Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Zilda Gaspar Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Luques, Solange Ugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718
Resumo: Neste artigo, busca-se examinar o discurso político para descrever as especificidades da propaganda eleitoral e detectar as estratégias discursivas utilizadas na construção da imagem da candidata à Presidência da República, Dilma Roussef. Para este propósito, são analisados segmentos do primeiro programa da campanha eleitoral da candidata, transmitido pela televisão em 2010, em rede nacional, no Horário Político Eleitoral. A discussão teórica faz-se a partir dos trabalhos de Charaudeau (2008), Van Dijk (2008), Aquino (1997), entre outros. As análises revelam que houve concernência na construção da imagem da candidata, pouco conhecida do eleitorado, por meio de elementos linguístico-discursivos, utilizados estrategicamente como argumentos que envolveram tanto razão quanto emoção, num processo cujo objetivo era dar legitimidade a Dilma, para que vencesse a eleição, como foi o caso.
id USP-36_f9e6008a60cb26d1e9dc70f0ad85cf48
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/47718
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacyPropaganda político-eleitoral – um discurso em busca de legitimidadepolitical discoursesocial representationdiscourse strategieslegitimationpublic image.discurso políticodiscurso da mídiarepresentação socialestratégias discursivaslegitimidade.Neste artigo, busca-se examinar o discurso político para descrever as especificidades da propaganda eleitoral e detectar as estratégias discursivas utilizadas na construção da imagem da candidata à Presidência da República, Dilma Roussef. Para este propósito, são analisados segmentos do primeiro programa da campanha eleitoral da candidata, transmitido pela televisão em 2010, em rede nacional, no Horário Político Eleitoral. A discussão teórica faz-se a partir dos trabalhos de Charaudeau (2008), Van Dijk (2008), Aquino (1997), entre outros. As análises revelam que houve concernência na construção da imagem da candidata, pouco conhecida do eleitorado, por meio de elementos linguístico-discursivos, utilizados estrategicamente como argumentos que envolveram tanto razão quanto emoção, num processo cujo objetivo era dar legitimidade a Dilma, para que vencesse a eleição, como foi o caso.This study aims to examine political discourse in order to describe the specific elements of electoral advertising and to detect the discursive strategies used to refer to the construction of presidential candidate’s image, Dilma Roussef. For this purpose, we analyzed segments of the first program of the candidate’s electoral campaign, broadcast on television in 2010, by national network in the Election Schedule. Theorical discussion is made from works on political discourse, as noted in Charaudeau (2008), van Dijk (2008), Aquino (1997), among others. Analysis showed that there was concern in presenting the candidate, little known by part of electorate, through linguistic-discursive resources, used as arguments involving reason and emotion, in a process which goal was to legitimate Dilma, in order to win the election, as it was the case.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/4771810.11606/issn.2236-4242.v25i2p131-145Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 131-1452236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718/51453Copyright (c) 2012 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino, Zilda Gaspar OliveiraLuques, Solange Ugo2022-03-25T13:47:29Zoai:revistas.usp.br:article/47718Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:41.372097Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
Propaganda político-eleitoral – um discurso em busca de legitimidade
title Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
spellingShingle Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira
political discourse
social representation
discourse strategies
legitimation
public image.
discurso político
discurso da mídia
representação social
estratégias discursivas
legitimidade.
title_short Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
title_full Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
title_fullStr Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
title_full_unstemmed Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
title_sort Political-electoral advertising: a discourse in search of legitimacy
author Aquino, Zilda Gaspar Oliveira
author_facet Aquino, Zilda Gaspar Oliveira
Luques, Solange Ugo
author_role author
author2 Luques, Solange Ugo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Zilda Gaspar Oliveira
Luques, Solange Ugo
dc.subject.por.fl_str_mv political discourse
social representation
discourse strategies
legitimation
public image.
discurso político
discurso da mídia
representação social
estratégias discursivas
legitimidade.
topic political discourse
social representation
discourse strategies
legitimation
public image.
discurso político
discurso da mídia
representação social
estratégias discursivas
legitimidade.
description Neste artigo, busca-se examinar o discurso político para descrever as especificidades da propaganda eleitoral e detectar as estratégias discursivas utilizadas na construção da imagem da candidata à Presidência da República, Dilma Roussef. Para este propósito, são analisados segmentos do primeiro programa da campanha eleitoral da candidata, transmitido pela televisão em 2010, em rede nacional, no Horário Político Eleitoral. A discussão teórica faz-se a partir dos trabalhos de Charaudeau (2008), Van Dijk (2008), Aquino (1997), entre outros. As análises revelam que houve concernência na construção da imagem da candidata, pouco conhecida do eleitorado, por meio de elementos linguístico-discursivos, utilizados estrategicamente como argumentos que envolveram tanto razão quanto emoção, num processo cujo objetivo era dar legitimidade a Dilma, para que vencesse a eleição, como foi o caso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718
10.11606/issn.2236-4242.v25i2p131-145
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p131-145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718/51453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 131-145
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893546999808