Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155 |
Resumo: | Neste artigo, propomos proceder à correlação de teorias do ensino de literatura e dos multiletramentos, a partir de atividades em torno de uma obra teatral. Contextualizamos este estudo no bojo das discussões que analisam e que justificam a presença do livro na escola. A partir deste preâmbulo, buscamos embasamento teórico voltado ao letramento literário, à concepção de texto dramático e à multimodalidade. Metodologicamente, apresentamos a produção de uma sequência de ensino da leitura do texto A megera domada, de William Shakespeare, para o ano final do ensino fundamental. Os resultados apontam para a importância de procedermos a reflexões em torno do ensino de literatura, especificamente, da obra de teatro, sob uma perspectiva de leitura integral e multimodal, tendo em vista que estas podem promover a ampliação dos saberes e das competências aí implicadas. |
id |
USP-36_90e3630b47a51a1a701b0a60968c4fc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185155 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teachingQuatro atos para ler e agir: a obra de teatro na perspectiva de ensino dos (multi)letramentosEnsino de leituraLetramento literárioTexto dramáticoMultimodalidadeSequência de ensinoReading teachingLiterary literacyDramatic textMultimodalityTeaching sequenceNeste artigo, propomos proceder à correlação de teorias do ensino de literatura e dos multiletramentos, a partir de atividades em torno de uma obra teatral. Contextualizamos este estudo no bojo das discussões que analisam e que justificam a presença do livro na escola. A partir deste preâmbulo, buscamos embasamento teórico voltado ao letramento literário, à concepção de texto dramático e à multimodalidade. Metodologicamente, apresentamos a produção de uma sequência de ensino da leitura do texto A megera domada, de William Shakespeare, para o ano final do ensino fundamental. Os resultados apontam para a importância de procedermos a reflexões em torno do ensino de literatura, especificamente, da obra de teatro, sob uma perspectiva de leitura integral e multimodal, tendo em vista que estas podem promover a ampliação dos saberes e das competências aí implicadas.In this article, we propose correlating theories of teaching literature with multiliteracies, based on activities around a theatrical work. We contextualize this study in the midst of the discussions that analyze and justify the presence of the book at school. From this preamble, we seek a theoretical basis focused on literary literacy, the concept of dramatic text and multimodality. Methodologically, we present the production of a teaching sequence for reading the text “A megera domada (The Taming of the Shrew)”, by William Shakespeare, for the final year of elementary school. The results point to the importance of reflecting on the literature teaching, specifically theater, from a perspective of comprehensive and multimodal reading, considering that these can promote the expansion of knowledge and skills involved therein.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18515510.11606/issn.2236-4242.v34i3p163-185Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 163-1852236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155/177981https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155/180470Copyright (c) 2021 Larissa Minuesa Pontes Marega, Everton Luis Paulino Vinha, Zilda Gaspar de Oliveira Aquinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarega, Larissa Minuesa Pontes Vinha, Everton Luis Paulino Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/185155Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.437374Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching Quatro atos para ler e agir: a obra de teatro na perspectiva de ensino dos (multi)letramentos |
title |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching |
spellingShingle |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching Marega, Larissa Minuesa Pontes Ensino de leitura Letramento literário Texto dramático Multimodalidade Sequência de ensino Reading teaching Literary literacy Dramatic text Multimodality Teaching sequence |
title_short |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching |
title_full |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching |
title_fullStr |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching |
title_full_unstemmed |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching |
title_sort |
Four acts to read and to perform: the theatrical work on the perspective of (multi)literacies teaching |
author |
Marega, Larissa Minuesa Pontes |
author_facet |
Marega, Larissa Minuesa Pontes Vinha, Everton Luis Paulino Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Vinha, Everton Luis Paulino Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marega, Larissa Minuesa Pontes Vinha, Everton Luis Paulino Aquino, Zilda Gaspar de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de leitura Letramento literário Texto dramático Multimodalidade Sequência de ensino Reading teaching Literary literacy Dramatic text Multimodality Teaching sequence |
topic |
Ensino de leitura Letramento literário Texto dramático Multimodalidade Sequência de ensino Reading teaching Literary literacy Dramatic text Multimodality Teaching sequence |
description |
Neste artigo, propomos proceder à correlação de teorias do ensino de literatura e dos multiletramentos, a partir de atividades em torno de uma obra teatral. Contextualizamos este estudo no bojo das discussões que analisam e que justificam a presença do livro na escola. A partir deste preâmbulo, buscamos embasamento teórico voltado ao letramento literário, à concepção de texto dramático e à multimodalidade. Metodologicamente, apresentamos a produção de uma sequência de ensino da leitura do texto A megera domada, de William Shakespeare, para o ano final do ensino fundamental. Os resultados apontam para a importância de procedermos a reflexões em torno do ensino de literatura, especificamente, da obra de teatro, sob uma perspectiva de leitura integral e multimodal, tendo em vista que estas podem promover a ampliação dos saberes e das competências aí implicadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p163-185 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p163-185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155/177981 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155/180470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 163-185 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894806339584 |