Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Verônica Calsoni
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/168476
Resumo: Sir Roger L’Estrange foi um autor, panfletista, jornalista, tradutor e censor, cujas atividades tiveram grande impacto no desenvolvimento dos sistemas de controle da imprensa no período da Restauração de Carlos II ao trono da Inglaterra. Associando seu posto de Surveyor of the Press aos seus escritos, L’Estrange perseguiu os opositores do governo por meio de suas ações repressoras e de sua ágil pena. Seus panfletos e jornais impressos dedicavam-se a denunciar os abusos cometidos por autores, impressores e livreiros sediciosos que produziam e dispersavam textos contra o rei e a igreja, visando agitar o povo a iniciar uma nova revolução. A composição de suas obras, que comumente dependia do trabalho de seu livreiro e aliado Henry Brome, era peculiar. Seus textos congregavam fontes romanas, itálicas, góticas, notas marginais e sinais tipográficos variados. Essa multiplicidade de tipos e elementos gráficos tinha profundas consequências na transmissão e compreensão de suas mensagens, pois combinavam escrita/leitura, visualidade e oralidade. Embora essa composição não fosse estranha ao gênero polêmico, empregado para combater adversários políticos e religiosos, parece-nos possível afirmar que Roger L’Estrange tinha um estilo tipográfico particular que servia aos seus objetivos repressores. Por meio da análise material e textual de seus panfletos publicados no início dos anos 1660, pretendemos discutir as implicações da função de autor-censor desempenhada por L’Estrange no contexto da Restauração.
id USP-37_591686737a26061f85ab909c02dd9a0e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/168476
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660Edition & Censorship: the materiality of Sir Roger L’Estrange’s pamphlets in the early 1660sCensorshipPolemicsPrinting PressPamphletsBook HistoryEnglish HistoryCensuraPolêmicasImprensaPanfletosHistória do LivroHistória da InglaterraSir Roger L’Estrange foi um autor, panfletista, jornalista, tradutor e censor, cujas atividades tiveram grande impacto no desenvolvimento dos sistemas de controle da imprensa no período da Restauração de Carlos II ao trono da Inglaterra. Associando seu posto de Surveyor of the Press aos seus escritos, L’Estrange perseguiu os opositores do governo por meio de suas ações repressoras e de sua ágil pena. Seus panfletos e jornais impressos dedicavam-se a denunciar os abusos cometidos por autores, impressores e livreiros sediciosos que produziam e dispersavam textos contra o rei e a igreja, visando agitar o povo a iniciar uma nova revolução. A composição de suas obras, que comumente dependia do trabalho de seu livreiro e aliado Henry Brome, era peculiar. Seus textos congregavam fontes romanas, itálicas, góticas, notas marginais e sinais tipográficos variados. Essa multiplicidade de tipos e elementos gráficos tinha profundas consequências na transmissão e compreensão de suas mensagens, pois combinavam escrita/leitura, visualidade e oralidade. Embora essa composição não fosse estranha ao gênero polêmico, empregado para combater adversários políticos e religiosos, parece-nos possível afirmar que Roger L’Estrange tinha um estilo tipográfico particular que servia aos seus objetivos repressores. Por meio da análise material e textual de seus panfletos publicados no início dos anos 1660, pretendemos discutir as implicações da função de autor-censor desempenhada por L’Estrange no contexto da Restauração.Sir Roger L’Estrange was an author, pamphleteer, journalist, translator and censor, whose activities had a great impact on the development of press control systems in the period of Charles II’s Restoration to the English throne. Combining both his role as the Surveyor of the Press and his writings, L’Estrange persecuted opponents of the government by means of his repressive actions and his agile pen. His printed pamphlets and newspapers were dedicated to denouncing the abuses committed by seditious authors, printers and booksellers, who produced and dispersed texts against the king and the Church aiming to agitate the people towards a new revolution. The composition of his writings, which commonly depended on the work of his bookseller and ally Henry Brome, was peculiar. His texts congregated Roman, Italic and Gothic typefaces, marginal notes and a variety of typographical signs. This multiplicity of fonts and graphic elements had important consequences on the transmission and comprehension of his messages since it associated writing/reading, visuality and orality. Even though this structure was not unusual for the polemic genre, employed to combat political and religious adversaries, it seems possible to affirm that Roger L’Estrange had a particular typographical style, which was convenient to his repressive objectives. By analyzing the materiality and textuality of his pamphlets published at the beginning of the 1660s, this article aims to discuss the implications of the author-censor role performed by L’Estrange during the Restoration.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/16847610.1590/1982-02672020v28d3e24Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 28 (2020); 1-501982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/168476/163448Copyright (c) 2020 Verônica Calsoni Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Verônica Calsoni2021-09-14T16:45:45Zoai:revistas.usp.br:article/168476Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-09-14T16:45:45Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660
Edition & Censorship: the materiality of Sir Roger L’Estrange’s pamphlets in the early 1660s
title Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660
spellingShingle Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660
Lima, Verônica Calsoni
Censorship
Polemics
Printing Press
Pamphlets
Book History
English History
Censura
Polêmicas
Imprensa
Panfletos
História do Livro
História da Inglaterra
title_short Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660
title_full Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660
title_fullStr Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660
title_full_unstemmed Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660
title_sort Edição & Censura: a materialidade dos panfletos de Sir Roger L’Estrange no início dos anos 1660
author Lima, Verônica Calsoni
author_facet Lima, Verônica Calsoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Verônica Calsoni
dc.subject.por.fl_str_mv Censorship
Polemics
Printing Press
Pamphlets
Book History
English History
Censura
Polêmicas
Imprensa
Panfletos
História do Livro
História da Inglaterra
topic Censorship
Polemics
Printing Press
Pamphlets
Book History
English History
Censura
Polêmicas
Imprensa
Panfletos
História do Livro
História da Inglaterra
description Sir Roger L’Estrange foi um autor, panfletista, jornalista, tradutor e censor, cujas atividades tiveram grande impacto no desenvolvimento dos sistemas de controle da imprensa no período da Restauração de Carlos II ao trono da Inglaterra. Associando seu posto de Surveyor of the Press aos seus escritos, L’Estrange perseguiu os opositores do governo por meio de suas ações repressoras e de sua ágil pena. Seus panfletos e jornais impressos dedicavam-se a denunciar os abusos cometidos por autores, impressores e livreiros sediciosos que produziam e dispersavam textos contra o rei e a igreja, visando agitar o povo a iniciar uma nova revolução. A composição de suas obras, que comumente dependia do trabalho de seu livreiro e aliado Henry Brome, era peculiar. Seus textos congregavam fontes romanas, itálicas, góticas, notas marginais e sinais tipográficos variados. Essa multiplicidade de tipos e elementos gráficos tinha profundas consequências na transmissão e compreensão de suas mensagens, pois combinavam escrita/leitura, visualidade e oralidade. Embora essa composição não fosse estranha ao gênero polêmico, empregado para combater adversários políticos e religiosos, parece-nos possível afirmar que Roger L’Estrange tinha um estilo tipográfico particular que servia aos seus objetivos repressores. Por meio da análise material e textual de seus panfletos publicados no início dos anos 1660, pretendemos discutir as implicações da função de autor-censor desempenhada por L’Estrange no contexto da Restauração.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/168476
10.1590/1982-02672020v28d3e24
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/168476
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672020v28d3e24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/168476/163448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Verônica Calsoni Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Verônica Calsoni Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 28 (2020); 1-50
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222817263812608