assis, e Iracema, de José de Alencar. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir positivamente na produção do material didático e, consequentemente, na formação de professores de língua e literatura.
id USP-36_440396fb929f9dceca278742dbc8b86c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/146148
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Textual Criticism Jumps the School WallA crítica textual pula o muro da escolaTextual Criticism;Brazilian Literature;Iracema;Quincas BorbaSchoolbookscrítica textualliteratura brasileiraIracemaQuincas Borbamaterial didático.O texto apresenta a proposta de pesquisa, em andamento, que estuda a transmissão de textos literários em material didático (livros, apostilas, textos paradidáticos) nas aulas de literatura. Tem como objetivos: (i) fazer o levantamento e a classificação das variantes surgidas no processo de transmissão das obras nesse tipo de material; (ii) investigar a gênese das variantes na transmissão desse material para encontrar o motivo do surgimento das alterações; (iii) discutir a influência dessas alterações numa análise crítico-literária da obra e do seu autor. A pesquisa tem como guia a base teórico-metodológica proposta para a Crítica Textual. Para a classificação ou tipologia das variantes, segue-se a proposta de Blecua (1983). Para análise e identificação dos padrões ou modelos gerais e específicos que regem as modificações sucedidas nos textos literários, o estudo apoia-se em Cambraia e Laranjeira (2010). São expostas partes das análises já realizadas em Quincas Borba, de Machado de Assis, e Iracema, de José de Alencar. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir positivamente na produção do material didático e, consequentemente, na formação de professores de língua e literatura.The goal of this article is to present an ongoing research about the transmission of literary texts in a range of schoolbooks used in Brazilian Literature classes. The aims of this research are: (i) the identification and classification of variants that appear in instructional materials during the process of transmission of literary texts; (ii) the investigation into the genesis of those variants in order to understand the reasons why changes take place; (iii) the discussion on the influence of those changes regarding the critical and literary analysis of the text and its author. The theoretical and methodological basis of this research is the one proposed by the Textual Criticism. The classification of the variants follows Blecua’s proposal. To analyse and identify general and specific patterns of variation, the research is supported by Cambraia and Laranjeira. The excerpts presented in this article are from the already investigated texts Quincas Borbas, by Machado de Assis, and Iracema, by José de Alencar. The results of this research might positively contribute to the production of schoolbooks and, as a consequence, to Language and Literature teacher training.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/14614810.11606/issn.2236-4242.v31i2p159176Linha D'Água; v. 31 n. 2 (2018): Filologia e Crítica Textual: homenagem a Ivo Castro; 1591762236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148/147457https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148/148449Copyright (c) 2018 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago-Almeida, Manoel MourivaldoMorandini, Gabriela de SouzaSilva, Lilian Barros de Abreu2022-03-25T13:44:04Zoai:revistas.usp.br:article/146148Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:52.152038Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Textual Criticism Jumps the School Wall
A crítica textual pula o muro da escola
title Textual Criticism Jumps the School Wall
spellingShingle Textual Criticism Jumps the School Wall
Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo
Textual Criticism;
Brazilian Literature;
Iracema;
Quincas Borba
Schoolbooks
crítica textual
literatura brasileira
Iracema
Quincas Borba
material didático.
title_short Textual Criticism Jumps the School Wall
title_full Textual Criticism Jumps the School Wall
title_fullStr Textual Criticism Jumps the School Wall
title_full_unstemmed Textual Criticism Jumps the School Wall
title_sort Textual Criticism Jumps the School Wall
author Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo
author_facet Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo
Morandini, Gabriela de Souza
Silva, Lilian Barros de Abreu
author_role author
author2 Morandini, Gabriela de Souza
Silva, Lilian Barros de Abreu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo
Morandini, Gabriela de Souza
Silva, Lilian Barros de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Textual Criticism;
Brazilian Literature;
Iracema;
Quincas Borba
Schoolbooks
crítica textual
literatura brasileira
Iracema
Quincas Borba
material didático.
topic Textual Criticism;
Brazilian Literature;
Iracema;
Quincas Borba
Schoolbooks
crítica textual
literatura brasileira
Iracema
Quincas Borba
material didático.
description O texto apresenta a proposta de pesquisa, em andamento, que estuda a transmissão de textos literários em material didático (livros, apostilas, textos paradidáticos) nas aulas de literatura. Tem como objetivos: (i) fazer o levantamento e a classificação das variantes surgidas no processo de transmissão das obras nesse tipo de material; (ii) investigar a gênese das variantes na transmissão desse material para encontrar o motivo do surgimento das alterações; (iii) discutir a influência dessas alterações numa análise crítico-literária da obra e do seu autor. A pesquisa tem como guia a base teórico-metodológica proposta para a Crítica Textual. Para a classificação ou tipologia das variantes, segue-se a proposta de Blecua (1983). Para análise e identificação dos padrões ou modelos gerais e específicos que regem as modificações sucedidas nos textos literários, o estudo apoia-se em Cambraia e Laranjeira (2010). São expostas partes das análises já realizadas em Quincas Borba, de Machado de Assis, e Iracema, de José de Alencar. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir positivamente na produção do material didático e, consequentemente, na formação de professores de língua e literatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148
10.11606/issn.2236-4242.v31i2p159176
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v31i2p159176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148/147457
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148/148449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 31 n. 2 (2018): Filologia e Crítica Textual: homenagem a Ivo Castro; 159176
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894449823744