Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marega, Larissa Minuesa Pontes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vinha, Everton Luis Paulino, Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155
Resumo: Neste artigo, propomos proceder à correlação de teorias do ensino de literatura e dos multiletramentos, a partir de atividades em torno de uma obra teatral. Contextualizamos este estudo no bojo das discussões que analisam e que justificam a presença do livro na escola. A partir deste preâmbulo, buscamos embasamento teórico voltado ao letramento literário, à concepção de texto dramático e à multimodalidade. Metodologicamente, apresentamos a produção de uma sequência de ensino da leitura do texto A megera domada, de William Shakespeare, para o ano final do ensino fundamental. Os resultados apontam para a importância de procedermos a reflexões em torno do ensino de literatura, especificamente, da obra de teatro, sob uma perspectiva de leitura integral e multimodal, tendo em vista que estas podem promover a ampliação dos saberes e das competências aí implicadas.
id USP-36_90e3630b47a51a1a701b0a60968c4fc0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185155
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teachingQuatro atos para ler e agir: a obra de teatro na perspectiva de ensino dos (multi)letramentosEnsino de leituraLetramento literárioTexto dramáticoMultimodalidadeSequência de ensinoReading teachingLiterary literacyDramatic textMultimodalityTeaching sequenceNeste artigo, propomos proceder à correlação de teorias do ensino de literatura e dos multiletramentos, a partir de atividades em torno de uma obra teatral. Contextualizamos este estudo no bojo das discussões que analisam e que justificam a presença do livro na escola. A partir deste preâmbulo, buscamos embasamento teórico voltado ao letramento literário, à concepção de texto dramático e à multimodalidade. Metodologicamente, apresentamos a produção de uma sequência de ensino da leitura do texto A megera domada, de William Shakespeare, para o ano final do ensino fundamental. Os resultados apontam para a importância de procedermos a reflexões em torno do ensino de literatura, especificamente, da obra de teatro, sob uma perspectiva de leitura integral e multimodal, tendo em vista que estas podem promover a ampliação dos saberes e das competências aí implicadas.In this article, we propose correlating theories of teaching literature with multiliteracies, based on activities around a theatrical work. We contextualize this study in the midst of the discussions that analyze and justify the presence of the book at school. From this preamble, we seek a theoretical basis focused on literary literacy, the concept of dramatic text and multimodality. Methodologically, we present the production of a teaching sequence for reading the text “A megera domada (The Taming of the Shrew)”, by William Shakespeare, for the final year of elementary school. The results point to the importance of reflecting on the literature teaching, specifically theater, from a perspective of comprehensive and multimodal reading, considering that these can promote the expansion of knowledge and skills involved therein.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18515510.11606/issn.2236-4242.v34i3p163-185Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 163-1852236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155/177981https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155/180470Copyright (c) 2021 Larissa Minuesa Pontes Marega, Everton Luis Paulino Vinha, Zilda Gaspar de Oliveira Aquinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarega, Larissa Minuesa Pontes Vinha, Everton Luis Paulino Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/185155Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.437374Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
Quatro atos para ler e agir: a obra de teatro na perspectiva de ensino dos (multi)letramentos
title Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
spellingShingle Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
Marega, Larissa Minuesa Pontes
Ensino de leitura
Letramento literário
Texto dramático
Multimodalidade
Sequência de ensino
Reading teaching
Literary literacy
Dramatic text
Multimodality
Teaching sequence
title_short Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
title_full Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
title_fullStr Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
title_full_unstemmed Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
title_sort Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
author Marega, Larissa Minuesa Pontes
author_facet Marega, Larissa Minuesa Pontes
Vinha, Everton Luis Paulino
Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira
author_role author
author2 Vinha, Everton Luis Paulino
Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marega, Larissa Minuesa Pontes
Vinha, Everton Luis Paulino
Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura
Letramento literário
Texto dramático
Multimodalidade
Sequência de ensino
Reading teaching
Literary literacy
Dramatic text
Multimodality
Teaching sequence
topic Ensino de leitura
Letramento literário
Texto dramático
Multimodalidade
Sequência de ensino
Reading teaching
Literary literacy
Dramatic text
Multimodality
Teaching sequence
description Neste artigo, propomos proceder à correlação de teorias do ensino de literatura e dos multiletramentos, a partir de atividades em torno de uma obra teatral. Contextualizamos este estudo no bojo das discussões que analisam e que justificam a presença do livro na escola. A partir deste preâmbulo, buscamos embasamento teórico voltado ao letramento literário, à concepção de texto dramático e à multimodalidade. Metodologicamente, apresentamos a produção de uma sequência de ensino da leitura do texto A megera domada, de William Shakespeare, para o ano final do ensino fundamental. Os resultados apontam para a importância de procedermos a reflexões em torno do ensino de literatura, especificamente, da obra de teatro, sob uma perspectiva de leitura integral e multimodal, tendo em vista que estas podem promover a ampliação dos saberes e das competências aí implicadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p163-185
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p163-185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155/177981
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155/180470
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 163-185
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894806339584