From argonauts to astronauts: intertextual admonitions and literature teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantarin, Márcio Matiassi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Campos, Valéria Hernandorena Monteagudo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185199
Resumo: Neste artigo, propõe-se um projeto de ensino de literatura no Ensino Médio com base no “episódio do velho do Restelo”, da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Inicialmente, investiga-se a importância da intertextualidade para a leitura de textos literários, conforme Bakhtin (1995), Kristeva (1969) e outros. Sintetiza-se, também, a discussão sobre o ensino da leitura e a mediação do professor, assim como a revisão crítica do episódio, a partir de Massaud Moisés (1993), Salvatore D’Onófrio (1970) e Gladstone Chaves de Melo (1988), a fim de se consubstanciar a análise cruzada do discurso do velho do Restelo com os poemas Fala do Velho do Restelo ao Astronauta, de José Saramago, e O Homem; As Viagens, de Carlos Drummond de Andrade. Uma versão preliminar foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, guiando-se pelos pressupostos metodológicos do Método Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993) e da Sequência Expandida (COSSON, 2006).
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spelling From argonauts to astronauts: intertextual admonitions and literature teachingDos argonautas aos astronautas: admoestações intertextuais e ensino de literaturaEnsino de LeituraIntertextualidadeVelho do ResteloJosé SaramagoCarlos Drummond de AndradeTeaching of ReadingIntertextualityThe old man of ResteloJosé SaramagoCarlos Drummond de AndradeNeste artigo, propõe-se um projeto de ensino de literatura no Ensino Médio com base no “episódio do velho do Restelo”, da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Inicialmente, investiga-se a importância da intertextualidade para a leitura de textos literários, conforme Bakhtin (1995), Kristeva (1969) e outros. Sintetiza-se, também, a discussão sobre o ensino da leitura e a mediação do professor, assim como a revisão crítica do episódio, a partir de Massaud Moisés (1993), Salvatore D’Onófrio (1970) e Gladstone Chaves de Melo (1988), a fim de se consubstanciar a análise cruzada do discurso do velho do Restelo com os poemas Fala do Velho do Restelo ao Astronauta, de José Saramago, e O Homem; As Viagens, de Carlos Drummond de Andrade. Uma versão preliminar foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, guiando-se pelos pressupostos metodológicos do Método Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993) e da Sequência Expandida (COSSON, 2006).This article proposes a project for the study of literature in High School based on the “episode of the old man from Restelo”, from the epic Os Lusíadas, by Luís Vaz de Camões. Firstly, we investigate the importance of intertextuality for reading literary texts, according to Bakhtin (1995), Kristeva (1969), and others. Discussions on teaching literature and teacher mediation are also synthesized, as well as the critical review of the episode, based on Massaud Moisés (1993), Salvatore D'Onófrio (1970), and Gladstone Chaves de Melo (1988), in order to compare the discourse of the old man from Restelo with the poems Fala do Velho do Restelo ao Astronauta, by José Saramago, and O Homem; As Viagens, by Carlos Drummond de Andrade. A preliminary version was applied to first-year high school classes, guided by the methodological assumptions of the Receptional Method (BORDINI & AGUIAR, 1993) and the Expanded Sequence (COSSON, 2006).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18519910.11606/issn.2236-4242.v35i1p135-156Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 135-1562236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185199/180684https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185199/182979Copyright (c) 2022 Márcio Matiassi Cantarin, Valéria Hernandorena Monteagudo de Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCantarin, Márcio MatiassiCampos, Valéria Hernandorena Monteagudo de2022-03-21T20:18:26Zoai:revistas.usp.br:article/185199Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.735924Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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