Arts vivants et interdisciplinarité : l’interartistique en jeu
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/202941 |
Resumo: | Neste artigo, a autora faz uma distinção conceitual entre a interdisciplinaridade teórica e a interdisciplinaridade das práticas artísticas. Com efeito, existem duas maneiras de encarar a interdisciplinaridade: no âmbito dos saberes teóricos e da epistemologia, e do ponto de vista das práticas artísticas. A interdisciplinaridade, no sentido estrito, é um confronto de disciplinas constituídas, de metodologias e de teorias provenientes de horizontes epistemológicos diferentes. Por isso, importa diferenciar esta última do encontro de várias artes no interior da representação teatral ou da performance, que é da alçada do interartístico. A criação interartística, por sua vez, remete mais especificamente a processos de criação fundados em diálogos complexos entre diversas práticas que preservam a sua autonomia, o que deve, ainda, ser distinguido do fato de que a arte do teatro recorra a diferentes meios. A noção de interartístico busca, antes de tudo, designar a praxis, a qual — trata-se de uma hipótese — tenderia a se afastar do modelo de encenação. |
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Arts vivants et interdisciplinarité : l’interartistique en jeuArtes cênicas e interdisciplinaridade: o interartístico em questãoTheatre and Interdisciplinarity: The Interartistic at Issueartes cênicasinterdisciplinaridadeinterartísticoperforming artsinterdisciplinarityinterartisticArts vivantsinterdisciplinaritéinterartistiqueNeste artigo, a autora faz uma distinção conceitual entre a interdisciplinaridade teórica e a interdisciplinaridade das práticas artísticas. Com efeito, existem duas maneiras de encarar a interdisciplinaridade: no âmbito dos saberes teóricos e da epistemologia, e do ponto de vista das práticas artísticas. A interdisciplinaridade, no sentido estrito, é um confronto de disciplinas constituídas, de metodologias e de teorias provenientes de horizontes epistemológicos diferentes. Por isso, importa diferenciar esta última do encontro de várias artes no interior da representação teatral ou da performance, que é da alçada do interartístico. A criação interartística, por sua vez, remete mais especificamente a processos de criação fundados em diálogos complexos entre diversas práticas que preservam a sua autonomia, o que deve, ainda, ser distinguido do fato de que a arte do teatro recorra a diferentes meios. A noção de interartístico busca, antes de tudo, designar a praxis, a qual — trata-se de uma hipótese — tenderia a se afastar do modelo de encenação.Dans cet article, l’auteure effectue une distinction conceptuelle entre l’interdisciplinarité théorique et celle relevant des pratiques artistiques. Il existe en effet deux manières d’envisager l’interdisciplinarité : du côté des savoirs théoriques et de l’épistémologie, et du point de vue des pratiques artistiques. L’interdisciplinarité au sens strict est une confrontation de disciplines constituées, de méthodologies et de théories provenant d’horizons épistémologiques différents. Aussi importe-t-il de différencier cette dernière de la rencontre de plusieurs arts à l’intérieur de la représentation théâtrale ou de la performance, qui relève de l’interartistique. La création interartistique, pour sa part, renvoie plus spécifiquement à des processus de création fondés sur des dialogues complexes entre diverses pratiques qui préservent leur autonomie, ce qui est encore à distinguer du fait que l’art du théâtre fasse appel à différents médiums. La notion d’interartistique cherche à désigner des praxis avant toute chose, lesquelles – c’est une hypothèse – tendraient à s’éloigner du modèle de la mise en scène.The author of this article makes a conceptual distinction between interdisciplinarity in theory and in artistic practices. Interdisciplinarity can, in fact, be viewed from two perspectives: theoretical knowledge and epistemology on one hand, and artistic practices on the other. Interdisciplinarity, in the strict sense of the word, involves a confrontation of constituted disciplines, methodologies and theories from different epistemological horizons. It is therefore important to distinguish this confrontation from the encounter of several arts within theatrical performance or performance, which is interartistic. Interartistic creation, for its part, refers more specifically to creative processes based on complex dialogues between various practices that preserve their autonomy, which is yet to be distinguished from the fact that the art of theatre calls upon different mediums. The notion of interartistic seeks to designate praxes above all, which (this is a hypothesis) would tend to move away from the staging model.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/20294110.11606/issn.2236-4242.v35i3p184-197Linha D'Água; v. 35 n. 3 (2022): Estudos comparativistas – Literatura comparada & estudos interartes; 184-1972236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/202941/188868https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/202941/196816Copyright (c) 2022 Marie-Christine Lesage; Daniela Nienkötter Sardá, Guilherme Soares dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLesage, Marie-ChristineSardá, Daniela NienkötterSantos, Guilherme Soares dos2024-04-03T20:26:34Zoai:revistas.usp.br:article/202941Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-04-03T20:26:34Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste artigo, a autora faz uma distinção conceitual entre a interdisciplinaridade teórica e a interdisciplinaridade das práticas artísticas. Com efeito, existem duas maneiras de encarar a interdisciplinaridade: no âmbito dos saberes teóricos e da epistemologia, e do ponto de vista das práticas artísticas. A interdisciplinaridade, no sentido estrito, é um confronto de disciplinas constituídas, de metodologias e de teorias provenientes de horizontes epistemológicos diferentes. Por isso, importa diferenciar esta última do encontro de várias artes no interior da representação teatral ou da performance, que é da alçada do interartístico. A criação interartística, por sua vez, remete mais especificamente a processos de criação fundados em diálogos complexos entre diversas práticas que preservam a sua autonomia, o que deve, ainda, ser distinguido do fato de que a arte do teatro recorra a diferentes meios. A noção de interartístico busca, antes de tudo, designar a praxis, a qual — trata-se de uma hipótese — tenderia a se afastar do modelo de encenação. |
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