Formar e questionar? Os cursos de especialização em patrimônio cultural na década de 1970
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/119846 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir os cursos de pós-graduação em patrimônio realizados na década de 1970, como resultado de políticas educacionais e culturais do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério do Planejamento. Em 1974, 1976 e 1978 realizaram-se três cursos, em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente, estruturados como demanda do Ministério da Educação e Cultura e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos Encontros de Governadores de 1970 e 1971. A partir do Programa de Cidades Históricas (PCH), a demanda por profissionais especializados aumentou e o fomento aos cursos tornou-se responsabilidade do Iphan, em conjunto com universidades federais. Organizaram-se os Cursos de Restauração e Conservação de Monumentos e Conjuntos Históricos, os quais foram um importante fórum de debates sobre a prática e a teoria da preservação na década de 1970. Congregando professores e alunos com vivências e práticas diversas, eram ponto de encontro dos especialistas que tiveram nos cursos (aulas expositivas e práticas, viagens e bancas de defesa dos trabalhos finais) espaço para diálogo sobre as muitas práticas de preservação daqueles anos. Por meio de depoimentos orais, fontes primárias (documentos escritos) e bibliografia pertinente, acompanharemos as suas motivações, estruturas, agentes sociais, programas de aulas e debates. |
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Formar e questionar? Os cursos de especialização em patrimônio cultural na década de 1970Form and Question? The graduate courses on heritage in the 1970sEste artigo tem por objetivo discutir os cursos de pós-graduação em patrimônio realizados na década de 1970, como resultado de políticas educacionais e culturais do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério do Planejamento. Em 1974, 1976 e 1978 realizaram-se três cursos, em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente, estruturados como demanda do Ministério da Educação e Cultura e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos Encontros de Governadores de 1970 e 1971. A partir do Programa de Cidades Históricas (PCH), a demanda por profissionais especializados aumentou e o fomento aos cursos tornou-se responsabilidade do Iphan, em conjunto com universidades federais. Organizaram-se os Cursos de Restauração e Conservação de Monumentos e Conjuntos Históricos, os quais foram um importante fórum de debates sobre a prática e a teoria da preservação na década de 1970. Congregando professores e alunos com vivências e práticas diversas, eram ponto de encontro dos especialistas que tiveram nos cursos (aulas expositivas e práticas, viagens e bancas de defesa dos trabalhos finais) espaço para diálogo sobre as muitas práticas de preservação daqueles anos. Por meio de depoimentos orais, fontes primárias (documentos escritos) e bibliografia pertinente, acompanharemos as suas motivações, estruturas, agentes sociais, programas de aulas e debates.The purpose of this article is to discuss the graduate courses on heritage that were offered in the 1970s as a result of the educational and cultural policies of the Ministry of Education and Culture of Brazil. In 1974, 1976 and 1978, three different courses were offered in the states of São Paulo, Pernambuco and Minas Gerais, respectively. These courses were created by request from the Ministry of Education and Culture and the Institute of National Historic and Artistic Heritage (Iphan) at the Governors' Meetings of 1970 and 1971. Demand for specialized professionals increased, motivated by the Program of Historic Cities (PCH), and Iphan along with Universities became responsible for providing support for these studies. In the 1970s, a perceived shortage of professionals specialized in cultural heritage at various levels justified offering the courses, which were an important forum for discussions on preservation practice and theory. By gathering teachers and students with different backgrounds and experiences, the courses (consisting of lectures, activities, field trips and final projects presented to a board of examiners) provided the specialists with a space to dialogue on the different preservation practices of the time.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/11984610.1590/1982-02672016v24n0108Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 24 n. 1 (2016); 205-2361982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/119846/117134Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Flávia Brito do2019-11-04T15:37:57Zoai:revistas.usp.br:article/119846Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2019-11-04T15:37:57Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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