A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almada, Márcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/146860
Resumo: A partir da observação interdisciplinar fundada nos interesses da história social, da história da arte e da ciência da conservação, este artigo pretende fomentar a discussão conceitual e terminológica envolvida na identificação de técnicas e materiais empregados no desenho e na pintura em manuscritos, com foco particular nos produtos visuais resultantes das viagens científicas dos séculos 18 e 19, mas se estendendo também às demais imagens, com ou sem o estatuto de obras de arte, produzidas no mesmo período. Fugindo das generalizações inerentes à expressão “desenho aquarelado”, são expostas as especificidades das tintas usadas na pintura em papel, sua preparação, técnicas de aplicação e resultados óticos obtidos com os diferentes processos, relacionando os produtos finais às circunstâncias sociais de produção, com o intuito de auxiliar na distinção entre desenhos, pinturas a têmpera e pinturas em aquarela e apresentar alternativas terminológicas que especifiquem as qualidades materiais dos documentos gráficos.
id USP-37_1af13f1eac3f25080171402c221f5866
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/146860
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos‘Watercolour drawings’ - reflections on historical painted manuscripts techniques and materials identification.PaintingDrawingManuscriptsMaterialityScientific illustrationPinturaDesenhoManuscritosMaterialidadeIlustração científicaA partir da observação interdisciplinar fundada nos interesses da história social, da história da arte e da ciência da conservação, este artigo pretende fomentar a discussão conceitual e terminológica envolvida na identificação de técnicas e materiais empregados no desenho e na pintura em manuscritos, com foco particular nos produtos visuais resultantes das viagens científicas dos séculos 18 e 19, mas se estendendo também às demais imagens, com ou sem o estatuto de obras de arte, produzidas no mesmo período. Fugindo das generalizações inerentes à expressão “desenho aquarelado”, são expostas as especificidades das tintas usadas na pintura em papel, sua preparação, técnicas de aplicação e resultados óticos obtidos com os diferentes processos, relacionando os produtos finais às circunstâncias sociais de produção, com o intuito de auxiliar na distinção entre desenhos, pinturas a têmpera e pinturas em aquarela e apresentar alternativas terminológicas que especifiquem as qualidades materiais dos documentos gráficos.This paper aims to foment the terminological and conceptual discussion involved in the identification of techniques and materials applied to manuscripts, drawings and paintings, particularly produced during scientific expeditions in the 18th and the 19th centuries; it also analyzes other images from that time, regardless of their artistic status. The methodological approach is established on interdisciplinary interests of Social History, Art History, and Conservation Science. Specification of the inks used on paper, their application and preparation methods, as well as the distinction of the optical effects resulting from the different process, could avoid the widespread generalizations in the use of the expression “watercolor drawing”. Social and historical circumstances related to the production of the visual material could also help identifying the material qualities of graphic documents, and distinguishing among graffiti, china ink and watercolor drawings, and between body color and watercolor paintings. It is important to acknowledge that the use of materials and techniques was a painter’s social and historical choice made from many possibilities.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/14686010.1590/1982-02672018v26e02d1Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e02d11982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/146860/140384Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmada, Márcia2019-03-08T18:05:08Zoai:revistas.usp.br:article/146860Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2019-03-08T18:05:08Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
‘Watercolour drawings’ - reflections on historical painted manuscripts techniques and materials identification.
title A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
spellingShingle A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
Almada, Márcia
Painting
Drawing
Manuscripts
Materiality
Scientific illustration
Pintura
Desenho
Manuscritos
Materialidade
Ilustração científica
title_short A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
title_full A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
title_fullStr A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
title_full_unstemmed A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
title_sort A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
author Almada, Márcia
author_facet Almada, Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almada, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Painting
Drawing
Manuscripts
Materiality
Scientific illustration
Pintura
Desenho
Manuscritos
Materialidade
Ilustração científica
topic Painting
Drawing
Manuscripts
Materiality
Scientific illustration
Pintura
Desenho
Manuscritos
Materialidade
Ilustração científica
description A partir da observação interdisciplinar fundada nos interesses da história social, da história da arte e da ciência da conservação, este artigo pretende fomentar a discussão conceitual e terminológica envolvida na identificação de técnicas e materiais empregados no desenho e na pintura em manuscritos, com foco particular nos produtos visuais resultantes das viagens científicas dos séculos 18 e 19, mas se estendendo também às demais imagens, com ou sem o estatuto de obras de arte, produzidas no mesmo período. Fugindo das generalizações inerentes à expressão “desenho aquarelado”, são expostas as especificidades das tintas usadas na pintura em papel, sua preparação, técnicas de aplicação e resultados óticos obtidos com os diferentes processos, relacionando os produtos finais às circunstâncias sociais de produção, com o intuito de auxiliar na distinção entre desenhos, pinturas a têmpera e pinturas em aquarela e apresentar alternativas terminológicas que especifiquem as qualidades materiais dos documentos gráficos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/146860
10.1590/1982-02672018v26e02d1
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/146860
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672018v26e02d1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/146860/140384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e02d1
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222816754204673