Melos: uma prova retórica nas canções em perspectiva semiótica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/120004 |
Resumo: | Teremos, neste trabalho, a exposição de uma abordagem ao texto cancional como uma situação retórica específica. Evidenciaremos a melos, assimilada como todos os aspectos musicais da canção, como uma prova retórica que se articula à tradicional trilogia: ethos, logos e pathos. Dessa forma, abordaremos, discursivamente, a maneira como os elementos musicais de uma canção podem funcionar como recursos persuasivos. Utilizaremos um arcabouço teórico interdisciplinar, articulando a retórica clássica à semiótica aplicada à canção. Como corpus, teremos a análise de uma amostragem de canções buarquianas de temática sócio-política composta e gravada durante o período da ditadura. |
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Melos: uma prova retórica nas canções em perspectiva semióticaMelos: a Rhetoric Proof in Songs in Semiotic PerspectiveMelosEthosLogosPathosCanção.MelosEthosLogosPathosSong.Teremos, neste trabalho, a exposição de uma abordagem ao texto cancional como uma situação retórica específica. Evidenciaremos a melos, assimilada como todos os aspectos musicais da canção, como uma prova retórica que se articula à tradicional trilogia: ethos, logos e pathos. Dessa forma, abordaremos, discursivamente, a maneira como os elementos musicais de uma canção podem funcionar como recursos persuasivos. Utilizaremos um arcabouço teórico interdisciplinar, articulando a retórica clássica à semiótica aplicada à canção. Como corpus, teremos a análise de uma amostragem de canções buarquianas de temática sócio-política composta e gravada durante o período da ditadura.We will have, in this work, the exposure of an approach to cancional text as a specific rhetorical situation. We assimilated the melos as all musical aspects of the song as a rhetorical proof that articulates the traditional trilogy: ethos, logos and pathos. We will use an interdisciplinary theoretical framework, articulating the classical rhetoric to semiotics applied to the song, exploring, from this model, discursive aspects of cancional text. As corpus, we have the analysis of a buarquiana song sample sociopolitical theme composed and recorded during the period of dictatorship.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/12000410.11606/issn.2236-4242.v29i2p221-245Linha D'Água; v. 29 n. 2 (2016): A argumentação nos estudos do texto e do discurso; 221-2452236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/120004/120199https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/120004/147255Copyright (c) 2016 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adriano Dantas de2022-03-25T13:45:11Zoai:revistas.usp.br:article/120004Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:49.547796Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Teremos, neste trabalho, a exposição de uma abordagem ao texto cancional como uma situação retórica específica. Evidenciaremos a melos, assimilada como todos os aspectos musicais da canção, como uma prova retórica que se articula à tradicional trilogia: ethos, logos e pathos. Dessa forma, abordaremos, discursivamente, a maneira como os elementos musicais de uma canção podem funcionar como recursos persuasivos. Utilizaremos um arcabouço teórico interdisciplinar, articulando a retórica clássica à semiótica aplicada à canção. Como corpus, teremos a análise de uma amostragem de canções buarquianas de temática sócio-política composta e gravada durante o período da ditadura. |
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