A construção imagética de uma Belém idílica: trans-historicidade e movimento das imagens nas apólices da Port of Pará
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/174699 |
Resumo: | Este trabalho analisa uma gravura representativa da cidade de Belém que ilustra uma apólice da empresa Port of Pará. A análise parte de seus aspectos trans-históricos e de suas reverberações imagéticas, a fim de engendrar uma memória coletiva da cidade assente em seus espectros de modernidade. As apólices, ferramentas transacionais mercantis daquele contexto, são fontes documentais historiográficas por representarem o dinâmico cenário pelo qual as estruturas da cidade se movimentavam no auge do ciclo da borracha. Suas gravuras, ao mesmo tempo que são leituras da cidade sob uma perspectiva desenvolvimentista e cosmopolita, também constituem escrituras de uma nostalgia memorial urbana, de projeção visionária de melancolia e utopia. As gravuras são alicerçadas no movimento de imagens devido ao rearranjo das edificações e da morfologia urbana de Belém, representativas de diversos momentos históricos da cidade. Analisa-se aqui, a partir da perspectiva warburguiana, essa operação imagética, que sintetiza o forte caráter idílico de uma certa experiência de modernidade numa capital periférica. |
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A construção imagética de uma Belém idílica: trans-historicidade e movimento das imagens nas apólices da Port of ParáThe imagetic constitution of an idyllic Belém: trans-historicity and movement of images on Port of Pará’s policiesPoliciesPort of ParáBelémModernityTrans-historic images ApólicesPort of ParáBelémModernidadeImagens trans-históricasEste trabalho analisa uma gravura representativa da cidade de Belém que ilustra uma apólice da empresa Port of Pará. A análise parte de seus aspectos trans-históricos e de suas reverberações imagéticas, a fim de engendrar uma memória coletiva da cidade assente em seus espectros de modernidade. As apólices, ferramentas transacionais mercantis daquele contexto, são fontes documentais historiográficas por representarem o dinâmico cenário pelo qual as estruturas da cidade se movimentavam no auge do ciclo da borracha. Suas gravuras, ao mesmo tempo que são leituras da cidade sob uma perspectiva desenvolvimentista e cosmopolita, também constituem escrituras de uma nostalgia memorial urbana, de projeção visionária de melancolia e utopia. As gravuras são alicerçadas no movimento de imagens devido ao rearranjo das edificações e da morfologia urbana de Belém, representativas de diversos momentos históricos da cidade. Analisa-se aqui, a partir da perspectiva warburguiana, essa operação imagética, que sintetiza o forte caráter idílico de uma certa experiência de modernidade numa capital periférica.Based on its trans-historical aspects and imagetic reverberations of an engraving of the city of Belém that illustrates policies of Port of Pará Company, this work analyzes a collective memory of the city based on its modernity spectra. The policies, historiographical documents, and transactional mercantile tools of that context represent the dynamic scenario on which the city structures functioned on the rubber cycle boom. The engravings not only offer interpretations of the city through a developmentalist and cosmopolitan perspective, but also constitute writings of a memorial urban nostalgia, of visionary melancholic and utopian projection. The engravings are based on the movement of images due to the rearrangement of buildings and urban morphology of Belém, which represents several historical moments of the city. From a Warburguian perspective, this work analyzes this imagetic operation that synthesizes the strong idyllic power of a certain experience of modernity in a peripheric capital.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/17469910.1590/1982-02672021v29e48Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-371982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/174699/176138Copyright (c) 2021 Mateus Carvalho Nunes, Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes, Jorge Eiróhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Mateus CarvalhoNunes, Marcia Cristina Ribeiro GonçalvesEiró, Jorge2021-12-14T10:55:03Zoai:revistas.usp.br:article/174699Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-12-14T10:55:03Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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