A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma análise da linguagem argumentativa de uma proposta de formação que ocorreu entre onze professores de inglês e uma coordenadora, em uma escola da rede privada, na cidade de São Paulo, em 2022. Para tanto, inicialmente, discute o papel da argumentação no processo de desencapsulação do ensino-aprendizagem de inglês. Em seguida, faz uma breve descrição das ações que organizaram a proposta em um contexto de argumentação colaborativa. Na sequência, analisa as características enunciativas, discursivas e linguísticas entrelaçadas pela multimodalidade de um relato reflexivo que foi produzido por um dos participantes acerca do desenvolvimento de agência. Por fim, apresenta um relato que foi escrito colaborativamente entre todos os participantes para refletir sobre a importância da argumentação na produção compartilhada de significados. |
id |
USP-36_f2baafaccf60fd8835d8371528c34cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/211286 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesaThe argumentation as a means of thinking the de-encapsulation of the English language teachingAgencyTeacher trainingCurriculumCollaborationArgumentative languageAgênciaFormaçãoCurrículoColaboraçãoLinguagem argumentativaO presente artigo propõe uma análise da linguagem argumentativa de uma proposta de formação que ocorreu entre onze professores de inglês e uma coordenadora, em uma escola da rede privada, na cidade de São Paulo, em 2022. Para tanto, inicialmente, discute o papel da argumentação no processo de desencapsulação do ensino-aprendizagem de inglês. Em seguida, faz uma breve descrição das ações que organizaram a proposta em um contexto de argumentação colaborativa. Na sequência, analisa as características enunciativas, discursivas e linguísticas entrelaçadas pela multimodalidade de um relato reflexivo que foi produzido por um dos participantes acerca do desenvolvimento de agência. Por fim, apresenta um relato que foi escrito colaborativamente entre todos os participantes para refletir sobre a importância da argumentação na produção compartilhada de significados.The purpose of the present article is to analyze the argumentative language in a proposal for educators which took place among eleven teachers of English and one pedagogical coordinator, in a private school, located in the city of São Paulo, in 2022. It discusses, initially, the role of the argumentation in the de-encapsulation of the English language teaching. Next, it makes a brief description of the actions which organized the proposal in a collaborative argumentation context. Then, it analyzes the enunciative, discursive and linguistics features, intertwined by multimodality, of a reflective diary which was produced by one of the participants in relation to the agency development. Lastly, this article presents a reflective diary which was produced collaboratively among all the participants in order to reflect upon the importance of the argumentation in the production of shared meanings.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21128610.11606/issn.2236-4242.v36i3p51-68Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 51-682236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286/201977https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286/203156Copyright (c) 2023 Milena Maria Nunes de Matos Carmona, Fernanda Coelho Liberalihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmona, Milena Maria Nunes de MatosLiberali, Fernanda Coelho2024-03-02T02:20:23Zoai:revistas.usp.br:article/211286Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T02:20:23Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa The argumentation as a means of thinking the de-encapsulation of the English language teaching |
title |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa |
spellingShingle |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa Carmona, Milena Maria Nunes de Matos Agency Teacher training Curriculum Collaboration Argumentative language Agência Formação Currículo Colaboração Linguagem argumentativa |
title_short |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_full |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_fullStr |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_sort |
A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa |
author |
Carmona, Milena Maria Nunes de Matos |
author_facet |
Carmona, Milena Maria Nunes de Matos Liberali, Fernanda Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Liberali, Fernanda Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmona, Milena Maria Nunes de Matos Liberali, Fernanda Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agency Teacher training Curriculum Collaboration Argumentative language Agência Formação Currículo Colaboração Linguagem argumentativa |
topic |
Agency Teacher training Curriculum Collaboration Argumentative language Agência Formação Currículo Colaboração Linguagem argumentativa |
description |
O presente artigo propõe uma análise da linguagem argumentativa de uma proposta de formação que ocorreu entre onze professores de inglês e uma coordenadora, em uma escola da rede privada, na cidade de São Paulo, em 2022. Para tanto, inicialmente, discute o papel da argumentação no processo de desencapsulação do ensino-aprendizagem de inglês. Em seguida, faz uma breve descrição das ações que organizaram a proposta em um contexto de argumentação colaborativa. Na sequência, analisa as características enunciativas, discursivas e linguísticas entrelaçadas pela multimodalidade de um relato reflexivo que foi produzido por um dos participantes acerca do desenvolvimento de agência. Por fim, apresenta um relato que foi escrito colaborativamente entre todos os participantes para refletir sobre a importância da argumentação na produção compartilhada de significados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p51-68 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p51-68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286/201977 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286/203156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Milena Maria Nunes de Matos Carmona, Fernanda Coelho Liberali https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Milena Maria Nunes de Matos Carmona, Fernanda Coelho Liberali https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 51-68 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221892042293248 |