Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, José Cezinaldo Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37345
Resumo: O trabalho investiga problemas de construção de sentidos que se manifestam no uso do discurso do outro em texto acadêmico. À luz de estudos sobre dialogismo e discurso citado/relatado e de pressupostos da Linguística do Texto, analisa, em um corpus constituído por 11 (onze) seções de fundamentação teórica de monografias produzidas por estudantes de curso de Letras, problemas de articulação semântica entre discurso citante e discurso citado direto. Os resultados apontam que os problemas de articulação semântica entre discurso citante e discurso citado direto são bem recorrentes e que há, como decorrência desses problemas, um comprometimento da continuidade de sentido no nível da microestrutura dos textos analisados.
id USP-36_8d7b89c8ab6cdc934fb22e71fda29b1d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37345
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmicoO trabalho investiga problemas de construção de sentidos que se manifestam no uso do discurso do outro em texto acadêmico. À luz de estudos sobre dialogismo e discurso citado/relatado e de pressupostos da Linguística do Texto, analisa, em um corpus constituído por 11 (onze) seções de fundamentação teórica de monografias produzidas por estudantes de curso de Letras, problemas de articulação semântica entre discurso citante e discurso citado direto. Os resultados apontam que os problemas de articulação semântica entre discurso citante e discurso citado direto são bem recorrentes e que há, como decorrência desses problemas, um comprometimento da continuidade de sentido no nível da microestrutura dos textos analisados.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3734510.11606/issn.2236-4242.v24i1p31-54Linha D'Água; v. 24 n. 1 (2011): Língua Portuguesa e Literatura - multidisciplinaridade; 31-542236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37345/40065Copyright (c) 2011 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessBessa, José Cezinaldo Rocha2022-03-25T13:48:18Zoai:revistas.usp.br:article/37345Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:39.294367Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico
title Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico
spellingShingle Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico
Bessa, José Cezinaldo Rocha
title_short Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico
title_full Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico
title_fullStr Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico
title_full_unstemmed Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico
title_sort Discurso do outro e problemas de construção de sentidos em texto acadêmico
author Bessa, José Cezinaldo Rocha
author_facet Bessa, José Cezinaldo Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, José Cezinaldo Rocha
description O trabalho investiga problemas de construção de sentidos que se manifestam no uso do discurso do outro em texto acadêmico. À luz de estudos sobre dialogismo e discurso citado/relatado e de pressupostos da Linguística do Texto, analisa, em um corpus constituído por 11 (onze) seções de fundamentação teórica de monografias produzidas por estudantes de curso de Letras, problemas de articulação semântica entre discurso citante e discurso citado direto. Os resultados apontam que os problemas de articulação semântica entre discurso citante e discurso citado direto são bem recorrentes e que há, como decorrência desses problemas, um comprometimento da continuidade de sentido no nível da microestrutura dos textos analisados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37345
10.11606/issn.2236-4242.v24i1p31-54
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37345
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v24i1p31-54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37345/40065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 24 n. 1 (2011): Língua Portuguesa e Literatura - multidisciplinaridade; 31-54
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893227184128