La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez Salor, Eustaquio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151126
Resumo: César Chesneau du Marsais (1676-1756) é o gramático a quem Diderot e D’Alambert encarregaram de redigir os verbetes gramaticais da Encyclopédie. Em 1722, Du Marsais publicou a Méthode latine, no qual propôs o ensino do latim e de qualquer língua estrangeira com base em princípios a partir dos quais os iluministas explicam a geração da linguagem. Isto gerou uma controvérsia, de um lado, entre o próprio Du Marsais e seus seguidores, e, de outro, entre ele e os contrários ao novo método. Neste artigo, propomos analisar essa controvérsia por meio de relevantes documentos de que dispomos, tanto sobre as críticas que la Méthode latine provocou quanto sobre a proposta de Du Marsais feita em “une méthode raisonnée pour apprendre la langue latine”, bem como sobre as respostas apologéticas dadas na época pelo próprio Du Marsais e, depois, pelos editores da edição de sua obra completa.
id USP-36_a8e06102eb34fd33b0c19648cdd285ad
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/151126
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneasO método latino de du Marsais: críticas e apologias contemporâneasThe Latin Method of du Marsais: Critical and Contemporary ExplanationDu MarsaisGrammar from the Age of Enlightenment, Latin Method from the EnlightenmentDu Marsaisgramática iluministamétodo latino iluministaDu Marsaisgramática iluministamétodo latino iluministaCésar Chesneau du Marsais (1676-1756) é o gramático a quem Diderot e D’Alambert encarregaram de redigir os verbetes gramaticais da Encyclopédie. Em 1722, Du Marsais publicou a Méthode latine, no qual propôs o ensino do latim e de qualquer língua estrangeira com base em princípios a partir dos quais os iluministas explicam a geração da linguagem. Isto gerou uma controvérsia, de um lado, entre o próprio Du Marsais e seus seguidores, e, de outro, entre ele e os contrários ao novo método. Neste artigo, propomos analisar essa controvérsia por meio de relevantes documentos de que dispomos, tanto sobre as críticas que la Méthode latine provocou quanto sobre a proposta de Du Marsais feita em “une méthode raisonnée pour apprendre la langue latine”, bem como sobre as respostas apologéticas dadas na época pelo próprio Du Marsais e, depois, pelos editores da edição de sua obra completa.Cesar Chesneau du Marsais (1676-1756) es el gramático al que Diderot y D’Alambert encargaron la redacción de las entradas gramaticales de la Encyclopedie. En 1722 publicó una Méthode latine, donde propone la enseñanza del latín y de cualquier lengua extranjera siguiendo los principios desde los que los ilustrados explican la generación del lenguaje. Ello generó una polémica entre el propio Du Marsais y sus seguidores, por una parte, y los contarios al nuevo método, por otra. Tenemos documentos muy interesantes en torno a las críticas que provocó en la propuesta de Du Marsais d’une méthode raisonnée pour apprendre la langue latine, así como en torno a las respuestas apologéticas hechas por el propio Du Marsais en su momento y por los editores de la obras completas en su edición. Nos proponemos analizar aquí la polémica.César Chesneau du Marsais (1676-1756), the grammarian entrusted by Diderot and D’Alambert with the drafting of the grammatical terms of the Encyclopedie, published in 1722 a Méthode Latine, where he proposes the teaching of Latin and of any foreign language following the principles used by the Enlightened to explain the generation of language. That Such idea caused a polemic between Du Marsais and his followers, on the one hand, in one hand, and between to the those ones opposite opponents to the new method, on the other hand. We ́ve got very interesting documents concerning the critiques originated emerged by Du Marsais ́ proposal proposition about both upon une méthode raisonnée pour apprendre la langue latine, and about the apologetic answers given by Du Marsais during his life, or by the publishers of the edition of his complete works. We will analyze this polemic here. This polemic will be analyzed here.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/15112610.11606/issn.2236-4242.v32i1p195-217Linha D'Água; v. 32 n. 1 (2019): Um convite à história das ciências da linguagem; 195-2172236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151126/152720https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151126/170339Copyright (c) 2019 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSánchez Salor, Eustaquio2022-03-25T13:43:26Zoai:revistas.usp.br:article/151126Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:53.192532Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas
O método latino de du Marsais: críticas e apologias contemporâneas
The Latin Method of du Marsais: Critical and Contemporary Explanation
title La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas
spellingShingle La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas
Sánchez Salor, Eustaquio
Du Marsais
Grammar from the Age of Enlightenment
, Latin Method from the Enlightenment
Du Marsais
gramática iluminista
método latino iluminista
Du Marsais
gramática iluminista
método latino iluminista
title_short La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas
title_full La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas
title_fullStr La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas
title_full_unstemmed La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas
title_sort La Méthode latine de Du Marsais: Críticas y apologías contemporáneas
author Sánchez Salor, Eustaquio
author_facet Sánchez Salor, Eustaquio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez Salor, Eustaquio
dc.subject.por.fl_str_mv Du Marsais
Grammar from the Age of Enlightenment
, Latin Method from the Enlightenment
Du Marsais
gramática iluminista
método latino iluminista
Du Marsais
gramática iluminista
método latino iluminista
topic Du Marsais
Grammar from the Age of Enlightenment
, Latin Method from the Enlightenment
Du Marsais
gramática iluminista
método latino iluminista
Du Marsais
gramática iluminista
método latino iluminista
description César Chesneau du Marsais (1676-1756) é o gramático a quem Diderot e D’Alambert encarregaram de redigir os verbetes gramaticais da Encyclopédie. Em 1722, Du Marsais publicou a Méthode latine, no qual propôs o ensino do latim e de qualquer língua estrangeira com base em princípios a partir dos quais os iluministas explicam a geração da linguagem. Isto gerou uma controvérsia, de um lado, entre o próprio Du Marsais e seus seguidores, e, de outro, entre ele e os contrários ao novo método. Neste artigo, propomos analisar essa controvérsia por meio de relevantes documentos de que dispomos, tanto sobre as críticas que la Méthode latine provocou quanto sobre a proposta de Du Marsais feita em “une méthode raisonnée pour apprendre la langue latine”, bem como sobre as respostas apologéticas dadas na época pelo próprio Du Marsais e, depois, pelos editores da edição de sua obra completa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151126
10.11606/issn.2236-4242.v32i1p195-217
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151126
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v32i1p195-217
dc.language.iso.fl_str_mv spa
por
language spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151126/152720
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151126/170339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 32 n. 1 (2019): Um convite à história das ciências da linguagem; 195-217
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894482329600