The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164 |
Resumo: | A concepção interacionista da linguagem pressupõe o trabalho com os gêneros discursivos como forma de possibilitar ao aluno construir seu discurso moldado por formas típicas estabelecidas historicamente, apropriadas para a esfera de comunicação na qual pretende atuar. Considerando os livros didáticos como o principal material de apoio do professor, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de como se configura o gênero discursivo Regras de jogo nas coleções de livros didáticos indicadas pelo Guia de Escolha do Livro Didático PNLD 2011 e 2014 para o ensino fundamental, uma vez que esse gênero é o objeto de estudo de uma pesquisa maior na qual esse trabalho se insere. A escolha do gênero justifica-se por sua circulação na esfera lúdica, favorecendo ao aluno a associação do conteúdo escolar com situações reais de uso da linguagem. Este trabalho se ampara nas concepções teóricas de Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochinov (2009[1929]) e Geraldi (2011[1984]), consolidadas como a base teórica que precisa nortear o trabalho com a linguagem na sala de aula, pois se centra na interação. |
id |
USP-36_a8cdeab3ed987f4311ce66ce0d328758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/104164 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School TextbookO gênero discursivo regras do jogo no livro didático do ensino fundamentalgênero discursivoregras de jogolivro didático.Speech GenreGame RulesTextbook.A concepção interacionista da linguagem pressupõe o trabalho com os gêneros discursivos como forma de possibilitar ao aluno construir seu discurso moldado por formas típicas estabelecidas historicamente, apropriadas para a esfera de comunicação na qual pretende atuar. Considerando os livros didáticos como o principal material de apoio do professor, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de como se configura o gênero discursivo Regras de jogo nas coleções de livros didáticos indicadas pelo Guia de Escolha do Livro Didático PNLD 2011 e 2014 para o ensino fundamental, uma vez que esse gênero é o objeto de estudo de uma pesquisa maior na qual esse trabalho se insere. A escolha do gênero justifica-se por sua circulação na esfera lúdica, favorecendo ao aluno a associação do conteúdo escolar com situações reais de uso da linguagem. Este trabalho se ampara nas concepções teóricas de Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochinov (2009[1929]) e Geraldi (2011[1984]), consolidadas como a base teórica que precisa nortear o trabalho com a linguagem na sala de aula, pois se centra na interação.The interactionist perspective of language presupposes working with speech genres as a way to enable the student to build his speech shaped by typical forms historically established, appropriate to the communication sphere in which one intends to act. Considering textbooks as the main teacher support material, the aim of this paper is to present a survey of the configuration of the speech genre Game Rules in the collections of textbooks indicated by the Selection Guide Textbook PNLD 2011 and 2014 for Middle School, since this genre is the object of study of a larger survey in which this work is inserted. The choice of genre is justified by its circulation within the recreational sphere, encouraging the student association of school programs with real situations of language use. This work is supported in the theoretical concepts of Bakhtin (2010 [1979]), Bakhtin / Volochínov (2009 [1929]) and Geraldi (2011 [1984]) consolidated as the theoretical basis that needs to guide the work with the language in the classroom, because it focuses on the interaction.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/10416410.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 85-1042236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164/106264https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164/146240Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Hübes, Terezinha da ConceiçãoOrtega Esteves, Leliane Regina2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/104164Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.878220Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook O gênero discursivo regras do jogo no livro didático do ensino fundamental |
title |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook |
spellingShingle |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook Costa-Hübes, Terezinha da Conceição gênero discursivo regras de jogo livro didático. Speech Genre Game Rules Textbook. |
title_short |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook |
title_full |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook |
title_fullStr |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook |
title_full_unstemmed |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook |
title_sort |
The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook |
author |
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
author_facet |
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição Ortega Esteves, Leliane Regina |
author_role |
author |
author2 |
Ortega Esteves, Leliane Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição Ortega Esteves, Leliane Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero discursivo regras de jogo livro didático. Speech Genre Game Rules Textbook. |
topic |
gênero discursivo regras de jogo livro didático. Speech Genre Game Rules Textbook. |
description |
A concepção interacionista da linguagem pressupõe o trabalho com os gêneros discursivos como forma de possibilitar ao aluno construir seu discurso moldado por formas típicas estabelecidas historicamente, apropriadas para a esfera de comunicação na qual pretende atuar. Considerando os livros didáticos como o principal material de apoio do professor, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de como se configura o gênero discursivo Regras de jogo nas coleções de livros didáticos indicadas pelo Guia de Escolha do Livro Didático PNLD 2011 e 2014 para o ensino fundamental, uma vez que esse gênero é o objeto de estudo de uma pesquisa maior na qual esse trabalho se insere. A escolha do gênero justifica-se por sua circulação na esfera lúdica, favorecendo ao aluno a associação do conteúdo escolar com situações reais de uso da linguagem. Este trabalho se ampara nas concepções teóricas de Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochinov (2009[1929]) e Geraldi (2011[1984]), consolidadas como a base teórica que precisa nortear o trabalho com a linguagem na sala de aula, pois se centra na interação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164/106264 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164/146240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 85-104 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894003130368 |