O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Renata Monteiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/156053
Resumo: O Largo da Banana está associado à história da população negra em São Paulo. Reconhecido como um dos “berços” do samba paulista, é sobretudo através dos próprios sambistas que essa história pode hoje ser conhecida. Localizado junto à antiga estação da Barra Funda, desde as primeiras décadas até meados do século passado, aquele espaço concentrou trabalhadores informais vinculados às atividades da ferrovia. Em meio a um cotidiano precário e instável, essa população realizava rodas de samba e de tiririca. Nos anos 1950, foi construído naquele local o Viaduto Pacaembu, que prolongava a avenida homônima para além davia férrea. A partir da década de 1960, o sambista negro Geraldo Filme compôs duas canções em que homenageava o Largo da Banana e lamentava seu desaparecimento após a inauguração do viaduto. Nessas e em outras composições, o artista registrou suas percepções sobre as condições de vida da população negra e sambista na cidade, suas sociabilidades, bem como sobre as transformações urbanas que testemunhou. Considerando que sua obra artística contribui para iluminar aspectos da realidade social, ela é adotada como fonte para analisar as formas de sociabilidade no Largo da Banana e a intervenção urbanística naquele local.
id USP-37_1bb8772123a7afb3b5d7589d8f4286df
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/156053
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling O Largo da Banana e a presença negra em São PauloLargo da Banana and black presence in São Paulo’s historyLargo da BananaBarra FundaViaduto PacaembuNegros em São PauloGeraldo FilmeLargo da BananaBarra FundaPacaembu ViaductBlacks in São PauloGeraldo FilmeO Largo da Banana está associado à história da população negra em São Paulo. Reconhecido como um dos “berços” do samba paulista, é sobretudo através dos próprios sambistas que essa história pode hoje ser conhecida. Localizado junto à antiga estação da Barra Funda, desde as primeiras décadas até meados do século passado, aquele espaço concentrou trabalhadores informais vinculados às atividades da ferrovia. Em meio a um cotidiano precário e instável, essa população realizava rodas de samba e de tiririca. Nos anos 1950, foi construído naquele local o Viaduto Pacaembu, que prolongava a avenida homônima para além davia férrea. A partir da década de 1960, o sambista negro Geraldo Filme compôs duas canções em que homenageava o Largo da Banana e lamentava seu desaparecimento após a inauguração do viaduto. Nessas e em outras composições, o artista registrou suas percepções sobre as condições de vida da população negra e sambista na cidade, suas sociabilidades, bem como sobre as transformações urbanas que testemunhou. Considerando que sua obra artística contribui para iluminar aspectos da realidade social, ela é adotada como fonte para analisar as formas de sociabilidade no Largo da Banana e a intervenção urbanística naquele local.The Largo da Banana relates to the history of the black population in São Paulo. Acknowledged as one of São Paulo’s “cradle” of samba, samba musicians are its main spokespersons. Largo da Banana used to be located near the former Barra Funda Railway Station. From the first decades to around half the Twentieth century, informal laborers in the railway logistics used to gather together in that space. Within a precarious and unsteady daily life, they used to play samba and tiririca. In the fifties, the municipality built the Pacaembu Viaduct in that area, aiming to extend the homonym avenue beyond the railway road. In the sixties, samba musician Geraldo Filme wrote two songs in which he paid homage to Largo da Banana and regrettedits disappearance after the viaduct’s inauguration. In these and other of his songs, the artist recorded his perceptions on the life conditions of São Paulo’s blacks and samba musicians, their sociabilities, and also the urban changes he witnessed. Considering that his artistic work contributes to enlighten aspects of social reality, I analyze some of his songs to interpret the sociabilities at Largo da Banana, as well as the urban intervention in that location.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/15605310.1590/1982-02672020v28d1e9Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 28 (2020); 1-331982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/156053/162042Copyright (c) 2020 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Renata Monteiro2021-09-14T13:42:49Zoai:revistas.usp.br:article/156053Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-09-14T13:42:49Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo
Largo da Banana and black presence in São Paulo’s history
title O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo
spellingShingle O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo
Siqueira, Renata Monteiro
Largo da Banana
Barra Funda
Viaduto Pacaembu
Negros em São Paulo
Geraldo Filme
Largo da Banana
Barra Funda
Pacaembu Viaduct
Blacks in São Paulo
Geraldo Filme
title_short O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo
title_full O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo
title_fullStr O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo
title_full_unstemmed O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo
title_sort O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo
author Siqueira, Renata Monteiro
author_facet Siqueira, Renata Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Renata Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Largo da Banana
Barra Funda
Viaduto Pacaembu
Negros em São Paulo
Geraldo Filme
Largo da Banana
Barra Funda
Pacaembu Viaduct
Blacks in São Paulo
Geraldo Filme
topic Largo da Banana
Barra Funda
Viaduto Pacaembu
Negros em São Paulo
Geraldo Filme
Largo da Banana
Barra Funda
Pacaembu Viaduct
Blacks in São Paulo
Geraldo Filme
description O Largo da Banana está associado à história da população negra em São Paulo. Reconhecido como um dos “berços” do samba paulista, é sobretudo através dos próprios sambistas que essa história pode hoje ser conhecida. Localizado junto à antiga estação da Barra Funda, desde as primeiras décadas até meados do século passado, aquele espaço concentrou trabalhadores informais vinculados às atividades da ferrovia. Em meio a um cotidiano precário e instável, essa população realizava rodas de samba e de tiririca. Nos anos 1950, foi construído naquele local o Viaduto Pacaembu, que prolongava a avenida homônima para além davia férrea. A partir da década de 1960, o sambista negro Geraldo Filme compôs duas canções em que homenageava o Largo da Banana e lamentava seu desaparecimento após a inauguração do viaduto. Nessas e em outras composições, o artista registrou suas percepções sobre as condições de vida da população negra e sambista na cidade, suas sociabilidades, bem como sobre as transformações urbanas que testemunhou. Considerando que sua obra artística contribui para iluminar aspectos da realidade social, ela é adotada como fonte para analisar as formas de sociabilidade no Largo da Banana e a intervenção urbanística naquele local.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/156053
10.1590/1982-02672020v28d1e9
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/156053
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672020v28d1e9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/156053/162042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 28 (2020); 1-33
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222816849625088