Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/133916 |
Resumo: | A escrita-composição é uma atividade que requer uma prática continuada, não se reduzindo, por isso, a uma mera mecânica que mais não exige do que justapor palavras, exercício que, na melhor das hipóteses, obedece às regras prescritas pela gramática. As novas tecnologias da comunicação, tão usadas na atualidade, nem sempre tornam visíveis bons exemplares de escrita, o que alerta imediatamente para a realidade nua e crua que deriva dessa vivência. Não bastam os meios. Apesar de as mensagens se subordinarem a esses meios, importa fazer sentir, nomeadamente aos jovens, que existem vários registos de escrita e que na Universidade deles vai ser reivindicada uma escrita – a académica - que tem de respeitar tanto uma redação caracterizada por regras específicas, como uma estrutura regida por normas próprias, estabelecidas internacionalmente. É objetivo deste texto deixar alguns recados aos estudantes que se iniciam na escrita académica para que venham a redigir trabalhos que se aproximem do que deles espera a comunidade científica que os há de avaliar e que eles seguramente quererão vir a integrar. |
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Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitáriosThe Meanders of Academic Writing. Some Tips to Undergraduatesas TICo meio e a mensagema escritaos diferentes registosos trabalhos académicos e as suas exigências.ICTMeans and MessageWritingDifferent Language RegistersAcademic Papers’ Requirements.A escrita-composição é uma atividade que requer uma prática continuada, não se reduzindo, por isso, a uma mera mecânica que mais não exige do que justapor palavras, exercício que, na melhor das hipóteses, obedece às regras prescritas pela gramática. As novas tecnologias da comunicação, tão usadas na atualidade, nem sempre tornam visíveis bons exemplares de escrita, o que alerta imediatamente para a realidade nua e crua que deriva dessa vivência. Não bastam os meios. Apesar de as mensagens se subordinarem a esses meios, importa fazer sentir, nomeadamente aos jovens, que existem vários registos de escrita e que na Universidade deles vai ser reivindicada uma escrita – a académica - que tem de respeitar tanto uma redação caracterizada por regras específicas, como uma estrutura regida por normas próprias, estabelecidas internacionalmente. É objetivo deste texto deixar alguns recados aos estudantes que se iniciam na escrita académica para que venham a redigir trabalhos que se aproximem do que deles espera a comunidade científica que os há de avaliar e que eles seguramente quererão vir a integrar.Writing-composition requires an ongoing practice that entails more than the mere mechanics of juxtaposing words that, at its best, goes no further than obeying the rules prescribed by grammar. The new technologies of communication, so much used nowadays, don’t always provide good written samples which could be an alert to the sober reality that arises from this context. Means are therefore not enough. Eventhough messages are dependent on those means, it is important to allow young students to experience different language registers since university will claim a kind of writing – academic – which should respect both specific rules and a kind of structure conditioned by its own internationally established norms. This text aims at giving some hints to students who are new to academic writing in hopes this will enable their future texts to come closer to what the scientific community expects, given that this is the same community which will evaluate them and that students themselves will surely want to integrate.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/13391610.11606/issn.2236-4242.v31i1p9-27Linha D'Água; v. 31 n. 1 (2018): A escrita na universidade: três visões lusófonas; 9-272236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/133916/138975https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/133916/147279Copyright (c) 2018 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria da Graça Lisboa Castro2022-03-25T13:44:20Zoai:revistas.usp.br:article/133916Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:50.672012Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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