A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Glaucia Muniz Proença
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265
Resumo: Tomando a produção do texto escrito como nosso objeto de reflexão, buscamos responder à pergunta: o que diz e o que faz auniversidade (contexto de formação do professor) e o que diz e o que faz o professor dos níveis fundamental e médio no cotidiano escolar (contexto de atuação desse profissional)? À luz de diferentes teorias lingüísticas, verificamos a defasagem que existe entre os dois contextos, uma vez que os egressos das universidades não têm sido capazes de fazeruma “ponte” entre o conhecimento teórico aprendido na universidade e a prática de sala de aula. Sem a pretensão de esgotar o assunto, apontamos alguns caminhos que nos parecem relevantes para a solução do problema, tais como a ampliação do espaço da “Lingüística” na grade curricular dos cursos de Letras, uma maior integração entre as disciplinas “Lingüística” e “Língua Portuguesa” e a proposição d eoficinas de lingüística aplicada em que se busque a articulação entreteoria e prática.
id USP-36_cd9d8c66d8e48255f3c9afcec1e4916f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37265
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aulaTomando a produção do texto escrito como nosso objeto de reflexão, buscamos responder à pergunta: o que diz e o que faz auniversidade (contexto de formação do professor) e o que diz e o que faz o professor dos níveis fundamental e médio no cotidiano escolar (contexto de atuação desse profissional)? À luz de diferentes teorias lingüísticas, verificamos a defasagem que existe entre os dois contextos, uma vez que os egressos das universidades não têm sido capazes de fazeruma “ponte” entre o conhecimento teórico aprendido na universidade e a prática de sala de aula. Sem a pretensão de esgotar o assunto, apontamos alguns caminhos que nos parecem relevantes para a solução do problema, tais como a ampliação do espaço da “Lingüística” na grade curricular dos cursos de Letras, uma maior integração entre as disciplinas “Lingüística” e “Língua Portuguesa” e a proposição d eoficinas de lingüística aplicada em que se busque a articulação entreteoria e prática.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2005-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3726510.11606/issn.2236-4242.v0i17p87-103Linha D'Água; n. 17 (2004); 87-1032236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265/39986Copyright (c) 2005 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessLara, Glaucia Muniz Proença2020-06-25T03:58:21Zoai:revistas.usp.br:article/37265Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:35.250326Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
title A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
spellingShingle A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
Lara, Glaucia Muniz Proença
title_short A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
title_full A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
title_fullStr A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
title_full_unstemmed A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
title_sort A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula
author Lara, Glaucia Muniz Proença
author_facet Lara, Glaucia Muniz Proença
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Glaucia Muniz Proença
description Tomando a produção do texto escrito como nosso objeto de reflexão, buscamos responder à pergunta: o que diz e o que faz auniversidade (contexto de formação do professor) e o que diz e o que faz o professor dos níveis fundamental e médio no cotidiano escolar (contexto de atuação desse profissional)? À luz de diferentes teorias lingüísticas, verificamos a defasagem que existe entre os dois contextos, uma vez que os egressos das universidades não têm sido capazes de fazeruma “ponte” entre o conhecimento teórico aprendido na universidade e a prática de sala de aula. Sem a pretensão de esgotar o assunto, apontamos alguns caminhos que nos parecem relevantes para a solução do problema, tais como a ampliação do espaço da “Lingüística” na grade curricular dos cursos de Letras, uma maior integração entre as disciplinas “Lingüística” e “Língua Portuguesa” e a proposição d eoficinas de lingüística aplicada em que se busque a articulação entreteoria e prática.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265
10.11606/issn.2236-4242.v0i17p87-103
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v0i17p87-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265/39986
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2005 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2005 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; n. 17 (2004); 87-103
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893155880960