The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ortega Esteves, Leliane Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164
Resumo: A concepção interacionista da linguagem pressupõe o trabalho com os gêneros discursivos como forma de possibilitar ao aluno construir seu discurso moldado por formas típicas estabelecidas historicamente, apropriadas para a esfera de comunicação na qual pretende atuar. Considerando os livros didáticos como o principal material de apoio do professor, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de como se configura o gênero discursivo Regras de jogo nas coleções de livros didáticos indicadas pelo Guia de Escolha do Livro Didático PNLD 2011 e 2014 para o ensino fundamental, uma vez que esse gênero é o objeto de estudo de uma pesquisa maior na qual esse trabalho se insere. A escolha do gênero justifica-se por sua circulação na esfera lúdica, favorecendo ao aluno a associação do conteúdo escolar com situações reais de uso da linguagem. Este trabalho se ampara nas concepções teóricas de Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochinov (2009[1929]) e Geraldi (2011[1984]), consolidadas como a base teórica que precisa nortear o trabalho com a linguagem na sala de aula, pois se centra na interação.
id USP-36_a8cdeab3ed987f4311ce66ce0d328758
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/104164
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling The Speech Genre Game Rules in the Middle School TextbookO gênero discursivo regras do jogo no livro didático do ensino fundamentalgênero discursivoregras de jogolivro didático.Speech GenreGame RulesTextbook.A concepção interacionista da linguagem pressupõe o trabalho com os gêneros discursivos como forma de possibilitar ao aluno construir seu discurso moldado por formas típicas estabelecidas historicamente, apropriadas para a esfera de comunicação na qual pretende atuar. Considerando os livros didáticos como o principal material de apoio do professor, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de como se configura o gênero discursivo Regras de jogo nas coleções de livros didáticos indicadas pelo Guia de Escolha do Livro Didático PNLD 2011 e 2014 para o ensino fundamental, uma vez que esse gênero é o objeto de estudo de uma pesquisa maior na qual esse trabalho se insere. A escolha do gênero justifica-se por sua circulação na esfera lúdica, favorecendo ao aluno a associação do conteúdo escolar com situações reais de uso da linguagem. Este trabalho se ampara nas concepções teóricas de Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochinov (2009[1929]) e Geraldi (2011[1984]), consolidadas como a base teórica que precisa nortear o trabalho com a linguagem na sala de aula, pois se centra na interação.The interactionist perspective of language presupposes working with speech genres as a way to enable the student to build his speech shaped by typical forms historically established, appropriate to the communication sphere in which one intends to act. Considering textbooks as the main teacher support material, the aim of this paper is to present a survey of the configuration of the speech genre Game Rules in the collections of textbooks indicated by the Selection Guide Textbook PNLD 2011 and 2014 for Middle School, since this genre is the object of study of a larger survey in which this work is inserted. The choice of genre is justified by its circulation within the recreational sphere, encouraging the student association of school programs with real situations of language use. This work is supported in the theoretical concepts of Bakhtin (2010 [1979]), Bakhtin / Volochínov (2009 [1929]) and Geraldi (2011 [1984]) consolidated as the theoretical basis that needs to guide the work with the language in the classroom, because it focuses on the interaction.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/10416410.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 85-1042236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164/106264https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164/146240Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Hübes, Terezinha da ConceiçãoOrtega Esteves, Leliane Regina2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/104164Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.878220Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
O gênero discursivo regras do jogo no livro didático do ensino fundamental
title The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
spellingShingle The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
gênero discursivo
regras de jogo
livro didático.
Speech Genre
Game Rules
Textbook.
title_short The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
title_full The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
title_fullStr The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
title_full_unstemmed The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
title_sort The Speech Genre Game Rules in the Middle School Textbook
author Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
author_facet Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Ortega Esteves, Leliane Regina
author_role author
author2 Ortega Esteves, Leliane Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Ortega Esteves, Leliane Regina
dc.subject.por.fl_str_mv gênero discursivo
regras de jogo
livro didático.
Speech Genre
Game Rules
Textbook.
topic gênero discursivo
regras de jogo
livro didático.
Speech Genre
Game Rules
Textbook.
description A concepção interacionista da linguagem pressupõe o trabalho com os gêneros discursivos como forma de possibilitar ao aluno construir seu discurso moldado por formas típicas estabelecidas historicamente, apropriadas para a esfera de comunicação na qual pretende atuar. Considerando os livros didáticos como o principal material de apoio do professor, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de como se configura o gênero discursivo Regras de jogo nas coleções de livros didáticos indicadas pelo Guia de Escolha do Livro Didático PNLD 2011 e 2014 para o ensino fundamental, uma vez que esse gênero é o objeto de estudo de uma pesquisa maior na qual esse trabalho se insere. A escolha do gênero justifica-se por sua circulação na esfera lúdica, favorecendo ao aluno a associação do conteúdo escolar com situações reais de uso da linguagem. Este trabalho se ampara nas concepções teóricas de Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochinov (2009[1929]) e Geraldi (2011[1984]), consolidadas como a base teórica que precisa nortear o trabalho com a linguagem na sala de aula, pois se centra na interação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164/106264
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164/146240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 85-104
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894003130368