Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37312 |
Resumo: | O texto discute as relações entre o trabalho e a educação no ensinosuperior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadoresde hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurandomostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suasdificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que ascausas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimentode uma formação humanística de caráter global. Através de pesquisa bibliográficaestudam-se as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisaser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalhodidático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente paraas relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência políticae crítica. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais,procurando na educação uma forma de construção do saber universitário comespaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejáveldicotomia entre ambos os aspectos. |
id |
USP-36_7449ed189f35a601025629daddfd7012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37312 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileiraO texto discute as relações entre o trabalho e a educação no ensinosuperior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadoresde hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurandomostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suasdificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que ascausas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimentode uma formação humanística de caráter global. Através de pesquisa bibliográficaestudam-se as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisaser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalhodidático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente paraas relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência políticae crítica. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais,procurando na educação uma forma de construção do saber universitário comespaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejáveldicotomia entre ambos os aspectos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3731210.11606/issn.2236-4242.v0i21p21-31Linha D'Água; n. 21 (2008); 21-312236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37312/40032Copyright (c) 2008 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Suelândia Oliveira AraújoCastanho, Maria Eugênia L. M.Machado, Vera Lúcia de Carvalho2020-06-25T03:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/37312Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:37.526378Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira |
title |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira |
spellingShingle |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira Miranda, Suelândia Oliveira Araújo |
title_short |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira |
title_full |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira |
title_fullStr |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira |
title_full_unstemmed |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira |
title_sort |
Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira |
author |
Miranda, Suelândia Oliveira Araújo |
author_facet |
Miranda, Suelândia Oliveira Araújo Castanho, Maria Eugênia L. M. Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Castanho, Maria Eugênia L. M. Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Suelândia Oliveira Araújo Castanho, Maria Eugênia L. M. Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
description |
O texto discute as relações entre o trabalho e a educação no ensinosuperior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadoresde hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurandomostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suasdificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que ascausas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimentode uma formação humanística de caráter global. Através de pesquisa bibliográficaestudam-se as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisaser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalhodidático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente paraas relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência políticae crítica. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais,procurando na educação uma forma de construção do saber universitário comespaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejáveldicotomia entre ambos os aspectos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37312 10.11606/issn.2236-4242.v0i21p21-31 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37312 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v0i21p21-31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37312/40032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; n. 21 (2008); 21-31 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893194678272 |