Arts vivants et interdisciplinarité : l’interartistique en jeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lesage, Marie-Christine
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sardá, Daniela Nienkötter, Santos, Guilherme Soares dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/202941
Resumo: Neste artigo, a autora faz uma distinção conceitual entre a interdisciplinaridade teórica e a interdisciplinaridade das práticas artísticas. Com efeito, existem duas maneiras de encarar a interdisciplinaridade: no âmbito dos saberes teóricos e da epistemologia, e do ponto de vista das práticas artísticas. A interdisciplinaridade, no sentido estrito, é um confronto de disciplinas constituídas, de metodologias e de teorias provenientes de horizontes epistemológicos diferentes. Por isso, importa diferenciar esta última do encontro de várias artes no interior da representação teatral ou da performance, que é da alçada do interartístico. A criação interartística, por sua vez, remete mais especificamente a processos de criação fundados em diálogos complexos entre diversas práticas que preservam a sua autonomia, o que deve, ainda, ser distinguido do fato de que a arte do teatro recorra a diferentes meios. A noção de interartístico busca, antes de tudo, designar a praxis, a qual — trata-se de uma hipótese — tenderia a se afastar do modelo de encenação.
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