Um olhar sob suspeita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5448 |
Resumo: | As fotografias de Aleksandr Rodtchenko, feitas a partir de pontos de vista desconcertantes, são consideradas demasiado concentradas em aspectos formais, estando, com isso, distantes dos processos sociais e históricos contemporâneos. O artista, que introduz a fotografia de vanguarda na União Soviética, defende a busca da inovação formal como uma maneira de transformação da percepção numa sociedade revolucionária. |
id |
USP-37_0e7ba3011767ff79edac168c8111e3ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/5448 |
network_acronym_str |
USP-37 |
network_name_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sob suspeita FotografiaNova visãoPercepçãoIdeologiaAleksander RodtchenkoPhotographyNew visionPerceptionIdeologyAleksander Rodchenko As fotografias de Aleksandr Rodtchenko, feitas a partir de pontos de vista desconcertantes, são consideradas demasiado concentradas em aspectos formais, estando, com isso, distantes dos processos sociais e históricos contemporâneos. O artista, que introduz a fotografia de vanguarda na União Soviética, defende a busca da inovação formal como uma maneira de transformação da percepção numa sociedade revolucionária. The photographs by Aleksandr Rodchenko, taken from the most disturbing angles, are considered far too preoccupied with formal issues and therefore far-removed from contemporary social and historical processes. The artist, who introduced avant-garde photography in the Soviet Union, stands for the pursuit of formal innovation as a means to change people's perception and thereby transform them into a revolutionary society. Universidade de São Paulo. Museu Paulista2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/544810.1590/S0101-47142006000200005Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 14 n. 2 (2006); 107-140 1982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5448/6978Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabris, Annateresa2020-06-25T15:58:01Zoai:revistas.usp.br:article/5448Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2020-06-25T15:58:01Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sob suspeita |
title |
Um olhar sob suspeita |
spellingShingle |
Um olhar sob suspeita Fabris, Annateresa Fotografia Nova visão Percepção Ideologia Aleksander Rodtchenko Photography New vision Perception Ideology Aleksander Rodchenko |
title_short |
Um olhar sob suspeita |
title_full |
Um olhar sob suspeita |
title_fullStr |
Um olhar sob suspeita |
title_full_unstemmed |
Um olhar sob suspeita |
title_sort |
Um olhar sob suspeita |
author |
Fabris, Annateresa |
author_facet |
Fabris, Annateresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabris, Annateresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Nova visão Percepção Ideologia Aleksander Rodtchenko Photography New vision Perception Ideology Aleksander Rodchenko |
topic |
Fotografia Nova visão Percepção Ideologia Aleksander Rodtchenko Photography New vision Perception Ideology Aleksander Rodchenko |
description |
As fotografias de Aleksandr Rodtchenko, feitas a partir de pontos de vista desconcertantes, são consideradas demasiado concentradas em aspectos formais, estando, com isso, distantes dos processos sociais e históricos contemporâneos. O artista, que introduz a fotografia de vanguarda na União Soviética, defende a busca da inovação formal como uma maneira de transformação da percepção numa sociedade revolucionária. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5448 10.1590/S0101-47142006000200005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5448 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0101-47142006000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5448/6978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 14 n. 2 (2006); 107-140 1982-0267 0101-4714 reponame:Anais do Museu Paulista (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
collection |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaismp@usp.br |
_version_ |
1800222815190777856 |