A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265 |
Resumo: | Tomando a produção do texto escrito como nosso objeto de reflexão, buscamos responder à pergunta: o que diz e o que faz auniversidade (contexto de formação do professor) e o que diz e o que faz o professor dos níveis fundamental e médio no cotidiano escolar (contexto de atuação desse profissional)? À luz de diferentes teorias lingüísticas, verificamos a defasagem que existe entre os dois contextos, uma vez que os egressos das universidades não têm sido capazes de fazeruma “ponte” entre o conhecimento teórico aprendido na universidade e a prática de sala de aula. Sem a pretensão de esgotar o assunto, apontamos alguns caminhos que nos parecem relevantes para a solução do problema, tais como a ampliação do espaço da “Lingüística” na grade curricular dos cursos de Letras, uma maior integração entre as disciplinas “Lingüística” e “Língua Portuguesa” e a proposição d eoficinas de lingüística aplicada em que se busque a articulação entreteoria e prática. |
id |
USP-36_cd9d8c66d8e48255f3c9afcec1e4916f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37265 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aulaTomando a produção do texto escrito como nosso objeto de reflexão, buscamos responder à pergunta: o que diz e o que faz auniversidade (contexto de formação do professor) e o que diz e o que faz o professor dos níveis fundamental e médio no cotidiano escolar (contexto de atuação desse profissional)? À luz de diferentes teorias lingüísticas, verificamos a defasagem que existe entre os dois contextos, uma vez que os egressos das universidades não têm sido capazes de fazeruma “ponte” entre o conhecimento teórico aprendido na universidade e a prática de sala de aula. Sem a pretensão de esgotar o assunto, apontamos alguns caminhos que nos parecem relevantes para a solução do problema, tais como a ampliação do espaço da “Lingüística” na grade curricular dos cursos de Letras, uma maior integração entre as disciplinas “Lingüística” e “Língua Portuguesa” e a proposição d eoficinas de lingüística aplicada em que se busque a articulação entreteoria e prática.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2005-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3726510.11606/issn.2236-4242.v0i17p87-103Linha D'Água; n. 17 (2004); 87-1032236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265/39986Copyright (c) 2005 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessLara, Glaucia Muniz Proença2020-06-25T03:58:21Zoai:revistas.usp.br:article/37265Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:35.250326Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula |
title |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula |
spellingShingle |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula Lara, Glaucia Muniz Proença |
title_short |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula |
title_full |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula |
title_fullStr |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula |
title_full_unstemmed |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula |
title_sort |
A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula |
author |
Lara, Glaucia Muniz Proença |
author_facet |
Lara, Glaucia Muniz Proença |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Glaucia Muniz Proença |
description |
Tomando a produção do texto escrito como nosso objeto de reflexão, buscamos responder à pergunta: o que diz e o que faz auniversidade (contexto de formação do professor) e o que diz e o que faz o professor dos níveis fundamental e médio no cotidiano escolar (contexto de atuação desse profissional)? À luz de diferentes teorias lingüísticas, verificamos a defasagem que existe entre os dois contextos, uma vez que os egressos das universidades não têm sido capazes de fazeruma “ponte” entre o conhecimento teórico aprendido na universidade e a prática de sala de aula. Sem a pretensão de esgotar o assunto, apontamos alguns caminhos que nos parecem relevantes para a solução do problema, tais como a ampliação do espaço da “Lingüística” na grade curricular dos cursos de Letras, uma maior integração entre as disciplinas “Lingüística” e “Língua Portuguesa” e a proposição d eoficinas de lingüística aplicada em que se busque a articulação entreteoria e prática. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265 10.11606/issn.2236-4242.v0i17p87-103 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v0i17p87-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265/39986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2005 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2005 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; n. 17 (2004); 87-103 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893155880960 |