A antessala da demolição: revisitando o processo da montagem da Praça e Catedral da Sé de São Paulo, em primórdios do século XX
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/170102 |
Resumo: | Este artigo aborda um produto das relações e demandas em escala dos atores sociais, isto é, os indivíduos e as instituições nas esferas do público, eclesiástico e laico, envolvidas no processo da implantação da Praça e Catedral da Sé na antiga área central de São Paulo, entre os anos de 1903 e 1913. Colocando em tela o fenômeno da demolição no fazer urbano, buscamos compreender como para se realizar essa intervenção na paisagemurbana, com a feitura de novas estruturas urbanas como a praça e a catedral, demandou-se um circuito de propostas, definições e um aparelhamento que pensou, primeiramente, a feitura de uma cidade em demolição. Ou seja, um processo para o desmonte de estruturas antigas epreexistentes, que teve como resultado o desalojamento de inúmeros ocupantes da área-alvo. Desse modo, enfocamos uma arquitetura coletiva dos arranjos político, simbólico e de cifras em torno da obra, analisando o seu impacto em nível de uma rede reveladora da face social doprocesso, através dos nomes, dos acordos e negociações, tensões e contestações ao discursoacerca da realização da obra, que não se encontram assimiladas pela historiografia. Nesse sentido, agregamos uma documentação primária inédita, base da nossa reflexão, oriunda do Departamento de Desapropriações de São Paulo. |
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A antessala da demolição: revisitando o processo da montagem da Praça e Catedral da Sé de São Paulo, em primórdios do século XXThe antechamber of the demolition: Revisiting the process of installation the Sé Square and Cathedral of São Paulo, in the early 20th century PraçaCatedralDemoliçõesSão PauloSéDesapropriação (fonte) SquareCathedralDemolitionsSão PauloExpropriation (source)Este artigo aborda um produto das relações e demandas em escala dos atores sociais, isto é, os indivíduos e as instituições nas esferas do público, eclesiástico e laico, envolvidas no processo da implantação da Praça e Catedral da Sé na antiga área central de São Paulo, entre os anos de 1903 e 1913. Colocando em tela o fenômeno da demolição no fazer urbano, buscamos compreender como para se realizar essa intervenção na paisagemurbana, com a feitura de novas estruturas urbanas como a praça e a catedral, demandou-se um circuito de propostas, definições e um aparelhamento que pensou, primeiramente, a feitura de uma cidade em demolição. Ou seja, um processo para o desmonte de estruturas antigas epreexistentes, que teve como resultado o desalojamento de inúmeros ocupantes da área-alvo. Desse modo, enfocamos uma arquitetura coletiva dos arranjos político, simbólico e de cifras em torno da obra, analisando o seu impacto em nível de uma rede reveladora da face social doprocesso, através dos nomes, dos acordos e negociações, tensões e contestações ao discursoacerca da realização da obra, que não se encontram assimiladas pela historiografia. Nesse sentido, agregamos uma documentação primária inédita, base da nossa reflexão, oriunda do Departamento de Desapropriações de São Paulo.This article addresses a product of the relationships and demands in scale of the social actors, that is, the individuals and institutions in the public, ecclesiastical and secular spheres, involved in the process of the implantation of the Sé Square and Cathedral in the old central area of São Paulo, between the years 1903 and 1913. Placing on canvas the phenomenon of demolition in the urban making, we sought to understand how to carry out this intervention in the urban landscape, with the making of new urban structures such as the squareand the cathedral, demanded a circuit of proposals, definitions and an apparatus that thought, first, the making of a city in demolition. That is, a process for the dismantling of old and preexisting structures, which resulted in the displacement of numerous occupants of the target area. In this way, we focus on a collective architecture of political, symbolic and cipher arrangements around the work, analyzing its impact at the level of a network revealing the social face of the process, through the names, agreements and negotiations, tensions and contestations to the discourse about the realization of the work, which are not assimilated by historiography. In this sense, we have added an unprecedented primary documentation, the basis of our reflection, from the Department of Expropriations of São Paulo.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/17010210.1590/1982-02672021v29e3Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1- 401982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/170102/168371Copyright (c) 2021 Aline Canuto da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aline Canuto da2021-12-14T10:55:03Zoai:revistas.usp.br:article/170102Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-12-14T10:55:03Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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