ruelles, rues et places: l'espace urbain dans le village de Tijuco, 1735-1784
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/208989 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo propor um esboço do espaço urbano do antigo arraial do Tijuco entre 1735 e 1784 por meio de um conjunto variado de fontes textuais, bem como de mapas elaborados em 1775 e 1784. O período escolhido abrange os primeiros registros de nomes das vias públicas onde se localizavam as lojas ou vendas do arraial do Tijuco, e a lista de logradouros que acompanha a “pequena planta do arraial do Tijuco” elaborada em 1775. O maior desafio a ser enfrentado é sem dúvida a variação dos nomes para os mesmos logradouros. Com base nos elementos aqui expostos, busca-se mostrar que na década de 1730 os estabelecimentos comerciais se concentravam principalmente nas ruas da Quitanda, do Bonfim e do Carmo, mas também na atual praça Conselheiro Mata, rua do Contrato, Rosário e no Macau – basicamente nos logradouros situados entre a igreja de Santo Antônio e o edifício da antiga Intendência dos Diamantes (situado onde hoje é a Mitra Arquidiocesana de Diamantina). Este parece ter sido o eixo em torno do qual novas vias foram sendo constituídas. Trata-se obviamente de um primeiro esforço, e pesquisas posteriores, sem dúvida, poderão refinar esta proposta. |
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ruelles, rues et places: l'espace urbain dans le village de Tijuco, 1735-1784Alleys, streets and squares: the urban space of the village of Tijuco, 1735-1775Becos, ruas e largos: o espaço urbano do arraial do Tijuco, 1735-1775DiamantinaVillage of TijucoUrban space18th centuryDiamantinapueblo de Tijucoespacio urbanosiglo XVIIIDiamantinaArraial do TijucoEspaço urbanoSéculo XVIIIDiamantinavillage de Tijucoespace urbainXVIIIe. siècleEste artigo tem por objetivo propor um esboço do espaço urbano do antigo arraial do Tijuco entre 1735 e 1784 por meio de um conjunto variado de fontes textuais, bem como de mapas elaborados em 1775 e 1784. O período escolhido abrange os primeiros registros de nomes das vias públicas onde se localizavam as lojas ou vendas do arraial do Tijuco, e a lista de logradouros que acompanha a “pequena planta do arraial do Tijuco” elaborada em 1775. O maior desafio a ser enfrentado é sem dúvida a variação dos nomes para os mesmos logradouros. Com base nos elementos aqui expostos, busca-se mostrar que na década de 1730 os estabelecimentos comerciais se concentravam principalmente nas ruas da Quitanda, do Bonfim e do Carmo, mas também na atual praça Conselheiro Mata, rua do Contrato, Rosário e no Macau – basicamente nos logradouros situados entre a igreja de Santo Antônio e o edifício da antiga Intendência dos Diamantes (situado onde hoje é a Mitra Arquidiocesana de Diamantina). Este parece ter sido o eixo em torno do qual novas vias foram sendo constituídas. Trata-se obviamente de um primeiro esforço, e pesquisas posteriores, sem dúvida, poderão refinar esta proposta.This article aims at proposing an outline of the urban space of the old village of Tijuco between 1735 and 1784 through a varied set of textual sources, as well as maps prepared in 1775 and 1784. The chosen period covers the first records of names of the thoroughfare where the stores or sales of the village of Tijuco were located, and the list of public places that accompanies the “small plan of the village Tijuco” drawn up in 1775. The biggest challenge to be faced is undoubtedly the variation of the names for the same public places. Based on the elements exposed here, we seek to show that in the 1730s commercial establishments were concentrated mainly on the streets of Quitanda, Bonfim and Carmo, but also in the current Conselheiro Mata square, streets of Contrato and Rosário, and in Macau. Basically, the public places located between the church of Santo Antônio and the building of the former Intendancy of Diamonds (located where the Archdiocesan Miter of Diamantina is today). This seems to have been the axis around which new routes were built. It is obviously a first effort, and further research will undoubtedly be able to refine this proposal.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2023-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/20898910.11606/1982-02672023v31e21Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 31 (2023); 1-381982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/208989/198298Copyright (c) 2023 Angelo Alves Carrara, Letícia Bedenco Campanha Pireshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarrara, Angelo Alves Pires, Letícia Bedendo Campanha2024-02-23T18:24:34Zoai:revistas.usp.br:article/208989Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2024-02-23T18:24:34Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo tem por objetivo propor um esboço do espaço urbano do antigo arraial do Tijuco entre 1735 e 1784 por meio de um conjunto variado de fontes textuais, bem como de mapas elaborados em 1775 e 1784. O período escolhido abrange os primeiros registros de nomes das vias públicas onde se localizavam as lojas ou vendas do arraial do Tijuco, e a lista de logradouros que acompanha a “pequena planta do arraial do Tijuco” elaborada em 1775. O maior desafio a ser enfrentado é sem dúvida a variação dos nomes para os mesmos logradouros. Com base nos elementos aqui expostos, busca-se mostrar que na década de 1730 os estabelecimentos comerciais se concentravam principalmente nas ruas da Quitanda, do Bonfim e do Carmo, mas também na atual praça Conselheiro Mata, rua do Contrato, Rosário e no Macau – basicamente nos logradouros situados entre a igreja de Santo Antônio e o edifício da antiga Intendência dos Diamantes (situado onde hoje é a Mitra Arquidiocesana de Diamantina). Este parece ter sido o eixo em torno do qual novas vias foram sendo constituídas. Trata-se obviamente de um primeiro esforço, e pesquisas posteriores, sem dúvida, poderão refinar esta proposta. |
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