Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristófano, Sirlene
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37337
Resumo: A relação entre literatura e sociedade é uma questão importante na tradição da crítica literária brasileira, portanto não podemos deixar de destacar a fundamental responsabilidade que essa relação exerce na organização da formação ideológica de uma sociedade: a literatura como um compromisso social. A escritora contemporânea Lygia Bojunga constrói as suas narrativas para o público jovem, sempre utilizando a infância como tema principal. Para além disto, as suas obras são caracterizadas por uma marcante infracção dos limites entre realidade e fantasia, repletas de simbologia, o que poderá proporcionar à criança um caminho para a maturidade e para a busca da sua identidade. A escritora por meio de seus contos maravilhosos e realismo mágico eternizou estes valores, o que a tornou numa excelente representativa da literatura infanto-juvenil. Nas suas narrativas, repletas de agradáveis fantasias, que têm por fundamento elementos tomados do real, a autora debate os problemas sociais resultantes da ideologia dominante: a ditadura militar. Partindo deste ponto, este artigo pretende contextualizar Lygia Bojunga Nunes no seu tempo e no seu espaço literário, numa época política em que o Brasil vivia na ditadura, na qual a escritora empenhava-se na luta ideológica. O presente trabalho tem por objetivo reflectir sobre um dos temas importantes de uma de suas narrativas, A Bolsa Amarela, que trata dos problemas existentes nas relações humanas e que faculta uma crítica contundente, por meio de vasta simbologia à realidade social.
id USP-36_d5140f9db6b268af05ccbe9d33357157
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37337
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade SocialA relação entre literatura e sociedade é uma questão importante na tradição da crítica literária brasileira, portanto não podemos deixar de destacar a fundamental responsabilidade que essa relação exerce na organização da formação ideológica de uma sociedade: a literatura como um compromisso social. A escritora contemporânea Lygia Bojunga constrói as suas narrativas para o público jovem, sempre utilizando a infância como tema principal. Para além disto, as suas obras são caracterizadas por uma marcante infracção dos limites entre realidade e fantasia, repletas de simbologia, o que poderá proporcionar à criança um caminho para a maturidade e para a busca da sua identidade. A escritora por meio de seus contos maravilhosos e realismo mágico eternizou estes valores, o que a tornou numa excelente representativa da literatura infanto-juvenil. Nas suas narrativas, repletas de agradáveis fantasias, que têm por fundamento elementos tomados do real, a autora debate os problemas sociais resultantes da ideologia dominante: a ditadura militar. Partindo deste ponto, este artigo pretende contextualizar Lygia Bojunga Nunes no seu tempo e no seu espaço literário, numa época política em que o Brasil vivia na ditadura, na qual a escritora empenhava-se na luta ideológica. O presente trabalho tem por objetivo reflectir sobre um dos temas importantes de uma de suas narrativas, A Bolsa Amarela, que trata dos problemas existentes nas relações humanas e que faculta uma crítica contundente, por meio de vasta simbologia à realidade social.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3733710.11606/issn.2236-4242.v0i23p75-93Linha D'Água; n. 23 (2010); 75-932236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37337/40057Copyright (c) 2010 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCristófano, Sirlene2020-06-25T03:57:30Zoai:revistas.usp.br:article/37337Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:38.871310Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
title Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
spellingShingle Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
Cristófano, Sirlene
title_short Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
title_full Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
title_fullStr Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
title_full_unstemmed Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
title_sort Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
author Cristófano, Sirlene
author_facet Cristófano, Sirlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristófano, Sirlene
description A relação entre literatura e sociedade é uma questão importante na tradição da crítica literária brasileira, portanto não podemos deixar de destacar a fundamental responsabilidade que essa relação exerce na organização da formação ideológica de uma sociedade: a literatura como um compromisso social. A escritora contemporânea Lygia Bojunga constrói as suas narrativas para o público jovem, sempre utilizando a infância como tema principal. Para além disto, as suas obras são caracterizadas por uma marcante infracção dos limites entre realidade e fantasia, repletas de simbologia, o que poderá proporcionar à criança um caminho para a maturidade e para a busca da sua identidade. A escritora por meio de seus contos maravilhosos e realismo mágico eternizou estes valores, o que a tornou numa excelente representativa da literatura infanto-juvenil. Nas suas narrativas, repletas de agradáveis fantasias, que têm por fundamento elementos tomados do real, a autora debate os problemas sociais resultantes da ideologia dominante: a ditadura militar. Partindo deste ponto, este artigo pretende contextualizar Lygia Bojunga Nunes no seu tempo e no seu espaço literário, numa época política em que o Brasil vivia na ditadura, na qual a escritora empenhava-se na luta ideológica. O presente trabalho tem por objetivo reflectir sobre um dos temas importantes de uma de suas narrativas, A Bolsa Amarela, que trata dos problemas existentes nas relações humanas e que faculta uma crítica contundente, por meio de vasta simbologia à realidade social.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37337
10.11606/issn.2236-4242.v0i23p75-93
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37337
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v0i23p75-93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37337/40057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; n. 23 (2010); 75-93
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893217746944