Discursive, Style, Authorship
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105646 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir o uso estilístico da língua em enunciados concretos, na perspectiva dialógica da lingua-gem. Para discutir essa questão, foi selecionado o artigo de opinião “Notas sem confete”, de Fernando de Barros e Silva, veiculado na Folha de S. Paulo, de 6 de fevereiro de 2008, observando como o tema, a proposta do autor e sua relação com o contexto imediato criam uma forma expressiva diferenciada, rompendo com a forma composicional e o estilo genérico do artigo. Nessa perspectiva analítica, procura-se demonstrar que o estilo não se reduz ao sujeito-enunciador, mas resulta das relações dialógicas que o enunciador mantém com o leitor presumido e com o contexto social. Como postula Bakhtin, o estilo decorre da relação dialógica mantida entre o enunciador e o grupo social (BAKHTIN, 2003). Destaca-se, portanto, a questão da autoria em gêneros permeáveis à inflexão subjetiva, alterando seu formato. |
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O objetivo deste artigo é discutir o uso estilístico da língua em enunciados concretos, na perspectiva dialógica da lingua-gem. Para discutir essa questão, foi selecionado o artigo de opinião “Notas sem confete”, de Fernando de Barros e Silva, veiculado na Folha de S. Paulo, de 6 de fevereiro de 2008, observando como o tema, a proposta do autor e sua relação com o contexto imediato criam uma forma expressiva diferenciada, rompendo com a forma composicional e o estilo genérico do artigo. Nessa perspectiva analítica, procura-se demonstrar que o estilo não se reduz ao sujeito-enunciador, mas resulta das relações dialógicas que o enunciador mantém com o leitor presumido e com o contexto social. Como postula Bakhtin, o estilo decorre da relação dialógica mantida entre o enunciador e o grupo social (BAKHTIN, 2003). Destaca-se, portanto, a questão da autoria em gêneros permeáveis à inflexão subjetiva, alterando seu formato. |
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