“Continua a febre dos monumentos”: a estatuomania na imprensa do Rio de Janeiro (décadas de 1880 a 1930)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/182388 |
Resumo: | Este artigo aborda como a imprensa carioca e os intelectuais da época perceberam e analisaram a expansão da escultura pública na cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1880 e 1930. Em especial, investiga como esses atores se apropriaram da ideia de “estatuomania”, a partir da observação atenta do que se passava na França, para interpretar a realidade urbana carioca. Defendemos que não se tratou da simples “importação” de uma ideia estranha ao meio local, mas, sim, de um processo de intensa reelaboração e adaptação do conceito, mobilizando-o no bojo das disputas político-ideológicas do momento. Para tal análise, apoiamo-nos, como fontes documentais, nos artigos publicados nos jornais e revistas ilustradas da então capital brasileira, além de periódicos franceses. |
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“Continua a febre dos monumentos”: a estatuomania na imprensa do Rio de Janeiro (décadas de 1880 a 1930)“Continua a febre dos monumentos”: The statuomanie in the Rio de Janeiro (Brazil) press (1880s-1930s)EstatuomaniaEstátuas ImprensaRio de JaneiroStatuomanieStatuesPressRio de JaneiroEste artigo aborda como a imprensa carioca e os intelectuais da época perceberam e analisaram a expansão da escultura pública na cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1880 e 1930. Em especial, investiga como esses atores se apropriaram da ideia de “estatuomania”, a partir da observação atenta do que se passava na França, para interpretar a realidade urbana carioca. Defendemos que não se tratou da simples “importação” de uma ideia estranha ao meio local, mas, sim, de um processo de intensa reelaboração e adaptação do conceito, mobilizando-o no bojo das disputas político-ideológicas do momento. Para tal análise, apoiamo-nos, como fontes documentais, nos artigos publicados nos jornais e revistas ilustradas da então capital brasileira, além de periódicos franceses.This article discusses how the carioca press and intellectuals understood and analyzed the expansion of public sculpture in the city of Rio de Janeiro, Brazil, between the 1880s and the 1930s. It aims to investigate how these actors appropriated the idea of “statuomanie”, interpreting the carioca urban reality in the light of what was happening in France. This article argues that it was not a mere “importation” of a foreign idea to the local environment, but rather a process of intense reworking and adaptation of the concept according to the context of political and ideological conflicts at the time. These analyses were conducted with data collectedby means of documentary sources such as articles published in newspapers and illustrated magazines in Rio de Janeiro, as well as in the French press.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/18238810.1590/1982-02672021v29e60Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-481982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/182388/178257Copyright (c) 2021 Rafael Dias Scarellihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScarelli, Rafael Dias2021-12-14T10:55:03Zoai:revistas.usp.br:article/182388Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-12-14T10:55:03Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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