Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718 |
Resumo: | Neste artigo, busca-se examinar o discurso político para descrever as especificidades da propaganda eleitoral e detectar as estratégias discursivas utilizadas na construção da imagem da candidata à Presidência da República, Dilma Roussef. Para este propósito, são analisados segmentos do primeiro programa da campanha eleitoral da candidata, transmitido pela televisão em 2010, em rede nacional, no Horário Político Eleitoral. A discussão teórica faz-se a partir dos trabalhos de Charaudeau (2008), Van Dijk (2008), Aquino (1997), entre outros. As análises revelam que houve concernência na construção da imagem da candidata, pouco conhecida do eleitorado, por meio de elementos linguístico-discursivos, utilizados estrategicamente como argumentos que envolveram tanto razão quanto emoção, num processo cujo objetivo era dar legitimidade a Dilma, para que vencesse a eleição, como foi o caso. |
id |
USP-36_f9e6008a60cb26d1e9dc70f0ad85cf48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/47718 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacyPropaganda político-eleitoral – um discurso em busca de legitimidadepolitical discoursesocial representationdiscourse strategieslegitimationpublic image.discurso políticodiscurso da mídiarepresentação socialestratégias discursivaslegitimidade.Neste artigo, busca-se examinar o discurso político para descrever as especificidades da propaganda eleitoral e detectar as estratégias discursivas utilizadas na construção da imagem da candidata à Presidência da República, Dilma Roussef. Para este propósito, são analisados segmentos do primeiro programa da campanha eleitoral da candidata, transmitido pela televisão em 2010, em rede nacional, no Horário Político Eleitoral. A discussão teórica faz-se a partir dos trabalhos de Charaudeau (2008), Van Dijk (2008), Aquino (1997), entre outros. As análises revelam que houve concernência na construção da imagem da candidata, pouco conhecida do eleitorado, por meio de elementos linguístico-discursivos, utilizados estrategicamente como argumentos que envolveram tanto razão quanto emoção, num processo cujo objetivo era dar legitimidade a Dilma, para que vencesse a eleição, como foi o caso.This study aims to examine political discourse in order to describe the specific elements of electoral advertising and to detect the discursive strategies used to refer to the construction of presidential candidate’s image, Dilma Roussef. For this purpose, we analyzed segments of the first program of the candidate’s electoral campaign, broadcast on television in 2010, by national network in the Election Schedule. Theorical discussion is made from works on political discourse, as noted in Charaudeau (2008), van Dijk (2008), Aquino (1997), among others. Analysis showed that there was concern in presenting the candidate, little known by part of electorate, through linguistic-discursive resources, used as arguments involving reason and emotion, in a process which goal was to legitimate Dilma, in order to win the election, as it was the case.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/4771810.11606/issn.2236-4242.v25i2p131-145Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 131-1452236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718/51453Copyright (c) 2012 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino, Zilda Gaspar OliveiraLuques, Solange Ugo2022-03-25T13:47:29Zoai:revistas.usp.br:article/47718Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:41.372097Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy Propaganda político-eleitoral – um discurso em busca de legitimidade |
title |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy |
spellingShingle |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy Aquino, Zilda Gaspar Oliveira political discourse social representation discourse strategies legitimation public image. discurso político discurso da mídia representação social estratégias discursivas legitimidade. |
title_short |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy |
title_full |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy |
title_fullStr |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy |
title_full_unstemmed |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy |
title_sort |
Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy |
author |
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira |
author_facet |
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira Luques, Solange Ugo |
author_role |
author |
author2 |
Luques, Solange Ugo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira Luques, Solange Ugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
political discourse social representation discourse strategies legitimation public image. discurso político discurso da mídia representação social estratégias discursivas legitimidade. |
topic |
political discourse social representation discourse strategies legitimation public image. discurso político discurso da mídia representação social estratégias discursivas legitimidade. |
description |
Neste artigo, busca-se examinar o discurso político para descrever as especificidades da propaganda eleitoral e detectar as estratégias discursivas utilizadas na construção da imagem da candidata à Presidência da República, Dilma Roussef. Para este propósito, são analisados segmentos do primeiro programa da campanha eleitoral da candidata, transmitido pela televisão em 2010, em rede nacional, no Horário Político Eleitoral. A discussão teórica faz-se a partir dos trabalhos de Charaudeau (2008), Van Dijk (2008), Aquino (1997), entre outros. As análises revelam que houve concernência na construção da imagem da candidata, pouco conhecida do eleitorado, por meio de elementos linguístico-discursivos, utilizados estrategicamente como argumentos que envolveram tanto razão quanto emoção, num processo cujo objetivo era dar legitimidade a Dilma, para que vencesse a eleição, como foi o caso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p131-145 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v25i2p131-145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718/51453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 131-145 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893546999808 |