Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo demonstrar a contribuição dos projetos temáticos para o ensino dialógico-discursivo de língua portuguesa. Tendo em vista a teoria dialógica do discurso e o interacionismo sociodiscursivo, enfatizamos a importância do trabalho com os gêneros discursivos em diferentes eixos didáticos no ensino de língua portuguesa no ensino básico. Para isso, em consonância com as propostas apresentadas nos PCNs, observamos que a elaboração de projetos temáticos é uma estratégia eficiente e produtiva. |
id |
USP-36_e9bf20ed7fc921990b0a356b93ca6f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/111303 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesaThematic projects in the dialogic-discursive teaching of the portuguese languageEnsino-aprendizagemLíngua portuguesaDialogismoInteracionismo sociodiscursivoGêneros discursivos.Teaching and LearningPortuguese LanguageDialogismInteractionism SociodiscursivoGenres Discursive.Este artigo tem como objetivo demonstrar a contribuição dos projetos temáticos para o ensino dialógico-discursivo de língua portuguesa. Tendo em vista a teoria dialógica do discurso e o interacionismo sociodiscursivo, enfatizamos a importância do trabalho com os gêneros discursivos em diferentes eixos didáticos no ensino de língua portuguesa no ensino básico. Para isso, em consonância com as propostas apresentadas nos PCNs, observamos que a elaboração de projetos temáticos é uma estratégia eficiente e produtiva.This article aims to demonstrate the contribution of thematic projects for the dialogic-discursive teaching of Portuguese language. Given the dialogic theory of discourse and the social discursive interactionism, we emphasize the importance of working with the genres in different axes in teaching Portuguese language classes. To this end, in line with the proposals made in the PCNs, we noted that the development of thematic projects is an efficient and productive strategy.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/11130310.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 103-1182236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303/115153https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303/147290Copyright (c) 2016 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaretta, Álvaro Antônio2022-03-25T13:45:25Zoai:revistas.usp.br:article/111303Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:48.321398Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa Thematic projects in the dialogic-discursive teaching of the portuguese language |
title |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa |
spellingShingle |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa Caretta, Álvaro Antônio Ensino-aprendizagem Língua portuguesa Dialogismo Interacionismo sociodiscursivo Gêneros discursivos. Teaching and Learning Portuguese Language Dialogism Interactionism Sociodiscursivo Genres Discursive. |
title_short |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa |
title_full |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa |
title_fullStr |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa |
title_sort |
Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa |
author |
Caretta, Álvaro Antônio |
author_facet |
Caretta, Álvaro Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caretta, Álvaro Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Língua portuguesa Dialogismo Interacionismo sociodiscursivo Gêneros discursivos. Teaching and Learning Portuguese Language Dialogism Interactionism Sociodiscursivo Genres Discursive. |
topic |
Ensino-aprendizagem Língua portuguesa Dialogismo Interacionismo sociodiscursivo Gêneros discursivos. Teaching and Learning Portuguese Language Dialogism Interactionism Sociodiscursivo Genres Discursive. |
description |
Este artigo tem como objetivo demonstrar a contribuição dos projetos temáticos para o ensino dialógico-discursivo de língua portuguesa. Tendo em vista a teoria dialógica do discurso e o interacionismo sociodiscursivo, enfatizamos a importância do trabalho com os gêneros discursivos em diferentes eixos didáticos no ensino de língua portuguesa no ensino básico. Para isso, em consonância com as propostas apresentadas nos PCNs, observamos que a elaboração de projetos temáticos é uma estratégia eficiente e produtiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303/115153 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303/147290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 103-118 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894015713280 |