Organização de material didático virtual na homepage

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crescitelli, Mercedes Fátima Canha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Campos, Karlene do Socorro Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655
Resumo: Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes.
id USP-36_7ef970bc0a03b2d5f6725b390c11ba36
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/97655
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Organização de material didático virtual na homepageOrganization of Online Courseware in HomepageDigital genreHomepageDistance educationSociorhetoricalGenres.Gênero digitalHomepageEducação a DistânciaSociorretóricaGêneros.Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes.We consider the knowledge of sociorhetorical organization’s homepage helps the instructional designers to promote a positive interaction between the on line courses and pedagogical contents, to promote the students’ involvement with the teaching and learning processes. In this paper, we examined ten homepages subjects from Mathematics – Teaching Education courses, offered by Pontifícia Universidade Católica – SP, Brazil. The analysis was based on the sociorhetorical perspective of genre analysis (SWALES, 1990), which considers the communicative purposes of the genre; the functional units (rhetorical movements) and the rhetorical strategies employed to achieve these aims. The sociorhetorical organization information on homepages of the selected disciplines show the social practice adopted by their users. Knowing this organization may help designers and teachers to develop more efficient instructional designs because understanding how genres are produced help to meet the teaching and learning needs and the pedagogical activities comprehension.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9765510.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 9-292236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655/98218https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655/148637Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCrescitelli, Mercedes Fátima CanhaCampos, Karlene do Socorro Rocha2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/97655Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.358905Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização de material didático virtual na homepage
Organization of Online Courseware in Homepage
title Organização de material didático virtual na homepage
spellingShingle Organização de material didático virtual na homepage
Crescitelli, Mercedes Fátima Canha
Digital genre
Homepage
Distance education
Sociorhetorical
Genres.
Gênero digital
Homepage
Educação a Distância
Sociorretórica
Gêneros.
title_short Organização de material didático virtual na homepage
title_full Organização de material didático virtual na homepage
title_fullStr Organização de material didático virtual na homepage
title_full_unstemmed Organização de material didático virtual na homepage
title_sort Organização de material didático virtual na homepage
author Crescitelli, Mercedes Fátima Canha
author_facet Crescitelli, Mercedes Fátima Canha
Campos, Karlene do Socorro Rocha
author_role author
author2 Campos, Karlene do Socorro Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crescitelli, Mercedes Fátima Canha
Campos, Karlene do Socorro Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Digital genre
Homepage
Distance education
Sociorhetorical
Genres.
Gênero digital
Homepage
Educação a Distância
Sociorretórica
Gêneros.
topic Digital genre
Homepage
Distance education
Sociorhetorical
Genres.
Gênero digital
Homepage
Educação a Distância
Sociorretórica
Gêneros.
description Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655/98218
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655/148637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 9-29
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893984256000