Ornamentação do Museu Paulista para o Primeiro Centenário: construção de identidade nacional na década de 1920
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5386 |
Resumo: | Nas últimas décadas, vários estudos enfocaram o Museu Paulista, as coleções, o edifício-monumento e a gestão Afonso de Escragnole Taunay, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento histórico e do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural de São Paulo. A ornamentação do Museu, organizada por Taunay, para os festejos do Primeiro Centenário da Independência, em 1922, composta essencialmente de pinturas e esculturas, visando narrar o período colonial até a Independência, é o foco deste estudo. As fontes permitem entender o caminho da seleção dos temas, a execução e a disposição das obras, em vários níveis, no Saguão, Escadaria e Salão de Honra. Os anos iniciais da gestão Taunay (1917 - 1945) foram propícios para a execução da ornamentação, visto o apoio oficial e os recursos financeiros obtidos, inclusive da sociedade paulista. A conclusão da ornamentação, no entanto, demorou duas décadas, pela exigüidade de verbas, após as festividades do Centenário. A ornamentação foi dada por concluída por Taunay, com a colocação da última ânfora na Escadaria, em 1931, e a publicação do Guia da Secção Histórica do Museu Paulista, em 1937. No entanto, as últimas pinturas foram feitas e incorporadas nos anos 60. |
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Ornamentação do Museu Paulista para o Primeiro Centenário: construção de identidade nacional na década de 1920 Ornamentation of Museu Paulista for the First Centennial: construction of national identity in the 1920's Museu PaulistaHistória do BrasilIconografiaMuseu PaulistaHistory of BrasilIconography Nas últimas décadas, vários estudos enfocaram o Museu Paulista, as coleções, o edifício-monumento e a gestão Afonso de Escragnole Taunay, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento histórico e do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural de São Paulo. A ornamentação do Museu, organizada por Taunay, para os festejos do Primeiro Centenário da Independência, em 1922, composta essencialmente de pinturas e esculturas, visando narrar o período colonial até a Independência, é o foco deste estudo. As fontes permitem entender o caminho da seleção dos temas, a execução e a disposição das obras, em vários níveis, no Saguão, Escadaria e Salão de Honra. Os anos iniciais da gestão Taunay (1917 - 1945) foram propícios para a execução da ornamentação, visto o apoio oficial e os recursos financeiros obtidos, inclusive da sociedade paulista. A conclusão da ornamentação, no entanto, demorou duas décadas, pela exigüidade de verbas, após as festividades do Centenário. A ornamentação foi dada por concluída por Taunay, com a colocação da última ânfora na Escadaria, em 1931, e a publicação do Guia da Secção Histórica do Museu Paulista, em 1937. No entanto, as últimas pinturas foram feitas e incorporadas nos anos 60. In the last decades, several studies have focused Museu Paulista, the collections, the monument building and Afonso de Escragnole Taunay's term, helping for the development of the historical knowledge and the architectural, artistic and cultural patrimony of São Paulo. The museum's ornamentation, organized by Taunay, for the commemorations of the First Centennial of Independence, in 1922, composed essentially of paintings and sculptures, aiming to narrate the colonial period up to the independence, is the focus of studies. The sources allowed us to understand the way the themes were selected, the making and the disposition of the works, in various levels, in the Hall, the Stairway and the Honour Room. The initial years of Taunay's term (1917 - 1945) were propitious for the making of the ornamentation, given the official support and the financial resources obtained, including the ones from the society of São Paulo. The finalization of the ornamentation, nevertheless, took two decades, due to the exiguity of the income, after the Centennial festivities. The ornamentation was granted as concluded by Taunay, with the placing of the last amphora on the Stairway, in 1931, and the publishing of the Guide of the Historical Section of Museu Paulista (Guia da Secção Histórica do Museu Paulista), in 1937. However, the last paintings were made and incorporated in the 1960's. Universidade de São Paulo. Museu Paulista2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/538610.1590/S0101-47142003000100010Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 10 n. 1 (2003); 167-195 1982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5386/6916Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessMakino, Miyoko2024-04-16T10:48:19Zoai:revistas.usp.br:article/5386Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2024-04-16T10:48:19Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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