Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663 |
Resumo: | Neste trabalho, tomando como ponto de partida a entrada dos textos jornalísticos no ensino de português, no Brasil, e suas diferentes perspectivas de abordagem nas últimas décadas, situados na perspectiva enunciativo-discursiva de ensino de língua, pretendemos discutir fundamentos do letramento midiático e perspectivas de trabalho com a esfera jornalística, em sala de aula. O acento apreciativo deste texto é o de que esse trabalho deve estar voltado não só para uma apropriação contextualizada dos gêneros jornalísticos, mas também, e principalmente, para a vivência significativa de prática sociais próprias dessa esfera e para a problematização crítica dos usos da língua, no diálogo com outras linguagens, a fim de que se formem sujeitos capazes de construir, nas práticas de leitura e de produção de textos, contrapalavras reflexivas e críticas acerca das questões éticas, estéticas e políticas com as quais se depara em suas práticas de letramentos. |
id |
USP-36_71c8586807e8b982524a412557694ba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/127663 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-WordLetramento midiático no ensino de português: a formação da contrapalavra críticaletramento midiáticoesfera jornalísticaensino de português.Media literacyJournalistic SpherePortuguese Teaching.Neste trabalho, tomando como ponto de partida a entrada dos textos jornalísticos no ensino de português, no Brasil, e suas diferentes perspectivas de abordagem nas últimas décadas, situados na perspectiva enunciativo-discursiva de ensino de língua, pretendemos discutir fundamentos do letramento midiático e perspectivas de trabalho com a esfera jornalística, em sala de aula. O acento apreciativo deste texto é o de que esse trabalho deve estar voltado não só para uma apropriação contextualizada dos gêneros jornalísticos, mas também, e principalmente, para a vivência significativa de prática sociais próprias dessa esfera e para a problematização crítica dos usos da língua, no diálogo com outras linguagens, a fim de que se formem sujeitos capazes de construir, nas práticas de leitura e de produção de textos, contrapalavras reflexivas e críticas acerca das questões éticas, estéticas e políticas com as quais se depara em suas práticas de letramentos.In this work, taking as a starting point the entry of journalistic texts into the teaching of Portuguese language in Brazil and its different approach perspectives on the last decades, situated in the enunciative-discursive perspective of language teaching, we intend to discuss fundamentals of media literacy and perspectives of work with the journalistic sphere in classroom. The appreciative accent of this text is that this pedagogical work must be focused not only on a contextualized appropriation of journalistic genres, but also, and mainly, for the meaningful experience of social practices of this sphere and on the critical problematization of the uses of language, in dialogue with other languages, in order to form subjects capable of constructing, in the practices of reading and producing texts, reflexive and critical counter-words on the ethical, aesthetic and political issues with which they are confronted in their literacy practice.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/12766310.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91Linha D'Água; v. 30 n. 2 (2017): Leitura: abrangência e estratégias; 71-912236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663/135263https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663/147273Copyright (c) 2017 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jacqueline PeixotoSimões, Pedro Henrique de Oliveira2022-03-25T13:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/127663Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:50.177769Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word Letramento midiático no ensino de português: a formação da contrapalavra crítica |
title |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word |
spellingShingle |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word Barbosa, Jacqueline Peixoto letramento midiático esfera jornalística ensino de português. Media literacy Journalistic Sphere Portuguese Teaching. |
title_short |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word |
title_full |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word |
title_fullStr |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word |
title_full_unstemmed |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word |
title_sort |
Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word |
author |
Barbosa, Jacqueline Peixoto |
author_facet |
Barbosa, Jacqueline Peixoto Simões, Pedro Henrique de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Pedro Henrique de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jacqueline Peixoto Simões, Pedro Henrique de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento midiático esfera jornalística ensino de português. Media literacy Journalistic Sphere Portuguese Teaching. |
topic |
letramento midiático esfera jornalística ensino de português. Media literacy Journalistic Sphere Portuguese Teaching. |
description |
Neste trabalho, tomando como ponto de partida a entrada dos textos jornalísticos no ensino de português, no Brasil, e suas diferentes perspectivas de abordagem nas últimas décadas, situados na perspectiva enunciativo-discursiva de ensino de língua, pretendemos discutir fundamentos do letramento midiático e perspectivas de trabalho com a esfera jornalística, em sala de aula. O acento apreciativo deste texto é o de que esse trabalho deve estar voltado não só para uma apropriação contextualizada dos gêneros jornalísticos, mas também, e principalmente, para a vivência significativa de prática sociais próprias dessa esfera e para a problematização crítica dos usos da língua, no diálogo com outras linguagens, a fim de que se formem sujeitos capazes de construir, nas práticas de leitura e de produção de textos, contrapalavras reflexivas e críticas acerca das questões éticas, estéticas e políticas com as quais se depara em suas práticas de letramentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663 10.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663/135263 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663/147273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 30 n. 2 (2017): Leitura: abrangência e estratégias; 71-91 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894073384960 |