Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095 |
Resumo: | Neste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado. |
id |
USP-36_773c689b33e11b79eca378a26977a6ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/167095 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
spelling |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leituraGenres and Multimodality:The Role of The Text Plan for Teaching ReadingText planGenreMultimodalityTeachingReadingPlano de textogêneromultimodalidadeensinoleituraNeste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado.Starting from the proposals of Leal (2019) and Gonçalves and Jorge (2019), this paper aims at contributing to the teaching/learning of reading multimodal texts. To this end, the notion of a text plan is articulated, considered as a theoretical notion and transposed as a valid work tool in the context of language teaching with the one of compositionality, showing the interaction between linguistic and other semiosis. The articulation between the two notions makes it possible to work with multimodal texts, through a macro approach, for the contextual level, and a meso or intermediate approach, for the configurational level. The aim of this contribution is to improve teaching/learning reading practices, particularly texts with multiple languages, showing how the various forms of interaction between verbal and non-verbal are complex and need a phased work.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/16709510.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 39-682236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095/162688https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095/170456Copyright (c) 2020 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Audria AlbuquerqueGonçalves, Matilde2022-03-25T13:42:18Zoai:revistas.usp.br:article/167095Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:55.719679Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura Genres and Multimodality:The Role of The Text Plan for Teaching Reading |
title |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura |
spellingShingle |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura Leal, Audria Albuquerque Text plan Genre Multimodality Teaching Reading Plano de texto gênero multimodalidade ensino leitura Leal, Audria Albuquerque Text plan Genre Multimodality Teaching Reading Plano de texto gênero multimodalidade ensino leitura |
title_short |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura |
title_full |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura |
title_fullStr |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura |
title_full_unstemmed |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura |
title_sort |
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura |
author |
Leal, Audria Albuquerque |
author_facet |
Leal, Audria Albuquerque Leal, Audria Albuquerque Gonçalves, Matilde Gonçalves, Matilde |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Matilde |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Audria Albuquerque Gonçalves, Matilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Text plan Genre Multimodality Teaching Reading Plano de texto gênero multimodalidade ensino leitura |
topic |
Text plan Genre Multimodality Teaching Reading Plano de texto gênero multimodalidade ensino leitura |
description |
Neste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095/162688 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095/170456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linha D'Água https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linha D'Água https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 39-68 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1822181704104673280 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68 |