Textual Criticism Jumps the School Wall
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148 |
Resumo: | O texto apresenta a proposta de pesquisa, em andamento, que estuda a transmissão de textos literários em material didático (livros, apostilas, textos paradidáticos) nas aulas de literatura. Tem como objetivos: (i) fazer o levantamento e a classificação das variantes surgidas no processo de transmissão das obras nesse tipo de material; (ii) investigar a gênese das variantes na transmissão desse material para encontrar o motivo do surgimento das alterações; (iii) discutir a influência dessas alterações numa análise crítico-literária da obra e do seu autor. A pesquisa tem como guia a base teórico-metodológica proposta para a Crítica Textual. Para a classificação ou tipologia das variantes, segue-se a proposta de Blecua (1983). Para análise e identificação dos padrões ou modelos gerais e específicos que regem as modificações sucedidas nos textos literários, o estudo apoia-se em Cambraia e Laranjeira (2010). São expostas partes das análises já realizadas em Quincas Borba, de Machado de Assis, e Iracema, de José de Alencar. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir positivamente na produção do material didático e, consequentemente, na formação de professores de língua e literatura. |
id |
USP-36_440396fb929f9dceca278742dbc8b86c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/146148 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Textual Criticism Jumps the School WallA crítica textual pula o muro da escolaTextual Criticism;Brazilian Literature;Iracema;Quincas BorbaSchoolbookscrítica textualliteratura brasileiraIracemaQuincas Borbamaterial didático.O texto apresenta a proposta de pesquisa, em andamento, que estuda a transmissão de textos literários em material didático (livros, apostilas, textos paradidáticos) nas aulas de literatura. Tem como objetivos: (i) fazer o levantamento e a classificação das variantes surgidas no processo de transmissão das obras nesse tipo de material; (ii) investigar a gênese das variantes na transmissão desse material para encontrar o motivo do surgimento das alterações; (iii) discutir a influência dessas alterações numa análise crítico-literária da obra e do seu autor. A pesquisa tem como guia a base teórico-metodológica proposta para a Crítica Textual. Para a classificação ou tipologia das variantes, segue-se a proposta de Blecua (1983). Para análise e identificação dos padrões ou modelos gerais e específicos que regem as modificações sucedidas nos textos literários, o estudo apoia-se em Cambraia e Laranjeira (2010). São expostas partes das análises já realizadas em Quincas Borba, de Machado de Assis, e Iracema, de José de Alencar. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir positivamente na produção do material didático e, consequentemente, na formação de professores de língua e literatura.The goal of this article is to present an ongoing research about the transmission of literary texts in a range of schoolbooks used in Brazilian Literature classes. The aims of this research are: (i) the identification and classification of variants that appear in instructional materials during the process of transmission of literary texts; (ii) the investigation into the genesis of those variants in order to understand the reasons why changes take place; (iii) the discussion on the influence of those changes regarding the critical and literary analysis of the text and its author. The theoretical and methodological basis of this research is the one proposed by the Textual Criticism. The classification of the variants follows Blecua’s proposal. To analyse and identify general and specific patterns of variation, the research is supported by Cambraia and Laranjeira. The excerpts presented in this article are from the already investigated texts Quincas Borbas, by Machado de Assis, and Iracema, by José de Alencar. The results of this research might positively contribute to the production of schoolbooks and, as a consequence, to Language and Literature teacher training.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/14614810.11606/issn.2236-4242.v31i2p159176Linha D'Água; v. 31 n. 2 (2018): Filologia e Crítica Textual: homenagem a Ivo Castro; 1591762236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148/147457https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148/148449Copyright (c) 2018 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago-Almeida, Manoel MourivaldoMorandini, Gabriela de SouzaSilva, Lilian Barros de Abreu2022-03-25T13:44:04Zoai:revistas.usp.br:article/146148Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:52.152038Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textual Criticism Jumps the School Wall A crítica textual pula o muro da escola |
title |
Textual Criticism Jumps the School Wall |
spellingShingle |
Textual Criticism Jumps the School Wall Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo Textual Criticism; Brazilian Literature; Iracema; Quincas Borba Schoolbooks crítica textual literatura brasileira Iracema Quincas Borba material didático. |
title_short |
Textual Criticism Jumps the School Wall |
title_full |
Textual Criticism Jumps the School Wall |
title_fullStr |
Textual Criticism Jumps the School Wall |
title_full_unstemmed |
Textual Criticism Jumps the School Wall |
title_sort |
Textual Criticism Jumps the School Wall |
author |
Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo |
author_facet |
Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo Morandini, Gabriela de Souza Silva, Lilian Barros de Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Morandini, Gabriela de Souza Silva, Lilian Barros de Abreu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo Morandini, Gabriela de Souza Silva, Lilian Barros de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Textual Criticism; Brazilian Literature; Iracema; Quincas Borba Schoolbooks crítica textual literatura brasileira Iracema Quincas Borba material didático. |
topic |
Textual Criticism; Brazilian Literature; Iracema; Quincas Borba Schoolbooks crítica textual literatura brasileira Iracema Quincas Borba material didático. |
description |
O texto apresenta a proposta de pesquisa, em andamento, que estuda a transmissão de textos literários em material didático (livros, apostilas, textos paradidáticos) nas aulas de literatura. Tem como objetivos: (i) fazer o levantamento e a classificação das variantes surgidas no processo de transmissão das obras nesse tipo de material; (ii) investigar a gênese das variantes na transmissão desse material para encontrar o motivo do surgimento das alterações; (iii) discutir a influência dessas alterações numa análise crítico-literária da obra e do seu autor. A pesquisa tem como guia a base teórico-metodológica proposta para a Crítica Textual. Para a classificação ou tipologia das variantes, segue-se a proposta de Blecua (1983). Para análise e identificação dos padrões ou modelos gerais e específicos que regem as modificações sucedidas nos textos literários, o estudo apoia-se em Cambraia e Laranjeira (2010). São expostas partes das análises já realizadas em Quincas Borba, de Machado de Assis, e Iracema, de José de Alencar. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir positivamente na produção do material didático e, consequentemente, na formação de professores de língua e literatura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148 10.11606/issn.2236-4242.v31i2p159176 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v31i2p159176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148/147457 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146148/148449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 31 n. 2 (2018): Filologia e Crítica Textual: homenagem a Ivo Castro; 159176 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894449823744 |