A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmona, Milena Maria Nunes de Matos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Liberali, Fernanda Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286
Resumo: O presente artigo propõe uma análise da linguagem argumentativa de uma proposta de formação que ocorreu entre onze professores de inglês e uma coordenadora, em uma escola da rede privada, na cidade de São Paulo, em 2022. Para tanto, inicialmente, discute o papel da argumentação no processo de desencapsulação do ensino-aprendizagem de inglês. Em seguida, faz uma breve descrição das ações que organizaram a proposta em um contexto de argumentação colaborativa. Na sequência, analisa as características enunciativas, discursivas e linguísticas entrelaçadas pela multimodalidade de um relato reflexivo que foi produzido por um dos participantes acerca do desenvolvimento de agência. Por fim, apresenta um relato que foi escrito colaborativamente entre todos os participantes para refletir sobre a importância da argumentação na produção compartilhada de significados.
id USP-36_f2baafaccf60fd8835d8371528c34cd7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211286
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesaThe argumentation as a means of thinking the de-encapsulation of the English language teachingAgencyTeacher trainingCurriculumCollaborationArgumentative languageAgênciaFormaçãoCurrículoColaboraçãoLinguagem argumentativaO presente artigo propõe uma análise da linguagem argumentativa de uma proposta de formação que ocorreu entre onze professores de inglês e uma coordenadora, em uma escola da rede privada, na cidade de São Paulo, em 2022. Para tanto, inicialmente, discute o papel da argumentação no processo de desencapsulação do ensino-aprendizagem de inglês. Em seguida, faz uma breve descrição das ações que organizaram a proposta em um contexto de argumentação colaborativa. Na sequência, analisa as características enunciativas, discursivas e linguísticas entrelaçadas pela multimodalidade de um relato reflexivo que foi produzido por um dos participantes acerca do desenvolvimento de agência. Por fim, apresenta um relato que foi escrito colaborativamente entre todos os participantes para refletir sobre a importância da argumentação na produção compartilhada de significados.The purpose of the present article is to analyze the argumentative language in a proposal for educators which took place among eleven teachers of English and one pedagogical coordinator, in a private school, located in the city of São Paulo, in 2022. It discusses, initially, the role of the argumentation in the de-encapsulation of the English language teaching. Next, it makes a brief description of the actions which organized the proposal in a collaborative argumentation context. Then, it analyzes the enunciative, discursive and linguistics features, intertwined by multimodality, of a reflective diary which was produced by one of the participants in relation to the agency development. Lastly, this article presents a reflective diary which was produced collaboratively among all the participants in order to reflect upon the importance of the argumentation in the production of shared meanings.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21128610.11606/issn.2236-4242.v36i3p51-68Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 51-682236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286/201977https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286/203156Copyright (c) 2023 Milena Maria Nunes de Matos Carmona, Fernanda Coelho Liberalihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmona, Milena Maria Nunes de MatosLiberali, Fernanda Coelho2024-03-02T02:20:23Zoai:revistas.usp.br:article/211286Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T02:20:23Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
The argumentation as a means of thinking the de-encapsulation of the English language teaching
title A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
Carmona, Milena Maria Nunes de Matos
Agency
Teacher training
Curriculum
Collaboration
Argumentative language
Agência
Formação
Currículo
Colaboração
Linguagem argumentativa
title_short A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_full A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_sort A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa
author Carmona, Milena Maria Nunes de Matos
author_facet Carmona, Milena Maria Nunes de Matos
Liberali, Fernanda Coelho
author_role author
author2 Liberali, Fernanda Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmona, Milena Maria Nunes de Matos
Liberali, Fernanda Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Agency
Teacher training
Curriculum
Collaboration
Argumentative language
Agência
Formação
Currículo
Colaboração
Linguagem argumentativa
topic Agency
Teacher training
Curriculum
Collaboration
Argumentative language
Agência
Formação
Currículo
Colaboração
Linguagem argumentativa
description O presente artigo propõe uma análise da linguagem argumentativa de uma proposta de formação que ocorreu entre onze professores de inglês e uma coordenadora, em uma escola da rede privada, na cidade de São Paulo, em 2022. Para tanto, inicialmente, discute o papel da argumentação no processo de desencapsulação do ensino-aprendizagem de inglês. Em seguida, faz uma breve descrição das ações que organizaram a proposta em um contexto de argumentação colaborativa. Na sequência, analisa as características enunciativas, discursivas e linguísticas entrelaçadas pela multimodalidade de um relato reflexivo que foi produzido por um dos participantes acerca do desenvolvimento de agência. Por fim, apresenta um relato que foi escrito colaborativamente entre todos os participantes para refletir sobre a importância da argumentação na produção compartilhada de significados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p51-68
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p51-68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286/201977
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286/203156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Milena Maria Nunes de Matos Carmona, Fernanda Coelho Liberali
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Milena Maria Nunes de Matos Carmona, Fernanda Coelho Liberali
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 51-68
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892042293248