Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Audria Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Matilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095
Resumo: Neste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado.
id USP-36_773c689b33e11b79eca378a26977a6ce
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/167095
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
spelling Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leituraGenres and Multimodality:The Role of The Text Plan for Teaching ReadingText planGenreMultimodalityTeachingReadingPlano de textogêneromultimodalidadeensinoleituraNeste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado.Starting from the proposals of Leal (2019) and Gonçalves and Jorge (2019), this paper aims at contributing to the teaching/learning of reading multimodal texts. To this end, the notion of a text plan is articulated, considered as a theoretical notion and transposed as a valid work tool in the context of language teaching with the one of compositionality, showing the interaction between linguistic and other semiosis. The articulation between the two notions makes it possible to work with multimodal texts, through a macro approach, for the contextual level, and a meso or intermediate approach, for the configurational level. The aim of this contribution is to improve teaching/learning reading practices, particularly texts with multiple languages, showing how the various forms of interaction between verbal and non-verbal are complex and need a phased work.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/16709510.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 39-682236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095/162688https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095/170456Copyright (c) 2020 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Audria AlbuquerqueGonçalves, Matilde2022-03-25T13:42:18Zoai:revistas.usp.br:article/167095Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:55.719679Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
Genres and Multimodality:The Role of The Text Plan for Teaching Reading
title Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
spellingShingle Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
Leal, Audria Albuquerque
Text plan
Genre
Multimodality
Teaching
Reading
Plano de texto
gênero
multimodalidade
ensino
leitura
Leal, Audria Albuquerque
Text plan
Genre
Multimodality
Teaching
Reading
Plano de texto
gênero
multimodalidade
ensino
leitura
title_short Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
title_full Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
title_fullStr Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
title_full_unstemmed Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
title_sort Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura
author Leal, Audria Albuquerque
author_facet Leal, Audria Albuquerque
Leal, Audria Albuquerque
Gonçalves, Matilde
Gonçalves, Matilde
author_role author
author2 Gonçalves, Matilde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Audria Albuquerque
Gonçalves, Matilde
dc.subject.por.fl_str_mv Text plan
Genre
Multimodality
Teaching
Reading
Plano de texto
gênero
multimodalidade
ensino
leitura
topic Text plan
Genre
Multimodality
Teaching
Reading
Plano de texto
gênero
multimodalidade
ensino
leitura
description Neste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095/162688
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095/170456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 39-68
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1822181704104673280
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68