Um álbum ilustrado para Minas Gerais no alvorecer da República
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/151037 |
Resumo: | No início do século XX, dois fotógrafos atuantes no estado de Minas Gerais, Francisco Soucasaux e Raymundo Alves Pinto, divulgaram a mesma ideia: publicar um álbum ilustrado de Minas Gerais, Brasil. Francisco Soucasaux faleceu antes de concluir seu projeto, que foi finalizado por seu irmão, Augusto Soucasaux. Raymundo Alves Pinto não chegou a publicar seu álbum, ainda que tenha produzido extensa obra para esse fim. No entanto, a disputa entre os projetos se mostrou mais rica do que o próprio resultado final. Este artigo analisa o debate em torno das duas proposições. Para tanto, apresentam-se algumas características da visualidade do Álbum de Minas, de autoria dos irmãos Soucasaux, bem como das fotografias produzidas por Raymundo Alves Pinto, ressaltando aspectos relevantes da disputa entre os projetos propostos. Os fotógrafos competiram em torno da edição de um álbum de Minas, concorreram por espaço e influência na administração pública, mas, acima de tudo, disputaram por um lugar simbólico no processo de modernização do Estado nos anos iniciais do regime republicano. |
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Um álbum ilustrado para Minas Gerais no alvorecer da RepúblicaAn illustrated album for Minas Gerais at the dawn of the RepublicÁlbum de MinasFrancisco SoucasauxAugusto SoucasauxRaymundo Alves PintoDebateVisual CultureÁlbum de MinasFrancisco SoucasauxAugusto SoucasauxRaymundo Alves PintoDebateCultura VisualNo início do século XX, dois fotógrafos atuantes no estado de Minas Gerais, Francisco Soucasaux e Raymundo Alves Pinto, divulgaram a mesma ideia: publicar um álbum ilustrado de Minas Gerais, Brasil. Francisco Soucasaux faleceu antes de concluir seu projeto, que foi finalizado por seu irmão, Augusto Soucasaux. Raymundo Alves Pinto não chegou a publicar seu álbum, ainda que tenha produzido extensa obra para esse fim. No entanto, a disputa entre os projetos se mostrou mais rica do que o próprio resultado final. Este artigo analisa o debate em torno das duas proposições. Para tanto, apresentam-se algumas características da visualidade do Álbum de Minas, de autoria dos irmãos Soucasaux, bem como das fotografias produzidas por Raymundo Alves Pinto, ressaltando aspectos relevantes da disputa entre os projetos propostos. Os fotógrafos competiram em torno da edição de um álbum de Minas, concorreram por espaço e influência na administração pública, mas, acima de tudo, disputaram por um lugar simbólico no processo de modernização do Estado nos anos iniciais do regime republicano.Two active photographers, Francisco Soucasaux and Raymundo Alves Pinto, divulged the same idea at the beginning of the 20th century in the state of Minas Gerais: publishing an illustrated album representing the state of Minas Gerais, Brazil. Francisco Soucasaux passed away before completing his project, which was published by his brother, Augusto Soucasaux. Raymundo Alves Pinto never published his album, despite producing rich material for it. Nevertheless, the dispute between both projects was much more stimulating than the actual final results. This article analyses the debate surrounding both propositions. For such, we will present some visual features of the Álbum de Minas, authored by the Soucasaux brothers, as well as of the photographs produced by Raymundo Alves Pinto, highlighting some relevant aspects of the dispute between the concurrent projects. Not only did the photographers compete over both the edition of an album and for space and influence on the public administration, they also competed for a symbolic place in the modernization process of the Brazilian State during the first years of the Republican regime.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/15103710.1590/1982-02672018v26e12Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e121982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/151037/147923Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Rogério Pereira de2019-03-08T18:05:08Zoai:revistas.usp.br:article/151037Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2019-03-08T18:05:08Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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