Organização de material didático virtual na homepage
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655 |
Resumo: | Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes. |
id |
USP-36_7ef970bc0a03b2d5f6725b390c11ba36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/97655 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Organização de material didático virtual na homepageOrganization of Online Courseware in HomepageDigital genreHomepageDistance educationSociorhetoricalGenres.Gênero digitalHomepageEducação a DistânciaSociorretóricaGêneros.Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes.We consider the knowledge of sociorhetorical organization’s homepage helps the instructional designers to promote a positive interaction between the on line courses and pedagogical contents, to promote the students’ involvement with the teaching and learning processes. In this paper, we examined ten homepages subjects from Mathematics – Teaching Education courses, offered by Pontifícia Universidade Católica – SP, Brazil. The analysis was based on the sociorhetorical perspective of genre analysis (SWALES, 1990), which considers the communicative purposes of the genre; the functional units (rhetorical movements) and the rhetorical strategies employed to achieve these aims. The sociorhetorical organization information on homepages of the selected disciplines show the social practice adopted by their users. Knowing this organization may help designers and teachers to develop more efficient instructional designs because understanding how genres are produced help to meet the teaching and learning needs and the pedagogical activities comprehension.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9765510.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 9-292236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655/98218https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655/148637Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCrescitelli, Mercedes Fátima CanhaCampos, Karlene do Socorro Rocha2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/97655Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.358905Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização de material didático virtual na homepage Organization of Online Courseware in Homepage |
title |
Organização de material didático virtual na homepage |
spellingShingle |
Organização de material didático virtual na homepage Crescitelli, Mercedes Fátima Canha Digital genre Homepage Distance education Sociorhetorical Genres. Gênero digital Homepage Educação a Distância Sociorretórica Gêneros. |
title_short |
Organização de material didático virtual na homepage |
title_full |
Organização de material didático virtual na homepage |
title_fullStr |
Organização de material didático virtual na homepage |
title_full_unstemmed |
Organização de material didático virtual na homepage |
title_sort |
Organização de material didático virtual na homepage |
author |
Crescitelli, Mercedes Fátima Canha |
author_facet |
Crescitelli, Mercedes Fátima Canha Campos, Karlene do Socorro Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Karlene do Socorro Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crescitelli, Mercedes Fátima Canha Campos, Karlene do Socorro Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital genre Homepage Distance education Sociorhetorical Genres. Gênero digital Homepage Educação a Distância Sociorretórica Gêneros. |
topic |
Digital genre Homepage Distance education Sociorhetorical Genres. Gênero digital Homepage Educação a Distância Sociorretórica Gêneros. |
description |
Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655/98218 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655/148637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 9-29 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893984256000 |