Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654 |
Resumo: | Esse artigo apresenta uma experiência didática realizada com estudantes da graduação de Letras (Português, Português-Francês, Português-Inglês, Português-Espanhol), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, campus Guarulhos, durante o segundo semestre de 2015. O objetivo do curso, intitulado “Adaptação Literária e Multimodalidade”, era o de levar o aprendiz a se apropriar dos conceitos fundamentais de multimodalidade e de intermidialidade por meio de análise de adaptações literárias em diversas mídias. A estratégia didática adotada foi a de convidar o aprendiz a tomar o papel de autor/scriptor de uma transposição intermidiática multimodal através do manuseio de uma obra literária pertencente a uma mídia verbal textual (mídia-fon-te) com o objetivo de reconfigurá-la em uma mídia qualificada – filme, HQ, stop-motion etc. (mídia-alvo) a partir de sua apropriação da linguagem literária textual. |
id |
USP-36_ab6a590b1c9b6df29eb1769971aeb1f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/131654 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New MediasLetramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídiaexperiência didáticamultimodalidadeintermidialidadeadaptação literáriaautor/scriptor.eaching PracticesMuldimodalityIntermedia LiteracyLiterary AdaptationAuthor/Scriptor.Esse artigo apresenta uma experiência didática realizada com estudantes da graduação de Letras (Português, Português-Francês, Português-Inglês, Português-Espanhol), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, campus Guarulhos, durante o segundo semestre de 2015. O objetivo do curso, intitulado “Adaptação Literária e Multimodalidade”, era o de levar o aprendiz a se apropriar dos conceitos fundamentais de multimodalidade e de intermidialidade por meio de análise de adaptações literárias em diversas mídias. A estratégia didática adotada foi a de convidar o aprendiz a tomar o papel de autor/scriptor de uma transposição intermidiática multimodal através do manuseio de uma obra literária pertencente a uma mídia verbal textual (mídia-fon-te) com o objetivo de reconfigurá-la em uma mídia qualificada – filme, HQ, stop-motion etc. (mídia-alvo) a partir de sua apropriação da linguagem literária textual.This paper describes and discusses a course for undergraduate language students (Portuguese, Portuguese-French, Portuguese-English, Portuguese-Spanish) held at the Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, at the second semestre of 2015. The goal of the course, entitled “Literary Adaptation and Multimodality” was to help students understand, through the analysis of literary adaptations to different media, the key concepts in multimodality and intermedia literacy. The teaching strategy adopted was that of inviting the student to become a author/scriptor of a muldimodal intermedia transposition, reconfiguring the text of written literature (source media) into different media – film, comics, stop-motion (source media).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/13165410.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69Linha D'Água; v. 30 n. 2 (2017): Leitura: abrangência e estratégias; 51-692236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654/135264https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654/147272Copyright (c) 2017 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessGhirardi, Ana Luiza Ramazzina2022-03-25T13:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/131654Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:50.296431Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídia |
title |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias |
spellingShingle |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina experiência didática multimodalidade intermidialidade adaptação literária autor/scriptor. eaching Practices Muldimodality Intermedia Literacy Literary Adaptation Author/Scriptor. |
title_short |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias |
title_full |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias |
title_fullStr |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias |
title_full_unstemmed |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias |
title_sort |
Mídia Literary Multimodal and Intermedia Literacy: Buiding a Reader/Scriptor of New Medias |
author |
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina |
author_facet |
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiência didática multimodalidade intermidialidade adaptação literária autor/scriptor. eaching Practices Muldimodality Intermedia Literacy Literary Adaptation Author/Scriptor. |
topic |
experiência didática multimodalidade intermidialidade adaptação literária autor/scriptor. eaching Practices Muldimodality Intermedia Literacy Literary Adaptation Author/Scriptor. |
description |
Esse artigo apresenta uma experiência didática realizada com estudantes da graduação de Letras (Português, Português-Francês, Português-Inglês, Português-Espanhol), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, campus Guarulhos, durante o segundo semestre de 2015. O objetivo do curso, intitulado “Adaptação Literária e Multimodalidade”, era o de levar o aprendiz a se apropriar dos conceitos fundamentais de multimodalidade e de intermidialidade por meio de análise de adaptações literárias em diversas mídias. A estratégia didática adotada foi a de convidar o aprendiz a tomar o papel de autor/scriptor de uma transposição intermidiática multimodal através do manuseio de uma obra literária pertencente a uma mídia verbal textual (mídia-fon-te) com o objetivo de reconfigurá-la em uma mídia qualificada – filme, HQ, stop-motion etc. (mídia-alvo) a partir de sua apropriação da linguagem literária textual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654 10.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654/135264 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654/147272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 30 n. 2 (2017): Leitura: abrangência e estratégias; 51-69 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894077579264 |