Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jacqueline Peixoto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simões, Pedro Henrique de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663
Resumo: Neste trabalho, tomando como ponto de partida a entrada dos textos jornalísticos no ensino de português, no Brasil, e suas diferentes perspectivas de abordagem nas últimas décadas, situados na perspectiva enunciativo-discursiva de ensino de língua, pretendemos discutir fundamentos do letramento midiático e perspectivas de trabalho com a esfera jornalística, em sala de aula. O acento apreciativo deste texto é o de que esse trabalho deve estar voltado não só para uma apropriação contextualizada dos gêneros jornalísticos, mas também, e principalmente, para a vivência significativa de prática sociais próprias dessa esfera e para a problematização crítica dos usos da língua, no diálogo com outras linguagens, a fim de que se formem sujeitos capazes de construir, nas práticas de leitura e de produção de textos, contrapalavras reflexivas e críticas acerca das questões éticas, estéticas e políticas com as quais se depara em suas práticas de letramentos.
id USP-36_71c8586807e8b982524a412557694ba5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/127663
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-WordLetramento midiático no ensino de português: a formação da contrapalavra críticaletramento midiáticoesfera jornalísticaensino de português.Media literacyJournalistic SpherePortuguese Teaching.Neste trabalho, tomando como ponto de partida a entrada dos textos jornalísticos no ensino de português, no Brasil, e suas diferentes perspectivas de abordagem nas últimas décadas, situados na perspectiva enunciativo-discursiva de ensino de língua, pretendemos discutir fundamentos do letramento midiático e perspectivas de trabalho com a esfera jornalística, em sala de aula. O acento apreciativo deste texto é o de que esse trabalho deve estar voltado não só para uma apropriação contextualizada dos gêneros jornalísticos, mas também, e principalmente, para a vivência significativa de prática sociais próprias dessa esfera e para a problematização crítica dos usos da língua, no diálogo com outras linguagens, a fim de que se formem sujeitos capazes de construir, nas práticas de leitura e de produção de textos, contrapalavras reflexivas e críticas acerca das questões éticas, estéticas e políticas com as quais se depara em suas práticas de letramentos.In this work, taking as a starting point the entry of journalistic texts into the teaching of Portuguese language in Brazil and its different approach perspectives on the last decades, situated in the enunciative-discursive perspective of language teaching, we intend to discuss fundamentals of media literacy and perspectives of work with the journalistic sphere in classroom. The appreciative accent of this text is that this pedagogical work must be focused not only on a contextualized appropriation of journalistic genres, but also, and mainly, for the meaningful experience of social practices of this sphere and on the critical problematization of the uses of language, in dialogue with other languages, in order to form subjects capable of constructing, in the practices of reading and producing texts, reflexive and critical counter-words on the ethical, aesthetic and political issues with which they are confronted in their literacy practice.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/12766310.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91Linha D'Água; v. 30 n. 2 (2017): Leitura: abrangência e estratégias; 71-912236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663/135263https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663/147273Copyright (c) 2017 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jacqueline PeixotoSimões, Pedro Henrique de Oliveira2022-03-25T13:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/127663Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:50.177769Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
Letramento midiático no ensino de português: a formação da contrapalavra crítica
title Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
spellingShingle Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
Barbosa, Jacqueline Peixoto
letramento midiático
esfera jornalística
ensino de português.
Media literacy
Journalistic Sphere
Portuguese Teaching.
title_short Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
title_full Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
title_fullStr Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
title_full_unstemmed Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
title_sort Media Literacy in the Teaching of Portuguese: the Formation of Critical Counter-Word
author Barbosa, Jacqueline Peixoto
author_facet Barbosa, Jacqueline Peixoto
Simões, Pedro Henrique de Oliveira
author_role author
author2 Simões, Pedro Henrique de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jacqueline Peixoto
Simões, Pedro Henrique de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv letramento midiático
esfera jornalística
ensino de português.
Media literacy
Journalistic Sphere
Portuguese Teaching.
topic letramento midiático
esfera jornalística
ensino de português.
Media literacy
Journalistic Sphere
Portuguese Teaching.
description Neste trabalho, tomando como ponto de partida a entrada dos textos jornalísticos no ensino de português, no Brasil, e suas diferentes perspectivas de abordagem nas últimas décadas, situados na perspectiva enunciativo-discursiva de ensino de língua, pretendemos discutir fundamentos do letramento midiático e perspectivas de trabalho com a esfera jornalística, em sala de aula. O acento apreciativo deste texto é o de que esse trabalho deve estar voltado não só para uma apropriação contextualizada dos gêneros jornalísticos, mas também, e principalmente, para a vivência significativa de prática sociais próprias dessa esfera e para a problematização crítica dos usos da língua, no diálogo com outras linguagens, a fim de que se formem sujeitos capazes de construir, nas práticas de leitura e de produção de textos, contrapalavras reflexivas e críticas acerca das questões éticas, estéticas e políticas com as quais se depara em suas práticas de letramentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663
10.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663/135263
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127663/147273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 30 n. 2 (2017): Leitura: abrangência e estratégias; 71-91
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894073384960