Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654
Resumo: Esse artigo apresenta uma experiência didática realizada com estudantes da graduação de Letras (Português, Português-Francês, Português-Inglês, Português-Espanhol), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, campus Guarulhos, durante o segundo semestre de 2015. O objetivo do curso, intitulado “Adaptação Literária e Multimodalidade”, era o de levar o aprendiz a se apropriar dos conceitos fundamentais de multimodalidade e de intermidialidade por meio de análise de adaptações literárias em diversas mídias. A estratégia didática adotada foi a de convidar o aprendiz a tomar o papel de autor/scriptor de uma transposição intermidiática multimodal através do manuseio de uma obra literária pertencente a uma mídia verbal textual (mídia-fon-te) com o objetivo de reconfigurá-la em uma mídia qualificada – filme, HQ, stop-motion etc. (mídia-alvo) a partir de sua apropriação da linguagem literária textual.
id USP-36_ab6a590b1c9b6df29eb1769971aeb1f6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/131654
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New MediasLetramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídiaexperiência didáticamultimodalidadeintermidialidadeadaptação literáriaautor/scriptor.eaching PracticesMuldimodalityIntermedia LiteracyLiterary AdaptationAuthor/Scriptor.Esse artigo apresenta uma experiência didática realizada com estudantes da graduação de Letras (Português, Português-Francês, Português-Inglês, Português-Espanhol), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, campus Guarulhos, durante o segundo semestre de 2015. O objetivo do curso, intitulado “Adaptação Literária e Multimodalidade”, era o de levar o aprendiz a se apropriar dos conceitos fundamentais de multimodalidade e de intermidialidade por meio de análise de adaptações literárias em diversas mídias. A estratégia didática adotada foi a de convidar o aprendiz a tomar o papel de autor/scriptor de uma transposição intermidiática multimodal através do manuseio de uma obra literária pertencente a uma mídia verbal textual (mídia-fon-te) com o objetivo de reconfigurá-la em uma mídia qualificada – filme, HQ, stop-motion etc. (mídia-alvo) a partir de sua apropriação da linguagem literária textual.This paper describes and discusses a course for undergraduate language students (Portuguese, Portuguese-French, Portuguese-English, Portuguese-Spanish) held at the Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, at the second semestre of 2015. The goal of the course, entitled “Literary Adaptation and Multimodality” was to help students understand, through the analysis of literary adaptations to different media, the key concepts in multimodality and intermedia literacy. The teaching strategy adopted was that of inviting the student to become a author/scriptor of a muldimodal intermedia transposition, reconfiguring the text of written literature (source media) into different media – film, comics, stop-motion (source media).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/13165410.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69Linha D'Água; v. 30 n. 2 (2017): Leitura: abrangência e estratégias; 51-692236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654/135264https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654/147272Copyright (c) 2017 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessGhirardi, Ana Luiza Ramazzina2022-03-25T13:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/131654Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:50.296431Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídia
title Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
spellingShingle Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
experiência didática
multimodalidade
intermidialidade
adaptação literária
autor/scriptor.
eaching Practices
Muldimodality
Intermedia Literacy
Literary Adaptation
Author/Scriptor.
title_short Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
title_full Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
title_fullStr Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
title_full_unstemmed Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
title_sort Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
author Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
author_facet Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
dc.subject.por.fl_str_mv experiência didática
multimodalidade
intermidialidade
adaptação literária
autor/scriptor.
eaching Practices
Muldimodality
Intermedia Literacy
Literary Adaptation
Author/Scriptor.
topic experiência didática
multimodalidade
intermidialidade
adaptação literária
autor/scriptor.
eaching Practices
Muldimodality
Intermedia Literacy
Literary Adaptation
Author/Scriptor.
description Esse artigo apresenta uma experiência didática realizada com estudantes da graduação de Letras (Português, Português-Francês, Português-Inglês, Português-Espanhol), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, campus Guarulhos, durante o segundo semestre de 2015. O objetivo do curso, intitulado “Adaptação Literária e Multimodalidade”, era o de levar o aprendiz a se apropriar dos conceitos fundamentais de multimodalidade e de intermidialidade por meio de análise de adaptações literárias em diversas mídias. A estratégia didática adotada foi a de convidar o aprendiz a tomar o papel de autor/scriptor de uma transposição intermidiática multimodal através do manuseio de uma obra literária pertencente a uma mídia verbal textual (mídia-fon-te) com o objetivo de reconfigurá-la em uma mídia qualificada – filme, HQ, stop-motion etc. (mídia-alvo) a partir de sua apropriação da linguagem literária textual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654
10.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654/135264
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654/147272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 30 n. 2 (2017): Leitura: abrangência e estratégias; 51-69
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894077579264